A farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com a BioNTech, anunciou nesta última quinta-feira (26/08) que irá produzir a sua vacina contra a covid-19 no Brasil, através da colaboração com a farmacêutica Eurofarma Laboratórios. A Pfizer também informou que a distribuição da vacina será exclusivamente para a América Latina.
De acordo com o comunicado das empresas, a Eurofarma irá receber a matéria-prima das instalações nos Estados Unidos. A fabricação das doses prontas terá início a partir de 2022. A Pfizer/BioNTech também afirmaram que o processo de transferência técnica, treinamento e instalação de equipamentos “começarão imediatamente”.
Hoje, os imunizantes da Pfizer distribuídos para o Brasil vêm de Miami, nos Estados Unidos, e desembarcam no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Em seguida, as doses são distribuídas pelo Ministério da Saúde para todos os estados.
Vale ainda destacar que, o país já possui 2 vacinas contra covid-19 fabricadas em território nacional, sendo elas a CoronaVac, da biofarmacêutica Sinovac, fabricada em parceira com o Instituto Butantan (SP); e a AstraZeneca/Oxford, que é fabricada pela Fiocruz (RJ).
A vacina contra covid-19 da Pfizer foi a primeira no Brasil a receber o registro para uso definitivo no Brasil, concedida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e a única até o momento aprovada para aplicação em adolescentes, de 12 a 17 anos. A CoronaVac, Janssen e a AstraZeneca/Oxford só tem autorização para aplicação em maiores de 18 anos.
Segundo CEO da Pfizer, a parceria com a Eurofarma visará o acesso justo e equitativo à vacina
De acordo com Albert Bourla – Presidente e CEO da Pfizer – também comentou que: “Nossa nova colaboração com a Eurofarma expande nossa rede global de cadeia de suprimentos, nos ajudando a continuar fornecendo acesso justo e equitativo à nossa vacina. Continuaremos a explorar e buscar oportunidades como esta para ajudar a garantir que as vacinas estejam disponíveis para todos os que precisam”.
Para Maurizio Billi, presidente da farmacêutica Eurofarma, a colaboração com a Pfizer/BioNTech representa um marco na trajetória da companhia.
O empresário afirma que: “Em um momento tão difícil como este, poder compartilhar essa notícia nos enche de orgulho e esperança. A Eurofarma está prestes a completar 50 anos e a assinatura dessa colaboração na produção da vacina contra a COVID-19 representa mais um marco em nossa trajetória. Estamos disponibilizando nossos melhores recursos em capacidade industrial, tecnologia e qualidade para este projeto, para que possamos cumprir o contrato com excelência e contribuir com o abastecimento do mercado latino-americano ”, afirmou o empresário.
Além disso, conforme o comunicado, a Pfizer e a BioNTech já produziram 1,3 bilhão de doses da vacina contra covid-19, e planejam entregar mais 3 bilhões de doses no total até o final deste ano.
No entanto, o comunicado não explica se o acordo entre as empresas permitirá ao Brasil que tenha mais vacinas disponíveis em 2022.
Fonte: G1.Globo | Uol | Eurofarma
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Governo Federal aplicará 3º dose da vacina contra covid-19 em 15 Setembro | SP começará no dia 6
- Eficácia das vacinas contra a variante Delta – Covid-19
- Senado aprova projeto que perdoa inadimplência de microempresas
- Quarentena em SP: Restrições de horários e capacidade chegam ao fim
- PRONAMPE prorrogado | 5 bilhões de reais é adicionado ao programa