Devido a crise de covid-19, boa parte dos negócios têm enfrentado obstáculos para sobreviverem, construindo e desenvolvendo inúmeras estratégias para empresas durante pandemia.
Os varejistas, por exemplo, precisaram se readaptar nesta crise, mudando a maneira como vendem, entregam e promovem os seus produtos.
De acordo com um estudo recente sobre os padrões de compras durante a pandemia, foi constatado que a maioria das pessoas (64%), substituiu as viagens semanais tradicionais pelas compras online. Os varejistas que antes dependiam de vendas na loja física, tiveram que passar a vender on-line, além de acelerar a transformação digital para facilitar a procura dos produtos para os clientes.
Segundo a pesquisa do grupo SMB (Empresa estadunidense focada na área tecnológica), referente aos impactos e estratégias para empresas durante pandemia, foi revelado que um terço de todos os proprietários de pequenas e médias empresas aumentaram a sua atuação nos canais on-line, canais de vendas digitais, marketplaces e na criação de sites, ajudando a substituir parte dos negócios que estão perdendo nas lojas físicas durante a pandemia.
E isso é apenas uma das estratégias tomadas para contornar a crise gerada pelo coronavírus. Confira abaixo as 4 principais estratégias para empresas durante pandemia:
Repensando as redes sociais
Manter contato com os clientes é crucial para qualquer empresa que teve que limitar sua interação pessoal. Muitos negócios estão ficando criativos com a maneira como constroem e mantêm relacionamentos nas mídias sociais, tornando uma das estratégias para empresas durante pandemia covid a serem adotadas.
O Instagram e o Facebook são excelentes plataformas para exibir produtos e impulsionar as vendas. As estratégias populares incluem dicas educacionais (tutoriais e aulas), conteúdo do cliente (clientes que apreciam produtos e serviços), anúncios especiais e promoções.
Due South, uma boutique de artigos para o lar no Colorado (EUA), está tornando a experiência de compra dos clientes mais fácil e agradável enquanto eles ficam presos em casa. A loja tem usado o Facebook para fornecer visitas virtuais de compras e oficinas ao vivo para clientes que desejam enfeitar sua casa ou obter ajuda com seu próximo projeto de bricolage.
A Awoke Vintage, uma rede de Nova York, vende mercadorias através de histórias no Instagram, publicando mais de 75 itens por dia. A empresa recebe pedidos por mensagem direta e envia aos clientes uma fatura para concluir a compra.
Recomendação de estratégias para empresas durante pandemia: as mídias sociais são uma maneira eficaz de manter os clientes atualizados sobre ofertas e horários e o que a empresa está fazendo para manter uma experiência de compra segura. Os varejistas também podem alavancar recursos, como transmissões ao vivo e postagens no Instagram para compra, para se manterem conectados aos clientes e fornecer a eles uma maneira mais fácil de fazer compras.
Expandir opções de atendimento
Uma das estratégias para empresas durante pandemia que pode ser adotado é em relação ao atendimento ao cliente. As empresas que enfrentam tráfego de pedestres reduzido ou que estão no momento em quarentena, é preciso considerar a expansão de opções de atendimento, como entrega na calçada ou retirada na loja.
Embora o modelo de compra on-line ou o “retire na loja” não seja novo, ele cresceu em popularidade durante a pandemia. Uma pesquisa realizada pelo fornecedor de software como serviço (SaaS) Qudini descobriu que a maioria dos consumidores (62%) estava adotando as opções de “retire na loja” como uma maneira de reduzir a exposição ao coronavírus.
Recomendação de estratégias para empresas durante pandemia: Fornecer maneiras diferentes para os consumidores receberem produtos oferece aos compradores a flexibilidade de escolher o que faz mais sentido para eles. A retirada na calçada ou na loja oferece aos compradores próximos a opção de obter seus itens rapidamente, enquanto a entrega e o envio locais permitem que os clientes os adquiram sem sair de casa.
Oferecendo produtos via agendamento na loja
Alguns varejistas, como boutiques de luxo e lojas de noivas praticam há muito tempo um modelo de “agendamento”, para oferecer aos clientes uma experiência pessoal única. Algumas lojas estão reabrindo com o mesmo tipo de modelo para acomodar práticas de distanciamento social. Isso ajuda as lojas a controlar facilmente as multidões e reduzir o número de pessoas na fila da loja.
A Plant Therapy, uma loja de plantas com dois locais em San Francisco (EUA), adicionou vários serviços de agendamento. Para os clientes que não desejam visitar fisicamente a loja, a Plant Therapy oferece a opção de reservar uma consulta virtual para fazer perguntas pelo FaceTime ou fazer uma compra através de uma viagem virtual de compras pessoais. Depois de fazer compras virtualmente, a Plant Therapy envia aos clientes uma fatura e programa uma entrega. Além disso, os clientes podem marcar uma consulta de compras na loja para visitar a loja física e navegar pelas fábricas do lado de fora.
Recomendação de estratégias para empresas durante pandemia: abrir sua loja somente com hora marcada pode ser uma boa opção ao planejar como reabrir. Uma ferramenta de agendamento de compromissos, pode ajudá-lo a agendar compromissos, enviar lembretes automáticos e manter contato com os clientes após a visita.
Transição para pagamentos sem contato
Uma das estratégias para empresas durante pandemia é em relação ao pagamento sem contato.
A pandemia do COVID-19 está mudando a maneira como os consumidores se sentem ao tocar em dinheiro. Um estudo recente da Mastercard descobriu que mais da metade dos consumidores americanos concordam que agora estão preocupados em fornecer uma assinatura ao fazer uma compra, e metade dos consumidores afirma que está usando mais pagamentos sem contato desde o início da pandemia.
Recomendação de estratégias para empresas durante pandemia: os empresários devem considerar a possibilidade de oferecer opções de pagamento sem contato e remotas para deixar clientes e funcionários mais confortáveis e ajudar a limitar o contato. As empresas podem reduzir a necessidade de entrar em contato com a loja, permitindo que os clientes façam pagamentos usando seu cartão ou uma carteira móvel, desabilitem a tela de assinatura ou pulem a tela de recibo no hardware. Além disso, os varejistas podem usar faturas para que os consumidores possam pagar sem interagir com o sistema de ponto de venda.
Fontes: Business Insider
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