De acordo com o Ministério da Saúde, o segundo lote de vacinas da Pfizer/BioNTech, contendo 1,12 milhão de doses contra a covid-19, já estão sendo distribuídos aos estados. O governo afirma que todos os estados, incluindo o Distrito Federal, receberão de forma proporcional e igualitária os imunizantes. Na semana passada, foi distribuído o primeiro lote com 1 milhão de doses da Pfizer.
As vacinas serão destinadas principalmente para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente.
Vale destacar que, segundo o décimo quinto informe técnico do Ministério da Saúde, o intervalo de aplicação da vacina da Pfizer será de 12 semanas.
Logística e distribuição de vacinas da Pfizer
A pasta afirma que a logística de distribuição das doses da Pfizer foi montada levando em consideração as condições de armazenamento recomendadas pela farmacêutica. Dessa forma, no Centro de Distribuição de vacinas do ministério, em Guarulhos, os imunizantes ficam armazenados a uma temperatura de -90ºC a -60ºC.
Ao serem distribuídas a todos os estados, as vacinas ficam expostas à temperatura de -20ºC. Já nas salas de vacinação, onde a refrigeração oscila entre +2ºC a +8ºC, as vacinas precisam ser aplicadas em até cinco dias, antes de perder o efeito.
Em nota, o Ministério da Saúde orienta que; “Neste momento, a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das 27 capitais brasileiras, de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir a aplicação da primeira e segunda doses com intervalo de 12 semanas entre uma e outra”.
A vacinação contra o novo coronavírus (covid-19) teve seu início no dia 18 de Janeiro. Até a data de hoje (11/05), contanto o novo lote encaminhado, foram destinadas ao País aproximadamente 75,4 milhões de imunizantes.
Fonte: InfoMoney
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Governo de São Paulo amplia horário para comércios e serviços | Novo grupo de vacinação também é anunciado
- SP irá vacinar pessoas com comorbidades e deficiências contra covid-19
- Como sair forte da crise de covid-19? Confira 8 estratégias essenciais
- Governo prevê 100 milhões de doses da Pfzier em 2022
- Estado de SP compra 30 milhões de doses da Coronavac