O novo coronavírus (Covid-19) trouxe novos desafios para os varejistas, à medida que o fechamento de lojas foi ocorrendo e se tornando manchete nos jornais. Essa dor para muitos varejistas era insuportável. Muitos deles – especialmente pequenas lojas de varejo independentes, administradas por empreendedores – não conseguiram sobreviver, e nos próximos meses, mais fecharão. No entanto, para aqueles que continuam se segurando, há algumas estratégias para varejistas na pandemia que podem fazer os negócios continuarem vivos.
A ruptura do varejo tradicional começou muito antes da COVID-19, o que apenas exacerbou as tendências que já estavam dificultando a concorrência dos varejistas independentes com os crescentes gigantes do comércio eletrônico.
Como proprietário de uma empresa, você provavelmente está se perguntando para onde ir a partir daqui. Qual será o futuro? Existem muitas previsões para o futuro do setor de varejo.
Mas, de acordo com alguns especialistas em varejo, uma coisa é certa: para sobreviver, os varejistas devem estar dispostos a se adaptar. Esta é hora de parar de jogar pelo seguro e correr alguns riscos.
Com novas ideias e criatividade, você pode transformar esse momento desafiador em uma oportunidade de recriar seu negócio para ser ainda melhor e mais forte do que antes.
Dessa maneira, confira 4 estratégias para varejistas na pandemia que você pode adotar agora, para garantir que sua empresa também esteja pronta para competir na economia pós-pandemia.
Nº 1: Identifique o seu valor único
Uma das estratégias para varejistas na pandemia que você pode começar a fazer, é identificar primeiro o seu valor único no mercado.
No mercado de hoje, você não está apenas vendendo um projeto. Você está vendendo uma marca. Isso é o que sua empresa representa e como você se diferencia da concorrência.
Para compreender melhor, vamos a um exemplo: Os varejistas de roupas de cama não vendem apenas colchões. A indústria de colchões pode vender sono, saúde e bem-estar, potencial humano máximo e desempenho atlético aprimorado.
A partir dessa linha de questionamento e brainstorming, você deve ser capaz de encontrar outros produtos além dos colchões – existem serviços que você pode oferecer, alianças que você pode formar e movimentos em torno do sono que você pode iniciar em sua comunidade.
Portanto, considere o valor exclusivo que você tem a oferecer aos seus clientes. Como você pode dar a eles algo que ninguém mais pode? Saber o seu valor além do produto pode ajudar a fortalecer todos os aspectos do seu negócio, o que o fará se destacar na concorrência.
Nº 2: pense em sua loja como um serviço
Enxergar a sua loja como um serviço também é uma das estratégias para varejistas na pandemia, que pode encaminhá-lo ao sucesso.
Alguns especialistas em varejo observam dois caminhos de varejo que parecem viáveis:
Primeiro, torne a compra de um produto tão simples que sua loja de varejo se torne a opção cognitiva padrão. Quando um consumidor pensa em comprar seu produto, ele não imagina nenhum outro logotipo ou opção. Sua loja surge na cabeça do consumidor porque eles sabem que é conveniente e sem atrito. Eles gostam de você, confiam em você e não precisam se preocupar em pagar a mais.
Na outra extremidade do espectro, está o que o futurista Doug Stephens chama de experiência de alta fidelidade.
Os consumidores dizem: “Não quero um produto commodity; Preciso de um nível de especialização ou quero me presentear com uma experiência de compra excepcional.
Isso pode significar luxo ou um varejista oferecendo algo único. O fato de que as pessoas estão pagando mais não é um problema. Esses consumidores ficam felizes em pagar mais, mas querem algo por isso.
Tudo que está no meio termo está falindo. Portanto, se o seu negócio não for o mais conveniente, não tiver a melhor seleção, manter preços altos e não entregar ótimos serviços, será difícil sobreviver. Você tem que provar seu valor. Você tem que escolher o que não vai fazer.
Nº 3: Pense no digital como ferramenta essencial para sua loja
O digital tem sido um dos melhores meios para minimizar os impactos da covid-19. Por essa razão, as estratégias para varejistas na pandemia relacionados ao digital não podem ficar de fora.
Conforme o e-commerce cresce, as lojas físicas devem mudar. Hoje, a mídia está se tornando a loja. Contanto que você tenha um smartphone ou computador, você consegue comprar produtos em qualquer lugar.
No futuro, para alguns compradores, a loja será o primeiro lugar onde eles experimentarão a marca, mas não onde comprarão. Durante a visita inicial, eles serão expostos ao produto e trazidos para o ecossistema digital. Mais tarde, eles comprarão online por meio de qualquer número de canais.
Olhando para onde a indústria está indo, alguns especialistas no varejo prevêem que as lojas físicas provavelmente se tornarão uma ferramenta de aquisição de clientes, não apenas um meio de distribuição.
A pesquisa sobre o impacto das marcas online abrindo suas próprias lojas mostra que quando uma empresa que vende exclusivamente online abre uma loja, elas experimentam um aumento de 37% no tráfego da web.
Dessa maneira, pense na loja não como um pequeno depósito, mas como um palco para mostrar o seu valor.
# 4: Torne-se notório
Por fim, tornar-se notório também é uma das estratégias para varejistas na pandemia essencial.
Há muito barulho. Todo mundo tem um megafone. A vista disso, a única maneira de contornar esta situação é fazendo com que outras pessoas falem de você.
Portanto, a melhor maneira de fazer isso é se tornar famoso. Não apenas conhecido. Notório. Notório por seu valor único. Para fazer isso, você deve possuir a categoria. Os consumidores precisam pensar: “Posso comprar um colchão em qualquer lugar, mas apenas um varejista no mercado vem à mente”.
Aproveite a criatividade para fazer as pessoas falarem de você. Gaste desproporcionalmente dando-lhes não apenas uma boa experiência, mas uma experiência extraordinária. Faça isso e você não precisará anunciar.
Transforme o desafio em oportunidade
O mundo pós-COVID apresenta uma chance de repensar completamente o seu negócio. E com as estratégias para varejistas na pandemia de covid-19, você poderá ter ainda mais chances de ser mais bem-sucedido lá na frente. Então pense em quem você é, o que oferece, como oferece e como chega ao mercado. É uma chance de decidir ser diferente, melhor, mais resiliente e, finalmente, atingir o sucesso.
Embora o ano passado tenha sido difícil e certamente haja desafios pela frente, abraçar este momento como uma oportunidade de ser melhor ajudará a prosperar na economia pós-pandemia.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Estratégias de marketing digital na pandemia: 5 maneiras de otimizar
- 5 Tendências de vendas na pandemia de covid-19 que vieram para ficar
- Sucesso no negócio durante pandemia: 4 maneiras p/ prosperar em 2021
- Nova era do e-commerce – 4 dicas para ter sucesso
- Como manter e expandir negócios durante a pandemia? Confira 5 dicas