O longo período de confinamento em que vivemos atualmente nos forçou a virtualizar a maior parte de nossa dinâmica diária. O mundo agora está sendo gerenciado digitalmente, por meio de telas. E a vista disso, a fadiga virtual durante a pandemia de covid-19 pode ser mais comum do que pensamos.
Todos os nossos processos de educação, processos de aquisição de informações, trabalho, reuniões de negócios, negociações com clientes e fornecedores e até mesmo reuniões de família e amigos estão agora sendo tratados por meio de sessões cansativas na frente de uma tela – às vezes várias telas.
A consequência direta dessa mudança de dinâmica tem sido o aumento das horas que passamos em frente às telas dos computadores e dispositivos móveis.
Estudos indicam mais tempo gastos em dispositivos eletrônicos
Segundo um estudo feito pela empresa de software RescueTime, durante os primeiros meses da quarentena global, as pessoas começaram a gastar quase uma hora adicional inteira em seus dispositivos desktop, contribuindo assim para a fadiga virtual durante a pandemia.
O desenvolvimento da plataforma de comunicação e reunião resultou em aumento no tempo. De acordo com suas descobertas, o tempo gasto em videochamadas cresceu 350%; nas redes sociais aumentou 200% e nas plataformas de entretenimento, como Netflix e YouTube, foi verificado um aumento de 200%.
SimilarWeb, dos Estados Unidos, e Multiópticas Screen Pollution, da Espanha, também contribuíram com dados valiosos para compreender mais a respeito da fadiga virtual durante a pandemia.
O primeiro estudou o uso do computador nos Estados Unidos, apontando que atingiu seu pico em abril, com níveis de uso 24% acima do previamente determinado antes da pandemia. Em junho, esse aumento foi superior a 14%, sendo esse crescimento influenciado pelo uso das redes sociais.
Já na segunda empresa (Espanha), em relação ao tempo de tela durante o confinamento, as pessoas podem passar em média até 14 horas em frente às telas por dia, o que equivale a um acréscimo de 30% no tempo em relação aos meses anteriores ao confinamento.
Dessa quantidade excessiva de horas que enfrentam os dispositivos, sejam eles móveis ou desktops, surge um cansaço virtual generalizado.
Essa saturação de informações provoca estados de cansaço físico, mental e emocional. E este efeito impõe uma nova tarefa para as pessoas; quebrar este ciclo e aprender a administrar o tempo diante das telas. A vista disso, confira algumas dicas para saber como lidar com a fadiga virtual durante a pandemia de Covid-19.
Técnicas de bloqueio de tempo
Agora, mais do que nunca, você deve usar uma técnica de bloqueio de tempo, ou alocação de tempo para evitar a fadiga virtual durante a pandemia.
Esta é uma das maneiras mais eficazes de gerenciar e aproveitar ao máximo seu tempo. Consiste em definir suas atividades prioritárias em frames de 15 a 30 minutos em sua agenda diária, dividindo assim suas atividades em blocos, ordenando sua agenda sem dispersar a produtividade.
Por exemplo, se você tiver uma reunião de equipe, determine a programação, com os horários de início e término. Se houver um bloco que você projetou para geração de clientes potenciais, reuniões de negociação ou encerramentos, atribua um prazo. E na mesma base, defina seus horários para atender chamadas.
Desta forma, você pode se concentrar, centralizar todas as suas energias e estar presente para cada atividade. Não fazer dessa maneira abre uma porta para interrupções e falta de produtividade.
Gerenciamento de atividades
Outra forma de conseguir combater a fadiga virtual durante a pandemia, é conseguir gerenciar todas as suas atividades, mantendo a eficiência e a produtividade como objetivo principal.
Suas reuniões devem ser concretas e diretas. Mesmo quando você está tentando quebrar o gelo com um cliente, é fundamental ser eficiente e produtivo.
Defina os horários e mude a dinâmica de sua equipe. Esteja à frente da agenda de trabalho e combine com o seu grupo para que eles participem com ideias e propostas claras. Isso certamente reduzirá o tempo das reuniões e produzirá melhores resultados.
Mini pausas
As minis pausas durante o dia é um ótimo aliado para combater a fadiga virtual durante a pandemia de covid-19.
Talvez você tenha tido uma longa reunião de planejamento de duas ou três horas. É válido levar algum tempo para se levantar, caminhar, respirar ar puro e beber um chá ou café. A ideia consiste em limpar sua mente, possivelmente absorvendo um pouco da luz do sol em um espaço aberto.
Lembre-se de que somos seres humanos e, como tal, nosso cérebro funciona melhor com picos de produtividade curtos em vez de períodos de concentração longos, prolongados e extenuantes.
Então, você acha que fazer intervalos de 30 segundos a cinco minutos pode melhorar sua capacidade mental? Definitivamente vale a pena tentar.
As vantagens dessa prática são manter o interesse pelas tarefas, estimular a resolução criativa de problemas e retornar às atividades com possibilidade de reavaliação do trabalho.
A partir dessas informações a respeito da fadiga virtual durante a pandemia e no seu dia a dia de trabalho, tente organizar o seu dia com base em blocos, sempre pensando em eficiência e produtividade, fazendo pequenas pausas. Desta forma, você não estará apenas descansando os olhos, mas também estimulando sua criatividade, sua concentração.
São pequenas mudanças rotineiras, mas acredite, vão significar grandes vantagens em seus resultados
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Como relaxar no tempo livre na pandemia de covid-19? Confira 4 dicas!
- Como apoiar e motivar os funcionários durante a pandemia de Covid-19?
- Empatia e inteligência emocional na pandemia: Veja a sua importância para os líderes
- Cultura da empresa durante a covid-19 – Veja os principais impactos
- Como evitar o burnout no home office: Veja 5 dicas fundamentais