A recente pandemia global forçou empresas – principalmente restaurantes – a fechar, mudar ou se adaptar a esta crise. No entanto, convivendo quase um ano inteiro com a covid-19, as coisas começaram a mudar gradualmente, e com isso, algumas estratégias de marketing para restaurantes começaram a ser desenvolvidas, a fim de prosperar mesmo nestes tempos incertos.
Com isso, alguns empresários donos de restaurantes já começaram a perceber que, o que costumava funcionar anteriormente no período pré-pandemia, pode não funcionar no novo e alterado mundo pós covid-19.
Portanto, para ajudar a ter sucesso neste período difícil, confira abaixo 7 estratégias de marketing para restaurantes, com as principais tendências e ideias de marketing offline e online para o seu negócio atrair e reter clientes em 2021.
1. Adaptado-se a Covid-19
Por causa da pandemia de covid-19, o ambiente sincero e amigável nos restaurantes mudou para garçons e garçonetes mascarados, mesas com quase dois metros de distância e todos os outros protocolos de higiene possível.
Embora as coisas estão ficando “normais” do que visto no início da pandemia, as pessoas ainda estão um pouco temerosas de se aventurar, e com isso, os restaurantes precisam melhorar o seu jogo em termos de manter as coisas sem contato e livres de germes e vírus.
Portanto, uma das estratégias de marketing para restaurantes, é encorajar o delivery, dado que é mais fácil evitar quaisquer possíveis riscos de contágio para os clientes. Outra forma de incutir a confiança em seus clientes, é comunicar as etapas que você realizou para garantir a qualidade dos alimentos, bem como uma experiência segura no restaurante (caso seu restaurante esteja aberto para visitas)
2. Otimização do mecanismo de pesquisa
Realizar a otimização do site de seu restaurante para o Google também é uma das estratégias de marketing para restaurantes, que podem até mesmo proporcionar diversas oportunidades.
É fundamental que as empresas estejam na primeira página do Google. É uma espada de dois gumes. Isso não só traz mais tráfego, mas, ao mesmo tempo, também estabelece sua autoridade. Mas chegar à primeira página em um nicho lotado como uma empresa de restaurantes é uma jornada difícil.
Para se ter uma ideia resumida, o SEO para restaurantes gira principalmente em torno da otimização do seu site e do conteúdo para pesquisas locais. Significa publicar conteúdo de alta qualidade e otimizado por palavras-chave, além de utilizar Google Places e o Google Meu Negócio, envolvendo assim os clientes nas redes sociais e fazendo com que seu restaurante seja listado nas listas de empresas populares.
3. Pesquisas locais “perto de mim”
Você provavelmente já procurou algum serviço e utilizou o termo “perto de mim”, certo? Pois saiba que essa busca também pode ser aplicada em seu restaurante!
O termo “perto de mim” é uma das consultas mais populares quando alguém procura serviços ao seu redor. Para se ter noção, existem cerca de 6,2 milhões de pesquisas orgânicas para essa frase por mês. Portanto, otimizar seu site para pesquisas “perto de mim”, como por exemplo; “restaurantes perto de mim”, tem o potencial de aumentar seu negócio significativamente, mais do que qualquer outra forma de estratégia de marketing para restaurantes.
Otimizar para esse resultado poderá fazer com que seu restaurante tenha maior encontrabilidade, atraindo mais clientes.
Dessa maneira, para otimizar seu restaurante para pesquisas “perto de mim”, a primeira coisa que você pode fazer é listar sua empresa no Google Meu Negócio. Se o seu restaurante tem filiais em áreas diferentes, você precisa criar páginas separadas para locais distintos. Certifique-se de que o NAP (nome, endereço e número de telefone) permaneça consistente em todos os perfis de negócios espalhados pela web.
Solicite que seus clientes deixem comentários na página de sua empresa. Avaliações de clientes são uma ótima maneira de diferenciar as melhores empresas das médias, e o Google dá preferência aos melhores provedores de serviço, mostrando-os no topo.
4. Utilize a realidade virtual
Uma das estratégias de marketing para restaurantes que está sendo utilizada em algumas partes do mundo é a realidade virtual.
A realidade virtual é um ambiente artificial gerado por computador que permite a experiência de cenas e objetos que não existem na vida real. Os restaurantes estão usando essa tecnologia avançada para aprimorar a experiência do cliente, permitindo que explorem o menu e as receitas enquanto a comida é preparada.
