
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou nesta última sexta-feira (14/05), ter assinado o contrato para a aquisição de mais 100 milhões de imunizantes contra a covid-19, desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer com a alemã BioNTech.
O acordo com a Pfizer para a compra das vacinas é o 2º a ser assinado pelo governo brasileiro. O primeiro contrato também prevê 100 milhões de doses, que deverão ser entregues até o final de Setembro.
Com isso, a Pfizer entregará 200 milhões de doses ao governo brasileiro até o final de 2021, beneficiando dessa maneira 100 milhões de brasileiros, visto que a aplicação é em 2 doses. O Ministro da Saúde espera que toda a população adulta do país seja vacinada até o final do ano.
Cronograma de entregas de vacinas contra covid-19 no Brasil
O Ministério da Saúde já incluiu o novo lote de vacinas no cronograma de entrega de imunizantes contra a covid-19 em 2021. Dessa maneira, com a atualização do novo lote, o governo diz ter cerca de 662,9 milhões de doses contratadas.
Dentro das doses contratadas pelo governo federal, 20 milhões são da vacina indiana Covaxin e outras 10 milhões da vacina russa Sputnik V, ambas ainda pendentes no processo de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O governo federal também espera conseguir mais doses em 2021 do consórcio Covax Facility, liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Além disso, segundo Queiroga, o acordo de transferência de tecnologia entre a AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que prevê a produção 100% nacional da vacina contra covid-19, está em iminência de ser assinado.
Em relação às entregas da vacina no mês de Maio, o governo manteve o seu cronograma, de 33 milhões de doses. Para Junho, a estimativa é que sejam entregues 53 milhões de doses.
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Governo inicia a distribuição de vacinas da Pfizer aos estados
- Lei que prevê afastamento de grávidas durante a pandemia é sancionada
- Senado aprova projeto que torna o PRONAMPE permanente
- Como sair forte da crise de covid-19? Confira 8 estratégias essenciais
- Contratação de funcionários no pós pandemia deve crescer, diz pesquisa