Devido ao aumento no número de casos de covid-19, o Governo do Estado de São Paulo suspendeu a ampliação do horário de funcionamento dos comércios, bem como o aumento da capacidade dos estabelecimentos, previstos a partir do dia 1º de Junho.
A chamada “Fase de Transição”, uma das etapas incluídas no Plano SP, teria como objetivo realizar uma abertura maior do comércio a partir do próximo mês. No entanto, as regras estabelecidas anteriormente não mudarão até o dia 14 de Junho.
A regra atual prevê que os estabelecimentos permaneçam abertos com capacidade de 40% entre as 6h e às 21h. O toque de recolher também fica mantido entre 21h a 5h da manhã. O teletrabalho para atividades administrativas não essenciais continua obrigatório. Diferentemente de como era adotado anteriormente, o governo de SP determinou todas as regras de forma única para todo o estado.
A flexibilização prevista a partir de 1º de Junho era de ampliar a capacidade para 60% e o horário de funcionamento dos comércios até as 22h.
No entanto, segundo Paulo Menezes, coordenador do comitê de saúde, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26/05), comenta que; “Nós tivemos essa avaliação de que não seria ainda o momento de poder avançar como havia sido pensado na semana anterior. Houve um aumento na incidência de casos. No de internações foi de forma mais discreta, e isso também já é bastante sugestivo como resultado do processo de vacinação. Nós temos insistido que temos uma circulação alta do vírus, então nós devemos retomar as atividades, mas com todas as medidas de segurança”.
A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado de SP está em 80%. Apesar de a média diária de novas internações em leitos de enfermaria e de UTI ter caído em abril, voltou a subir semana passada.
Plano SP – Fase de Transição: regras da quarentena válidas até o dia 14 de junho
- Comércio, shoppings, restaurantes, salões e academias: poderão permanecer abertos das 6h às 21h, com capacidade total de 40%
- Bares só poderão funcionar na modalidade restaurante, seguindo as mesmas regras
- Teletrabalho de serviços administrativos é obrigatório em todo o estado de SP
- Parques estaduais e municipais poderão abrir das 6h às 21h
- Atividades culturais (museus, galerias e similares): das 6h às 21h, com capacidade de 40%
- Toque de recolher das 21h às 5h
- Igrejas e templos podem abrir, com capacidade de 40%
- Escolas: regras ainda serão revisadas. Por enquanto, podem abrir, com capacidade de 35%
Fonte: Exame.com | Governo de São Paulo
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Governo federal fecha 2º contrato com a Pfizer; 200 milhões de doses são previstas para 2021
- Senado aprova projeto que torna o PRONAMPE permanente
- Lei que prevê afastamento de grávidas durante a pandemia é sancionada
- Como sair forte da crise de covid-19? Confira 8 estratégias essenciais
- Contratação de funcionários no pós pandemia deve crescer, diz pesquisa