Apesar do fato de que as empresas estão reabrindo lentamente, ainda não sabemos o impacto total que a crise de covid-19 terá nos negócios e em nossa vida diária. O que sabemos é que mais mudanças estão por vir, e com isso, também vem os erros cometidos pelas empresas na pandemia.
Voltar ao “negócio como era antes” não é uma opção. À medida que avançamos para o desconhecido, devemos ser pragmáticos em nossa abordagem e nos mover lentamente para ver o que funciona e o que não funciona. Caso contrário, corremos o risco de ter um impacto negativo sobre nossos funcionários, parceiros, clientes e negócios em geral.
Ao trabalhar com sua equipe de liderança para criar sua estratégia pós-pandemia, esteja atento aos erros cometidos pelas empresas na pandemia, que podem impedi-lo de atingir seu objetivo final de criar o melhor e mais eficaz ambiente de trabalho (seja pessoalmente ou remoto) para todos os envolvidos.
Dessa maneira, confira abaixo os 5 principais erros para evitar em seu negócio:
Acompanhar a concorrência e implementar as mesmas ações
Um dos erros cometidos pelas empresas na pandemia, é simplesmente tomar as mesmas ações que seus concorrentes. A ideia antiga de observar as mudanças e cobiçar o sucesso de seus vizinhos também pode soar verdadeira no mundo dos negócios – embora muitas vezes em seu detrimento.
Claro, é importante prestar atenção ao que seus colegas e concorrentes estão fazendo, mas simplesmente acompanhar pode nem sempre ser a melhor ideia – principalmente em um ambiente desconhecido, onde eles podem não estar operando com mais discernimento do que você.
Apesar do fato de uma grande organização global ter optado por uma política opcional interna, por exemplo, isso não significa que será ideal para sua empresa ou indústria. O melhor curso de ação pode ser fazer o oposto completo.
Dessa maneira, faça a pesquisa, observe atentamente o mercado que você atende e faça uma pesquisa com seus funcionários para determinar a melhor forma de seguir em frente em vez de simplesmente acompanhar a concorrência.
Você atenderá melhor às necessidades de sua empresa – incluindo as de seus funcionários, clientes, parceiros e acionistas.
Comunicação Ineficaz
Em tempos de mudança, a comunicação é crítica para garantir que seus principais constituintes saibam o que está acontecendo com suas atividades de negócios, o que se espera deles e qualquer tipo de cronograma que devem esperar. No entanto, a comunicação ineficaz é um dos principais erros cometidos pelas empresas na pandemia.
Não existe comunicação exagerada em tempos de crise. A alternativa pode interromper significativamente a produtividade dos negócios. Independentemente de qual seja o seu plano pós-pandemia, certifique-se de ter os meios certos para fazer as mensagens chegarem às suas equipes.
As videocomunicações, por exemplo, podem ser um meio muito eficaz para se conectar e se envolver com todos que deveriam estar por dentro.
Ser Muito Formal
Durante momentos decisivos na história, como este em que estamos agora, encontrar um equilíbrio entre ser muito formal e muito casual no trabalho pode ser um elemento importante para impulsionar o seu negócio.
Dada a mudança entre estar fisicamente no escritório, para todo mundo trabalhando em casa, não é incomum que os funcionários façam videochamadas em trajes casuais – e eles devem se sentir confortáveis para fazer isso.
No entanto, outro erro cometido pelas empresas na pandemia, é ainda permanecer formal, fazendo uso de terno, gravata e roupa formal de trabalho em um ambiente virtual, o que pode deixar seus funcionários desconfortáveis.
Optar por um ambiente mais casual não só pode ajudar sua equipe de liderança a se tornar mais real e identificável para seus funcionários e clientes, mas também pode ajudar a refletir a cultura de sua empresa ou aquela que você gostaria de construir.
Negligenciando o Marketing
Outro comum erro cometido pelas empresas na pandemia, é não dar atenção para a área de marketing. Embora muitas empresas pensem que deveriam cortar o orçamento de marketing durante uma crise, devido à volatilidade do mercado, elas deveriam pensar novamente.
Frequentemente, tempos incertos podem criar ainda mais oportunidades. A abordagem certa é reconhecer essas oportunidades e capitalizá-las. Agora, mais do que nunca, é importante permanecer relevante e sempre na memória de seus clientes e do mercado.
Tomar decisões baseadas em dados agora, em vez de esperar a tempestade passar, pode criar uma demanda contínua por seus serviços hoje e no futuro, especialmente se você tiver desenvolvido (ou puder desenvolver rapidamente) soluções para ajudar as empresas a navegar melhor em um cenário incerto.
Inflexibilidade
Por fim, a inflexibilidade no negócio também é um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas na pandemia, o que pode levar a empresa a uma recessão.
Em tempos de crise, muitas vezes as inovações abundam, pois as empresas são forçadas a se adaptar em alta velocidade. Durante a Covid-19, todos nós tivemos que repensar muito rapidamente nossos estilos de trabalho, opções de escritório remoto, tecnologia e infraestrutura para oferecer suporte a uma força de trabalho virtual, práticas operacionais e atendimento ao cliente.
Ser flexível, ágil e adaptável provou ser uma vantagem para as empresas que abandonaram as velhas formas de fazer as coisas para abraçar a realidade e tentar novas abordagens.
Apesar da necessidade de ação rápida, você deve desenvolver um plano estratégico bem pensado e executá-lo em fases, com base nos princípios que orientam seus objetivos de negócios e a cultura inerente à sua organização.
O novo – ou “próximo” – normal que enfrentamos traz consigo desafios, mas também oportunidades, se forem abordados da maneira certa.
Embora seja claramente importante para sua empresa ser ágil o suficiente para se adaptar rapidamente a cenários de negócios em constante mudança; ainda existem erros cometidos pelas empresas na pandemia que você deve ter cuidado para evitar, para que possa sobreviver e, com sorte, prosperar durante e após a pandemia.
Fonte: Forbes.com
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