Tendo em vista que boa parte das pessoas começaram a trabalhar remotamente, o engajamento durante a pandemia pode ter ficado mais difícil de se alcançar.
De acordo com um relatório recente, foi descoberto que, um quarto dos funcionários dos EUA está se sofrendo Burnout devido à pandemia. Claramente, liderar não é o mesmo de longe. A distância cria um novo conjunto de desafios que os líderes devem reconhecer e vencer para que possam se conectar e inspirar seu pessoal. Manter o engajamento durante a pandemia, com o seu pessoal – e fortalecer os relacionamentos entre eles – deve ser o objetivo principal.
Portanto, ao abraçar este novo mundo totalmente virtual, você precisa definir um novo tom, modificando o que você faz e como faz para aumentar o envolvimento e a conexão, sem sacrificar sua sanidade. Dessa maneira, essas quatro ações ajudarão a manter o engajamento durante a pandemia:
- Eleve a Humanidade
- Torne as reuniões significativas
- Comunique-se de forma consistente
- Treine seu talento
1. Eleve a Humanidade
A conexão humana é limitada durante a era Covid-19, e isso está criando um déficit de humanidade no local de trabalho.
Um estudo recente da Topia, empresa de mobilidade de talentos, revelou que a capacitação e a confiança são os fatores mais importantes que contribuem para uma ótima experiência do funcionário. Isso significa que os líderes precisam aumentar sua humanidade – flexionando os estilos de liderança de coaching, inspiração e incentivo, para assim aumentar o engajamento durante a pandemia.
O estilo de liderança de comando e controle foi necessário no início desta pandemia para criar ordem e acalmar os medos. Mas agora que há um novo ritmo, o que os colaboradores precisam é de conexão emocional.
Estamos confiando muito mais em tecnologia e hardware para cumprir nossos objetivos; é importante acabar com a sensação de que somos robôs que podem ser programados como um dispositivo. Aumentar a humanidade começa com você. Fique confortável sendo vulnerável e compartilhando seus próprios sentimentos. Isso o ajudará a construir confiança e dará permissão ao seu pessoal para compartilhar seus sentimentos também, elevando o engajamento durante a pandemia.
Durante a crise, muitas pessoas estão se sentindo mais isoladas do que o normal. Segundo uma pesquisa da Workhuman (empresa de soluções de software de gerenciamento de capital humano baseadas em nuvem) descobriu que, 42% dos trabalhadores sentiam uma sensação de solidão e isolamento, uma vez por semana ou mais desde o início da pandemia.
Se no passado, os aspectos emocionais dos colaboradores eram mais fáceis de serem observados por estarem “cara-cara”, hoje, devido ao trabalho remoto, é necessário que você, líder, preste ainda mais atenção em como as pessoas estão se saindo, e fornecer essa conexão social que reduz a depressão, a ansiedade e muito mais.
2. Torne as reuniões significativas
Tornar as reuniões realmente significativas para o seu funcionário, também é uma ótima maneira de aumentar o engajamento durante a pandemia.
Para descobrir os fatores cruciais que influenciam a eficácia geral das reuniões, a ferramenta de agendamento; “Doodle”, analisou mais de 30 milhões de reuniões reservadas globalmente em sua plataforma, durante o segundo trimestre de 2020.
Eles descobriram que, as reuniões virtuais um a um aumentaram 136%, impulsionadas por um aumento de demandas por check-ins frequentes durante a Covid-19. Eles também descobriram que as reuniões estão ocupando a maior parte do dia de trabalho.
Boa parte das organizações fez, e ainda faz, coisas para que a experiência do home office fosse igual ao do escritório. No entanto, as reuniões online não podem ir tão longe para não prejudicar o engajamento durante a pandemia. As videochamadas não são a mesma coisa que sentar em uma sala de conferências com seus colegas, onde você pode envolver todos os sentidos.
Dessa maneira, a empresa estadunidense de colaboração em reuniões (PGI) destaca quatro diferenças principais:
- Presença ininterrupta: as reuniões online facilitam a interação simultânea, mas você não está no mesmo ambiente físico, o que significa que os estímulos ambientais causarão distrações em uma extremidade que o outro lado não vê.
- Linguagem corporal completa: as características faciais revelam mais do que o que você diz, mas existem muitos outros tipos de linguagem corporal que não são visíveis através de uma webcam.
- Confiança interpessoal: Se o tempo é reservado para brincadeiras e conversas pessoais antes e depois das reuniões, fazemos investimentos em relacionamentos profissionais.
- Engajamento: Distrações são um grande aborrecimento para os participantes de reuniões online, criando um problema a ser resolvido em relação à forma como conduzimos as reuniões; as limitações tecnológicas são apenas metade da batalha.
Para neutralizar essas deficiências, faça com que 20% de todas as reuniões sejam focadas na interação, check-in e conexão. Isso poderá elevar o engajamento durante a pandemia do time.
3. Comunique-se de forma consistente
Um estudo da Microsoft descobriu que, os gerentes aumentaram sua comunicação com seu pessoal para cultivar conexões e gerenciar equipes dispersas de casa.
Por exemplo, eles enviaram 115% mais mensagens instantâneas em março, em comparação com apenas 50% a mais para colaboradores individuais.
Uma empresa de software de experiência do funcionário (Limeade), encontrou uma correlação positiva entre; o aumento da comunicação e uma experiência favorável do funcionário.
Eles aprenderam que, quando os funcionários sentem que as informações fluem livremente em toda a organização, eles têm 3 vezes mais probabilidade de se sentirem incluídos e 4 vezes mais probabilidade de confiar em sua organização, elevando o engajamento durante a pandemia.
A comunicação é fundamental, mas lembre-se também de ouvir.
4. Treine seu talento
Outra forma de melhorar o engajamento durante a pandemia de covid 19 é em relação ao treinamento de talento.
O estudo da Topia – mencionado acima, descobriu que, após confiança e capacitação, os funcionários desejam oportunidades de desenvolvimento. Essas oportunidades de aprendizagem são mais valiosas do que vantagens como um espaço de escritório legal, comida grátis e jogos, descobriu o estudo.
Embora cada membro da sua equipe tenha interesses e necessidades de aprendizagem individuais – e eles devam ser incentivados a persegui-los – você precisa identificar uma oportunidade de aprendizagem pela qual sua equipe pode passar juntos.
Isso os ajudará a sentir a conexão que foi perdida quando iniciaram o WFH e lhes dará a oportunidade de aumentar o engajamento durante a pandemia, interagindo uns com os outros em projetos fora da missão principal de sua equipe.
Escolha programas de aprendizagem que sejam fortalecedores e que permitam que eles se conheçam em um nível mais profundo e emocional – abordando tópicos aprofundados como inteligência emocional, diversidade e inclusão ou minha especialidade, marca pessoal.
E para estimular a participação, certifique-se de que a experiência de aprendizagem seja divertida, envolva todo o seu pessoal e forneça uma dose dupla de conexão humana real.
Estamos vivendo em um novo mundo de trabalho. Líderes estão sendo chamados a se aventurar em um território completamente desconhecido. Isso apresenta a você uma oportunidade incrível de provar que você é a pessoa certa para guiar a organização através do ambiente de negócios mais turbulento e transformador que já experimentamos.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: