Com cautela ainda necessária para evitar o aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI, decorrente da pandemia de covid-19, o Governo do estado de São Paulo decidiu prorrogar a fase de transição do Plano São Paulo até 15 de Julho.
Inicialmente, o período de restrições a atividades sociais e a transição para uma nova fase do Plano SP se encerraria em 30 de Junho. No entanto, segundo o governador de São Paulo – João Doria – a prorrogação deve-se aos índices ainda elevados de casos e óbitos pela Covid-19 em todo estado.
De acordo com os dados da Secretaria da Saúde do estado de SP (coletado em 23/06), a Grande São Paulo está com uma taxa de ocupação de leitos de UTI em 74,7%.
O governo informou que a última vez que esta taxa ficou nesse patamar foi em fevereiro deste ano – o que mostra, apesar dos números elevados, uma queda em meio ao avanço da vacinação. Já em todo o estado, a ocupação está em 78,9%
Para Patricia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico, a adoção das medidas de isolamento social tem mostrado resultados bem positivos, com a desaceleração da curva de casos de covid-19 e de internações, tanto nas enfermarias como em UTIs.
No entanto, apesar da taxa de ocupação de leitos de UTI ter diminuído um pouco, os casos aumentaram cerca de 31% na última semana em relação a anterior, passando de 13.482 para 17.662. Além disso, o número de óbitos está acima de 500 diariamente há 13 dias.
Como ficam as regras na fase atual do Plano SP?
Com a prorrogação da fase de transição do SP para 15 de Julho, as regras atuais permanecem as mesmas.
- Comércio, shoppings, restaurantes, salões e academias: estão autorizados a abrirem das 6h às 21h, respeitando a capacidade máxima de 40% do estabelecimento.
- Bares só pode funcionar na modalidade restaurante, seguindo as mesmas regras.
- Teletrabalho de serviços administrativos continua sendo obrigatório em todo estado.
- Parques municipais e estaduais podem abrir das 6h às 21h.
- Atividades culturais (museus, galerias e similares): estão autorizados a abrirem das 6h às 21h, com capacidade de 40%.
- Toque de recolher permanece das 21h às 5h.
- Igrejas e templos podem abrir, com capacidade máxima de 40% do estabelecimento.
- Escolas: por enquanto, podem abrir, com capacidade de 35%
Fonte: G1.Globo | Exame.com | InfoMoney
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Senado aprova MP que facilita acesso a crédito bancário na pandemia
- Formas de trabalhar na pandemia de covid-19: Principais tendências
- Fiocruz passará a produzir vacinas de Oxford integralmente no Brasil
- Capital de SP exigirá comprovante de residência para a vacinação contra covid-19
- Lei que prevê afastamento de grávidas durante a pandemia é sancionada