Os aumentos de produtividade, conforme observado por um estudo da Wharton, foram uma surpresa bem-vinda na era do “trabalho em casa”. Muitos dos temores em relação aos funcionários distraídos dissiparam-se rapidamente. E esse tipo de estratégia para inovação na pandemia de covid-19 foi o responsável por isso, dado as mudanças que as empresas fizeram com sucesso e rapidez para habilitar uma força de trabalho completamente remota.
Quando na história da humanidade vimos a velocidade das mudanças como nos últimos meses? Como diz o ditado popular; “A necessidade é a mãe da invenção.”
Mas vale agora o questionamento: as estratégias para inovação na pandemia parou com o trabalho remoto?
De acordo com o mesmo estudo da escola americana Wharton, “a queda na inovação é a maior desvantagem do trabalho remoto”. Em tempos de incerteza, a tendência é cortar esforços de inovação para focar nos esforços de redução de custos e estratégias para salvar o dia.
Inovamos novas formas de trabalhar. Mudamos os modelos de negócios. Nós giramos, mudamos e renascemos de muitas maneiras. No entanto, estamos perdendo o elemento de planejamento futuro para agilidade competitiva por não concentrar nossos esforços no crescimento futuro.
Agora, é hora de levantar nossas cabeças acima das nuvens. Muitas empresas podem ter estancado o sangramento, mas podem não ter guardado suas perspectivas futuras de crescimento.
Por essa razão, confira abaixo 7 estratégias para inovação na pandemia, para ajudá-los a pensar e planejar o futuro da empresa.
1. Aproveite as ferramentas certas
As ferramentas são críticas para as estratégias de inovação na pandemia, mas provavelmente você já incorporou essas ferramentas para reuniões virtuais, como ferramentas de colaboração como Zoom ou Teams por exemplo.
No entanto, e quanto a outras ferramentas para ideias criativas e brainstorming? Essas mesmas ferramentas podem funcionar, mas outras, como Lucidchart e IdeaBoardz, podem ajudá-lo a capturar ideias.
Além disso, certifique-se de usar todos os recursos das ferramentas que você possui internamente. Por exemplo, o Zoom tem salas de descanso para discussões em pequenos grupos e maneiras de voltar à reunião geral.
2. Aproveite os sentimentos de equipes engajadas, que podem estar se sentindo mais criativas atualmente
Os colaboradores possuem mais flexibilidade agora em seus dias, e eles estão escolhendo as ferramentas que funcionam melhor para ela e sentindo que suas contribuições significam mais.
Há um sentimento maior de propósito de auto-satisfação ao encorajar a criatividade e o compartilhamento de ideias. Como observou o estudo da Wharton, “a inovação e a criatividade costumam acontecer por meio da colaboração”.
Dessa maneira, para conseguir elaborar estratégias para inovação na pandemia, tente:
• Criar um esforço temático para projetos de inovação. Dê a cada projeto um nome que seja divertido. Peça feedback da organização sobre esses projetos. Envolva-os no início do processo.
• Criar uma estrutura em torno da ideação, reconhecimento e recompensas.
• Envolver todos na organização.
3. Incentive reuniões e check-ins pequenos e íntimos
Manter fortes conexões com cada um dos funcionários pode ser assustador e cansativo. No entanto, existem maneiras gerenciáveis de realizar eventos criativos que podem gerar novas idéias em sua empresa, colaborando para as estratégias de inovação na pandemia.
Por exemplo, contrate um especialista de alguma área para compartilhar técnicas para melhorar as habilidades, ou então peça à equipe para contribuir com seus talentos – como por exemplo; os colaboradores que saibam tocar guitarra podem oferecer aulas de guitarra ou formar uma banda virtual da empresa, ou os especialistas em culinária podem compartilhar habilidades para melhorar determinado prato.
E por que essas sessões de compartilhamento criativo são importantes para as estratégias para inovação na pandemia?
• Como observou a Marketing Land, “a criatividade é um caminho indireto para a inovação, aproveitando ideias exclusivas para alcançar melhorias essenciais em uma ideia ou produto”. A criatividade abre uma parte inexplorada de nosso “ser”, ou seja, novas maneiras de pensar. Você pode reconhecer pessoalmente que obtém suas melhores ideias quando caminha pela natureza, toma banho ou acorda às 3 da manhã com uma centelha de “novos pensamentos”
• Cria um ambiente seguro para as pessoas compartilharem idéias.
4. Use os termos “Sim e…” VS “Sim, mas…” ou “Não, isso nunca funcionaria.”
Mantenha as ideias em movimento. Jogar uma ideia fora sem ao menos discutir ela, pode fazer com que a pessoa passe a ter dúvidas sobre ela mesmo de que qualquer pensamento novo será descartado, e que ela poderá ser desligada no futuro. Isso causa a síndrome do “para que se incomodar então?”
5. A redução do tempo artificial para a criação de ideias pode ser muito eficaz
Considere a rapidez com que todos nós mudamos para o trabalho remoto no início deste ano. Por causa dessa necessidade, tivemos que agir rápido – tão rápido que fez nossas cabeças girarem, e levarem boa parte das pessoas à exaustão.
Dessa maneira, a fim de implementar uma estratégia para inovação na pandemia, faça uma divertida sessão remota aproveitando as salas de descanso do seu espaço de reunião virtual.
Apresente o desafio ou oportunidade de criar e restrinja o tempo dos pequenos grupos a cerca de 10 minutos. Volte para a sala de reunião grande, compartilhe essas novas ideias (sem comentários ou julgamentos) e, em seguida, saia novamente.
6. As restrições certas podem ser boas para a inovação
Outra forma de conseguir elaborar estratégias para inovação na pandemia, é pensar nas restrições das empresas neste momento.
Um estudo recente da Harvard Business Review, revisou cerca de 145 estudos empíricos sobre os efeitos das restrições sobre a criatividade e a inovação, e descobriu que “indivíduos, equipes e organizações se beneficiam de uma dose saudável de restrições. Somente quando as restrições se tornam muito altas que sufocam a criatividade e a inovação.”
7. Diversidade é a chave
Por fim, outra ótima maneira de propor estratégias para inovação na pandemia, é pensar na diversidade, que pode ser um fator fundamental nisso.
Membros da equipe de tecnologia, membros da equipe de marketing, RH, vendas – misture alguma diversidade de pensamentos e ideias. Se você quiser dar um passo adiante, faça sessões de ideias com seus clientes e parceiros incluídos.
Traga ideias externas de empreiteiros, consultores e / ou parceiros de desenvolvimento. Quanto mais, melhor – mas estruture como e quando você faz isso. Capturar ideias, documentar e manter um registro saudável será importante.
Fonte: Forbes.com
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