O início da pandemia de Covid-19 colocou líderes empresariais e organizacionais em situação de risco, ao contrário de qualquer outra coisa na memória recente. Mesmo se você estivesse acompanhando a história da propagação do vírus, as decisões governamentais de fechar certos setores da economia vieram com uma rapidez chocante. Muitos líderes empresariais tiveram que tomar decisões monumentais, em tempo real, além de elaborar planos de gerenciamento de crise na covid 19, tendo em vista o impacto sem precedentes que ocorreria.
No entanto, se a transição da sua organização para o novo normal não foi tranquila, não gaste muito tempo pensando no negativo. A maioria das decisões organizacionais não é perfeita – e aquelas tomadas rapidamente e em meio a uma emergência de saúde pública que induz ao pânico quase sempre exigirão alguns ajustes.
À medida que a crise avança, os líderes precisam aproveitar esta oportunidade notável para fazer uma pausa, reconhecer e de alguma forma registrar as lições aprendidas. Dessa maneira, confira algumas lições sobre gerenciamento de crise na covid 19, para ter em mente.
Se mantenha Informado
Se manter informado é essencial para o gerenciamento de crise na covid 19. Porém, você não pode se preparar para tudo. Não havia artigos sobre gestão de crises em tempos de pandemia, anteriormente.
A maioria dos líderes aconselha identificar potenciais desastres e preparar sua organização da melhor maneira possível para os casos eventuais, como desastres naturais, um revés de relações públicas ou até mesmo distúrbios civis, que tem sido um risco muito real para algumas empresas este ano.
Contudo, para uma pandemia que fecha uma economia relativamente saudável e deixa milhões de pessoas sem trabalho? Não havia nenhum manual para isso. Nada que tratasse sobre o gerenciamento de crise na covid 19, por exemplo.
Os líderes estavam essencialmente por conta própria para determinar o nível de risco de suas organizações e agir de forma rápida e adequada.
Ao mesmo tempo, no entanto, a crise de Covid-19 não ficou completamente despercebida. As preocupações com o vírus vinham crescendo nas notícias há semanas, e as autoridades de saúde pública vieram alertando líderes governamentais e empresariais há tempos sobre a possibilidade de uma pandemia.
Lição de gerenciamento de crise na covid 19 para lembrar: Fique por dentro das notícias, de olho no desenvolvimento de histórias que podem afetar sua organização e o setor. Discuta ameaças confiáveis com sua equipe de gerenciamento e consultores. Se houver consenso de que um plano de contingência é necessário, desenvolva um.
Quando chegar a hora, lidere
As crises causam confusão; é o que eles fazem. Quando ocorre uma catástrofe, você pode naturalmente querer pesquisar os detalhes, reunir-se com sua equipe de gerenciamento e decidir cuidadosamente o que fazer a seguir. Não há nada de errado com isso, mas tenha em mente que os líderes lideram.
Embora o acesso a informações precisas seja fundamental, tome cuidado com a possibilidade de que as próprias informações, que você está procurando para tomar uma boa decisão, possam impedi-lo de agir de forma decisiva.
Em outras palavras, a indecisão é algo contra o qual é necessário lutar ativamente. Se você gastar muito tempo reunindo dados e se preocupar muito em tomar a decisão errada, a situação pode evoluir tão rapidamente que você acaba não tomando nenhuma decisão – o que geralmente é pior.
Dessa maneira, para lidar com essa pressão, principalmente quando falamos sobre gerenciamento de crise na covid 19, é válido aplicar uma abordagem que muitos líderes vêm tomando, chamada de ciclo OODA.
Ciclo OODA
John Boyd, da força aérea dos EUA, que desenvolveu esse método, para ajudar os pilotos de caça a lidar com os combates repentinos e caóticos de vida ou morte que eles normalmente enfrentam em combate. Essas quatro letras significam:
- Observe: Reúna informações de fontes confiáveis e confiáveis.
- Oriente: Processe essas informações usando sua formação, treinamento e experiência como líder.
- Decida: tome uma decisão com base nos dois Os acima.
- Aja: Execute essa decisão usando diretrizes claras e concisas.
A razão pela qual é chamado de loop OODA é que o processo não termina aí. Depois de agir, você começa de novo observando as consequências de sua ação decisiva, orientando-se sobre como isso afetou a situação, e assim por diante.
Lição de gerenciamento de crise na covid 19 para lembrar: Seja aplicando o OODA ou algum outro método, escolha e desenvolva um processo para tomar decisões em uma crise e desempenhar seu papel como líder.
Pratique a comunicação compassiva
As crises tendem a criar um vácuo no qual a atenção de todos é atraída para a catástrofe em si. A capacidade dos funcionários de trabalhar normalmente e produtivamente é grandemente reduzida ou até mesmo incapacitada.
A liderança deve intervir para comunicar claramente o que está acontecendo. Não é fácil. Normalmente, há falta de informações precisas no início de uma crise, e você e sua equipe de gerenciamento de crise na covid 19 podem não ter tido tempo para desenvolver um plano de ação claro. No entanto, uma voz de liderança identificável e confiável é crítica.
Também importante é a regularidade da comunicação. Se os funcionários não ouvem de você com frequência e em intervalos previsíveis, o vácuo mencionado acima pode encontrar energia renovada e começar a puxar a mente das pessoas para ele. Iniciativas como atualizações diárias de e-mail e reuniões semanais ou quinzenais ajudam a fornecer aos trabalhadores uma direção clara e garantem que você e sua equipe estão trabalhando em soluções de gerenciamento de crise na covid 19.
Finalmente, é importante notar a importância da comunicação compassiva. Um líder que transmite o tom certo – uma voz carinhosa – suprimirá muitos dos medos infundados que surgem em tempos difíceis, e ajudará os funcionários a manter o foco em fazer o que puderem.
Enfatize regularmente que você se preocupa com o bem-estar dos funcionários, não apenas com a produtividade. Incentive-os a tirar o tempo de folga de que dispõem. Lembre-os de quaisquer benefícios de saúde mental que sua organização possa oferecer.
Lição de gerenciamento de crise na covid 19 para lembrar: Durante os tempos difíceis, todos nós tendemos a olhar para alguém que pode fornecer orientação e conforto. Um aspecto importante do trabalho de cada líder é desempenhar esse papel para os membros de sua equipe durante uma crise.
Preste bem atenção às suas lições
O gerenciamento de crise na covid 19 representa um dos maiores testes de liderança da história moderna. Reserve um momento para elogiar a si mesmo por enfrentar este desafio incrível, da melhor maneira possível quando ele se desenvolveu.
Ao reconhecer e seguir suas lições no futuro, você estará enriquecendo seu próprio conhecimento de liderança e, por sua vez, estará mais apto a contribuir para o sucesso de sua organização.
Fontes: Forbes.com
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