Tendo em vista que os restaurantes são um paraíso de experiências gastronômicas, a realidade virtual pode ajudar a enriquecer essa experiência ao permitir que explorem mais opções.
Por exemplo, em 2018, o Domino’s New Pizza Chef usou realidade aumentada para dar aos clientes uma experiência em tempo real para criar uma combinação de pizza com a ajuda de um aplicativo em seus dispositivos móveis.
Em 2017, a KFC apresentou uma nova maneira de treinar funcionários usando um jogo de realidade virtual chamado “The Hard Way – A KFC Virtual Training Escape Room”. É um processo de 25 minutos em que os participantes preparam virtualmente o frango frito para escapar e ganhar o jogo.
Apesar de ser uma ferramenta ainda “recente” neste sentido, vale a pena buscar conhecer mais a respeito dessa tecnologia e verificar se é possível incluí-la em seu restaurante.
5. Marketing de influência
O marketing de influência também tem sido utilizado muito como estratégia de marketing para restaurantes, dado a crescente tendência e aceitação desse método.
De acordo com um Relatório de Benchmark de Marketing de Influenciador de 2019, aproximadamente 92% dos entrevistados acreditam que o marketing de influenciador é uma forma eficaz de marketing. Portanto, escolher um influenciador para o seu negócio é como escolher um parceiro de marketing. Dessa maneira, você deverá garantir que compartilha interesses e objetivos mútuos.
Como os restaurantes operam em uma determinada área, os influenciadores micro e locais funcionam excepcionalmente bem para eles. Procure blogueiros de comida que têm muitos seguidores em canais como o Instagram, onde imagens cativantes de sua culinária podem ser exibidas e vistas pelas pessoas. Esses blogueiros de comida podem ter um número decente de seguidores de 5.000 a 25.000 fãs que acreditam nisso.
6. Vídeos da marca
Os vídeos também é uma das principais estratégias de marketing para restaurantes, dado que boa parte dos usuários na internet gostam de assistir e compartilhar os vídeos vistos.
Para ter uma noção, segundo um estudo, 64% dos consumidores fazem suas compras depois de assistir a um vídeo de mídia social de marca. Vídeos de marca não só ajudam a promover sua marca e sua culinária tentadora, mas também destacam os prós e contras das operações.
O cliente cauteloso de hoje quer dar uma espiada em seu restaurante para saber os cuidados que você toma ao cozinhar ou servir comida. Um simples clipe dos bastidores pode dar a eles a confiança para visitar seu restaurante ou fazer um pedido online.
Vídeos de longa duração podem ser postados no Facebook e no YouTube. Considerando que Snapchat, Instagram e Twitter são apropriados para postar vídeos mais curtos. O vídeo do seu restaurante oferece a oportunidade ideal de contar sua história aos clientes.
7. Sistema de entrega de alimentos (Online Delivery)
Os sistemas de entrega de comida online fornecem um canal de vendas extra para restaurantes. Dessa maneira, canais como Ifood e Uber Eats também podem ser incluídos nas estratégias de marketing para restaurantes.
Os clientes podem encontrar o seu restaurante nestes canais, navegar no menu, fazer os seus pedidos e realizar o pagamento online. Com isso, basta o restaurante preparar a comida solicitada e fazer a entrega de forma eficaz, seja por conta própria ou por meio de terceiros.
Empregar um sistema de entrega de comida eficiente pode ajudar o restaurante a ganhar uma fatia maior do mercado. É uma forma segura de atrair mais clientes.
Conclusão
A pandemia forçou algumas mudanças e adaptações drásticas na indústria de restaurantes que perdurarão até 2021. Mas os desafios trazem inovações. Muitas das estratégias de marketing para restaurantes mencionadas acima permanecerão no sistema e mudarão fundamentalmente a forma como os restaurantes fazem negócios no futuro.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Saúde mental durante a pandemia e seus impactos no local de trabalho
- Delivery durante a pandemia – Confira as previsões para 2021
- Como apoiar e motivar os funcionários durante a pandemia de Covid-19?
- 16 estratégias para lojas físicas na pandemia de Covid-19
- Mídia social no pós pandemia: Conheça as principais mudanças