As lojas físicas vêm sentindo os efeitos da crescente mudança em direção ao e-commerce há anos. No entanto, durante a crise de Covid-19, muitos que resistiam às vendas online, deram um salto para se manter à tona, à medida que os hábitos de compra dos consumidores se tornaram cada vez mais digitais. A vista disso, mais do que nunca, é necessário elaborar estratégias para lojas físicas na pandemia.
As compras pessoais podem estar em baixa, mas é improvável que acabem para sempre. Ainda assim, se grande parte de sua receita depende de sua loja física, você precisará de estratégias financeiras inteligentes nesta pandemia, para se manter competitivo e acompanhar os varejistas que vendem exclusivamente online.
Dessa maneira, para te ajudar nessa jornada, pegamos as principais dicas dos membros do conselho da Forbes, para sua empresa continuar tendo relevância e conseguir superar tais obstáculos.
1. Forme parcerias estratégicas
A primeira dica sobre estratégias para lojas físicas na pandemia, é conseguir formar parcerias planejadas e bem pensadas.
Incentivos e ofertas subsidiadas ajudam a proposição de valor, mas requer alavancagem dentro da cadeia de abastecimento para gerar benefícios de renda líquida sustentáveis.
Procure parcerias estratégicas que possibilitem a inovação de valor e integre-as verticalmente, onde os benefícios da eficiência podem ser descobertos.
2. Promova o seu negócio nas redes sociais
O mundo está cada vez mais presente no digital. E caso você não esteja online, você “não existe”. Por essa razão, uma das estratégias que podem colaborar para a sua loja física durante a pandemia, é investir nas redes sociais.
As empresas locais devem investir em publicidade em mídia social se quiserem competir contra o crescimento de marcas de comércio eletrônico. Tão pouco quanto R$ 5 por dia é suficiente para usar anúncios de segmentação geográfica para permanecer relevante para seus clientes existentes e alcançar mais pessoas.
A crise de covid mudou os hábitos das pessoas. Os consumidores agora procuram fazer tudo online e, se não estiver presente, sua empresa poderá ficará para trás.
3. Reforce a sua presença online
Além de promover o seu negócio nas redes sociais, você também deverá reforçar sua presença online fora desses canais. Se as empresas tradicionais não ajustarem suas estratégias financeiras para competir com as vendas online, elas ficarão na poeira.
A vista disso, uma das estratégias para fundamentais para as lojas físicas durante a covid-19, é investir no marketing digital, e ter uma presença on-line muito forte, e isso inclui; site amigável, marca digital forte, plataformas de mídia social envolventes, estratégias de SEO, entre outros. O mundo atual dos negócios exige adaptação.
4. Concentre-se na previsão de demanda
As empresas físicas devem gastar mais tempo na previsão de demanda por meio de várias ferramentas de contabilidade online. A previsão de demanda pode ajudar a reduzir os requisitos de estoque físico e os custos de financiamento do estoque.
Outra estratégia para as lojas físicas na pandemia, seria reduzir os SKUs a apenas produtos de alta movimentação, para assim diminuir os custos de transportes, como financiamento e armazenamento. – Pratik Budhdev, Volvo Cars Tech Fund
5. Aproveite a tecnologia de transformação digital
Outra estratégia fundamental para as lojas físicas na pandemia, é referente às novas tecnologias de transformação digital, que permitem aprimorar a experiência de estar em um local físico.
Se tentarem competir com a conveniência do comércio eletrônico, perderão e serão empurrados para baixo na cadeia de valor, tornando-se apenas simples pontos de distribuição. Mas se eles aprimoram a experiência de estar em um espaço físico, podem competir e reconquistar consumidores.
6. Venda online e forneça uma “experiência” em sua loja física
O digital é o caminho do futuro. As empresas físicas não devem lutar contra a mudança, mas abraçá-la. Dessa forma, utilize a localização física como o aspecto experiencial de seu negócio, e use a sua presença online para vender seus produtos ou serviços.
7. Adote estratégias criativas de fluxo de caixa
As lojas físicas estão aproveitando as ferramentas financeiras da nova era, adotando estratégias criativas de fluxo de caixa para competir com as vendas online durante a pandemia.
Empresas em todos os setores estão usando fintech para se proteger, permanecer competitivas e crescer – por exemplo, alavancando seus cartões de crédito por 30 a 60 dias extras de fluxo de caixa ou aceitando pagamentos online sem ter que abrir uma conta comercial.
