Tendo em vista que a pandemia de Covid-19 levou as nações a limitar as atividades comerciais, a elaboração de um plano para contornar essa situação se torna fundamental, principalmente quando o assunto é referente às estratégias de marketing pós covid.
A necessidade de se adaptar a este novo cenário se tornou urgente, dado que a pandemia de Covid-19 trouxe diversas mudanças em nossa sociedade, seja em relação aos consumidores, como também o modo de interação, de compra, entre outros.
Diante dessas mudanças, as empresas precisam continuar e encontrar maneiras de se recuperar e, apesar da crise, também precisam começar a pensar e elaborar estratégias de marketing pós covid para não ficar para trás.
Os líderes devem estabelecer algumas regras concretas e encontrar novas e empolgantes maneiras de acelerar sua recuperação, para que possam voltar ao jogo mais rapidamente.
Agora, mais do que nunca, as empresas business-to-business (B2B) precisam repensar suas estratégias de vendas e marketing para um mundo pós-coronavírus, onde “normal” está definido para assumir um novo significado. A abordagem resultante deve ser ágil e econômica para atender às demandas do futuro.
Confira abaixo algumas estratégias de marketing pós covid que a sua empresa pode considerar para prosperar neste novo cenário.
1. Otimize seus canais on-line para uma melhor experiência do usuário
Começando com uma das principais estratégias de marketing pós covid, a otimização dos canais on-line é essencial para o novo cenário.
Muitas das empresas que contavam apenas com serviços presenciais sofreram mais durante o surto inicial. E, embora seja verdade que esses serviços provavelmente já estavam disponíveis on-line em algum grau, eles não eram usados com frequência.
Como os impactos do Covid-19 expõem as deficiências de nossas estratégias de vendas on-line, as empresas precisam otimizar esses pontos de venda on-line para reduzir a má experiência do usuário.
As organizações também precisam treinar equipes de vendas para conscientizar os clientes – e fornecer – serviços remotos, à medida que criam e desenvolvem novos canais de comunicação virtual para implementar as estratégias de marketing pós covid.
Utilize as ferramentas digitais para aprimorar o alcance de seus negócios em momentos em que não é possível abrir lojas.
Por exemplo, você pode disponibilizar prontamente a entrega sem dinheiro e as compras sem contato para os consumidores, para oferecer a maior comodidade na ponta dos dedos.
Além disso, garanta que seus funis de vendas sejam interativos e respondam às necessidades dos clientes e que seus aplicativos sejam otimizados para uso móvel.
2. Adapte e improvise às mudanças nas demandas dos consumidores
Uma das estratégias de marketing pós covid é em relação a adaptação e improvisação das mudanças nas demandas dos consumidores.
O marketing durante esse período é um desafio por si só, porque o poder de compra de muitos consumidores tem sido limitado. Infelizmente, em uma economia pós-pandemia, muitas pessoas talvez nunca consigam recuperar seu antigo poder de compra.
É por isso que o cliente moderno provavelmente será mais seletivo quando se trata de gastar seu dinheiro e dar seus negócios a uma empresa. Isso também significa que eles responderão menos a todos os truques de marketing que você tem na manga. Dessa maneira, você precisará repensar os anúncios e outro material promocional para garantir que ele continue sendo eficaz no mundo pós covid.
A vista disso, para conseguir implementar as estratégias de marketing pós covid, reavalie primeiro as estratégias atuais,para garantir que elas sejam adequadas para um consumidor mais seletivo. Considere evitar a publicidade de pagamento por clique (PPC), pois isso pode aumentar as frustrações dos clientes e parecer publicidade flagrante.
Consequentemente, use o marketing de conteúdo para agregar valor aos possíveis compradores na forma de blogs, seminários on-line, etc. Além disso, considerando que os algoritmos do Google estão sendo atualizados constantemente para fornecer resultados instantâneos aos clientes, atualize seu site com frequência para conhecer novos requisitos.
3. Conecte-se e envolva-se com os clientes nas mídias sociais
As mídias sociais também são uma importante aliada nas estratégias de marketing pós covid.
As marcas precisarão se conectar e se engajar proativamente com o público por meio de seus canais de mídia social – não apenas porque mais consumidores estão convergindo on-line, mas também porque muitos funcionários e organizações estão realizando negócios on-line.
A vista disso, as empresas B2B podem expandir seu alcance on-line e entrar em novos mercados que não estavam exatamente disponíveis da mesma maneira que antes.
Em lugares como a Europa, o YouTube está diminuindo a velocidade de seus serviços para acompanhar o aumento do uso da plataforma, sendo possível observar muitos usuários recorrendo aos influenciadores como fonte de entretenimento durante esses tempos.
Dessa maneira, uma das estratégias de marketing pós covid que o seu negócio pode considerar é formar parcerias com influenciadores em nichos semelhantes para promover produtos de fontes em que os consumidores confiam.
4. Reorientar os gastos com anúncios em áreas mais lucrativas
Historicamente, as empresas não se beneficiam da simples redução de custos em tempos econômicos incertos. Portanto, em vez de manter seu dinheiro, concentre novamente seus gastos em estratégias de marketing pós covid de forma mais progressiva. Canalize esses fundos para novas técnicas de marketing on-line e novas oportunidades de vendas.
Onde as táticas tradicionais de vendas significavam curadoria de novos conteúdos e outdoors, novas idéias obrigavam as empresas a gastar tempo e criatividade na redefinição de conteúdo para atender às necessidades do comprador moderno e agregar valor às interações com os clientes.
Outra forma de implementar estratégias de marketing pós covid é pegar o conteúdo de seus blogs antigos e reutiliza-lo para criar podcasts e pequenos trechos de vídeo que os clientes podem navegar diariamente. Se você perder conferências e seminários presenciais, considere hospedar eventos virtuais, que podem ser uma ótima alternativa para eventos do mundo real.
Esses eventos virtuais não apenas abrem portas para você criar dados on-line de clientes primários (que os consumidores podem hesitar em divulgar em circunstâncias normais), mas também pode criar conteúdo de acompanhamento para alimentar leads e gerar engajamento futuro.
Conclusão: fortaleça as suas estratégias de marketing pós covid para o novo cenário
Quando alguns estados começaram a reabrir, outros estão voltando atrás em meio a casos crescentes de Covid-19, e o futuro ainda permanece incerto. As organizações precisam preparar e mudar suas táticas para garantir que os negócios continuem como de costume, apesar das incertezas.
Ajustar-se a essa nova realidade significa que as empresas precisam reformular completamente suas estratégias de marketing e criar maneiras inovadoras de atrair clientes. Ao aproveitar as decisões de compra de seus consumidores hoje, as empresas podem obter insights acionáveis, desenvolver uma estratégia de vendas lucrativa e adaptar-se à nova cultura híbrida de consumidores.
Fonte: Forbes.com
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