De acordo com o Governador de São Paulo – João Doria, foi anunciado no final do mês de maio protocolos para o setor privado aderirem ao incremento de testes do coronavírus.
Com a reabertura parcial do comércio e de outros serviços na cidade de São Paulo, Doria espera que haja uma adesão voluntária do setor privado para massificar a aplicação de testes segundo protocolos e orientações de saúde.
Além disso, as medidas também tem como objetivo orientar os gestores de empresas sobre a prevenção e monitoramento das condições de saúde de funcionários, colaboradores e fornecedores e da segurança dos clientes.
Segundo Doria, ele menciona que:
“Nesta fase de reabertura gradual da economia, o poder público pede e tem convicção de que terá o apoio da livre iniciativa na realização de testes em massa para ampliar a eficiência no enfrentamento da epidemia. O diagnóstico preciso é fundamental, como sempre destacam os cientistas e membros do comitê de saúde, para controlar e superar o coronavírus”
Protocolos foram planejados pela Vigilância em Saúde do Estado de SP
Os protocolos que visam orientar tais medidas foram elaborados pela Vigilância em Saúde do Estado de SP, para que as empresas sigam as recomendações sobre como aderir de forma voluntária à realização e periodicidade de testes.
O protocolo contém diretrizes e ações recomendadas para a prevenção, triagem, testagem e contenção dos casos.
Além disso, de acordo com o Governo do Estado de SP, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico apoiará as empresas nos contatos com a Secretaria de Saúde.
Em relação às prevenções, as empresas que possuem permissão para voltarem a ativa deverão reforçar as medidas de precaução da doença, divulgadas no Plano São Paulo, tais como:
- Distanciamento Social
- Uso de Máscaras
- Higiene das Mãos
- Limpeza do Ambiente de Trabalho
- Afastamento de Pessoas Sintomáticas
Quanto ao processo de triagem, as recomendações são que as empresas apliquem um questionário de monitoramento dos sintomas, que visem identificar pessoas com suspeitas de Covid-19, determinando dessa maneira o seu isolamento.
Na sequência, é solicitado a fase de testagem, com orientações sobre o tipo e funções de testes, fluxo de operacionalização, encaminhamentos e notificações dos casos.
Por fim, o protocolo também definiu a fase de contenção dos casos, com orientações sobre como comunicar os resultados dos testes para funcionários e a adoção posterior das medidas de contenção em caso de testes positivos na empresa.
Segundo a estratégia do Governo de São Paulo, com a adoção dos testes nas empresas, estas medidas irão colaborar no monitoramento a pandemia do Covid-19, somando aos 3,3 de milhões de testes que já foram adquiridos pelo Estado de SP.
Fonte: Governo de São Paulo – Site Oficial
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).