8. Garanta que os clientes se sintam seguros
Outra dica um pouco óbvia, mas que muitos se esquecem, é fazer com que os clientes se sintam seguros ao entrar na loja.
Ofereça aos seus clientes acesso ao e-commerce da loja, e ao escolher um produto, entregar diretamente na “porta da loja”. Outras ideias são oferecer aos seus melhores clientes convites privados para horários de vendas especiais ou permitir que eles agendem um horário para olhar os produtos com mais calma.
A combinação de e-commerce e loja física fez com que muitos registrassem aumento nas vendas.
9. Transforme sua vitrine em um showroom
Outra estratégia que têm funcionado para as lojas físicas na pandemia, é transformar as suas vitrines em showrooms que exibem seus melhores produtos.
As pessoas ainda querem tocar e sentir as mercadorias – elas simplesmente não precisam ver 25 caixas da mesma mercadoria no chão da loja. Eles precisam vê-lo instalado e em uso para garantir que seja prático para seu uso. Além disso, ofereça aos clientes opções de entrega fáceis e rápidas.
10. Invista em uma estrutura de atendimento mais eficiente
Realoque seu orçamento para investir em uma infraestrutura de atendimento de pedidos rápido e fácil, que agregue conveniência. Se você possui uma empresa de comércio eletrônico, potencialize seu alcance por meio do envio direto. Aumente as vendas online através do marketing da sua empresa online e através das redes sociais.
11. Forneça uma experiência sensorial na loja
As pessoas ainda querem uma experiência sensorial que as compras online não podem oferecer, então concentre-se no toque e na sensação.
Esse fator de diferenciação pode exigir a manutenção de mais estoque, especialmente itens pessoais como roupas, joias, brinquedos infantis ou qualquer coisa que possa ter um propósito ou característica especial. Tenha itens de teste que os clientes podem usar antes de comprar o que está na caixa.
12. Construa uma forte equipe de vendas
Outra estratégia essencial para as lojas físicas na pandemia, é investir em seu pessoal, especialmente durante este momento crítico.
Embora muitas empresas que oferecem vendas online direcionem os clientes para sua loja na Web, a principal diferença entre online e física tem mais a ver com a interação humana do que com a tecnologia.
Em vez de levar os clientes a comprar online, invista em boas pessoas que possam fazer vendas cruzadas, upsell e promover sua marca pessoalmente.
13. Experimente oferecer condições de pagamento flexíveis
As vendas online proporcionam conveniência e preços mais baixos. A guerra de preços não termina bem, mas você pode competir em termos de pagamento.
Se sua base de clientes considera os termos de pagamento flexíveis atraentes, é algo a considerar. Apenas certifique-se de prever um atraso na entrada de caixa e um aumento potencial no retorno do produto, uma vez que os clientes podem estar mais propensos a devolver algo pelo qual ainda não pagaram totalmente.
14. Permita que os consumidores verifiquem o estoque atual de sua loja online
Amarre o seu sistema de estoque em seu site, para que os consumidores possam ver em tempo real se o que desejam comprar está atualmente em sua loja.
Essa é uma ótima estratégia para a sua loja física durante a pandemia, tendo em vista que agradará as pessoas que não querem esperar por um pedido online. Transforme sua empresa em um destino convidativo e abrace o comércio eletrônico também.
15. Diferencie seu negócio por meio do atendimento personalizado
As empresas físicas podem oferecer entrega local como um serviço para competir com os concorrentes de e-commerce. No entanto, as empresas tradicionais também devem se concentrar na diferenciação dos negócios.
O que diferencia seus produtos ou negócios, de forma que os clientes comprem seu negócio e não apenas um produto? Focar no serviço pessoal também serve para diferenciar sua empresa em um mercado online lotado.
16. Planeje uma receita reduzida no curto prazo
A sobrevivência é a chave neste momento. A pandemia um dia acabará e os clientes retornarão. Mas quanto tempo isso vai demorar? Ninguém sabe.
É por essa razão que é tão importante para as empresas ter uma estratégia financeira realista para construir uma ponte sobre o futuro. Dessa maneira, construa um plano operacional de um ano que pressupõe pouca receita. Aproveite os empréstimos, poupança e outras estratégias para sobreviver nesta crise.
Fonte: Forbes.com
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