
A hierarquia corporativa dita muitas coisas, desde o tamanho e a localização dos escritórios até onde alguém se senta à mesa da diretoria. As vozes no topo são as mais altas, e as boas ideias dos níveis mais baixos muitas vezes não recebem a atenção que merecem. No entanto, após o surgimento da Covid-19, a hierarquia corporativa durante a pandemia se tornou mais equalizada nas organizações, criando uma nova maneira de trabalhar.
Com isso, veio a feliz consequência não intencional de derrubar a hierarquia corporativa típica. Antes deixados de fora de conversas importantes porque “não tinham um assento à mesa”, mais funcionários agora têm uma plataforma para compartilhar suas ideias, experiências e perspectivas, oferecendo brilho oculto que está transformando as empresas de baixo para cima.
Não deveríamos fazer esse jogo para ser reconhecido
Uma das maiores oportunidades da pandemia de covid-19 foi desmantelar a hierarquia corporativa. A hierarquia na sala de reuniões, por exemplo, determina onde as pessoas se sentam de acordo com seu status percebido. Sentar em uma cadeira significa que você é importante. Sentar em outro lugar significa que suas opiniões não são tão valorizadas.
Há uma psicologia por trás desta hierarquia corporativa, e ela é até ensinada em workshops. Há empresários que já afirmaram ir a um workshop de presença executiva para “aprender” como entrar em uma sala e onde sentar-se em uma reunião para chamar a atenção da sala.
Mas a real dúvida é; existe um benefício para esta hierarquia corporativa? A resposta é não. É excessivamente orquestrado e não é autêntico. Ele desliga o feedback potencialmente revolucionário de funcionários menos reconhecidos. Produz exclusividade artificial, em vez de inclusão, e cria obstáculos na obtenção de um sentimento de pertencimento para todos os funcionários.
Não deveríamos fazer esses joguinhos para ser reconhecidos por nossos talentos, ética de trabalho e habilidades.
Benefícios da equalização da hierarquia corporativa durante a pandemia
Para se ter uma noção do quão importante está sendo essa equalização da hierarquia corporativa na pandemia de covid-19, confira alguns benefícios que muitas organizações estão tendo atualmente ao implementar essa idéia:
As reuniões onlines são o grande equalizador da hierarquia corporativa durante a pandemia
Nas reuniões online, todas as caixas têm o mesmo tamanho. Ninguém está trazendo café para o chefe ou sinalizando sutilmente seu status. Todos estão incluídos igualmente.
Na pandemia, a hierarquia corporativa da reunião foi igualada e agora todos têm o mesmo assento (quadrado) à mesa.
As vozes não ouvidas finalmente têm uma plataforma de suporte
Agora que a hierarquia corporativa durante a pandemia foi invertida, novas vozes estão sendo ouvidas – para um grande benefício tanto para os funcionários quanto para as organizações.
Grandes ideias podem vir dos lugares mais improváveis, e os funcionários que antes tinham vergonha de falar em grupo estão encontrando sua voz quando se sentem confortáveis em casa.
Isso está levando a novas ideias, novas perspectivas e contribuições valiosas que não estão mais sendo desafiadas pela hierarquia corporativa.
Os líderes estão lançando uma rede mais ampla de feedback
Quando as pessoas não estão fisicamente no escritório, cabe aos líderes chegar intencionalmente para obter feedback, e eles estão lançando uma rede mais ampla do que nunca.
Isso significa que eles estão trabalhando mais para coletar informações de pessoas que normalmente não teriam uma plataforma em um ambiente de escritório. Com a hierarquia corporativa equalizada durante a pandemia, ao ouvir novas vozes, os líderes são capazes de tomar decisões mais informadas porque têm uma imagem melhor dos processos internos e da cultura da empresa.
Autenticidade cria trabalho em equipe
O ambiente de escritório muitas vezes pode forçar os funcionários a se encaixarem em um molde aceito. Mas hoje, temos um vislumbre da vida real do funcionário no plano de fundo das reuniões virtuais. Podemos ver como eles decoram, conhecem seus animais de estimação, dizem “oi” para seus filhos, etc.
Ter uma visão do ambiente doméstico de um funcionário fornece muitos insights sobre quem ele realmente é por trás da fachada profissional. Conhecer nossos colegas como pessoas cria uma empatia e vínculos mais profundos que levam a um melhor trabalho em equipe.
Com a decadência da hierarquia corporativa durante a pandemia, as informações fluem mais livremente e a inovação evolui mais rapidamente quando as pessoas realmente se conhecem e se sentem seguras para ter conversas abertas e honestas.
Superando a síndrome de pertencimento no trabalho
Para funcionários remotos antes da pandemia, a “síndrome de pertencimento no trabalho” era uma doença dolorosa.
Para compreender melhor, tal síndrome é quando as pessoas que trabalham na sede de uma empresa são vistas como “privilegiadas”, enquanto os funcionários remotos ou escritórios satélite são “estranhas”. Pode parecer um desafio ser ouvido e se envolver no mesmo nível quando seu escritório parece estar fora do seu alcance.
No entanto, quando a pandemia de covid-19 surgiu, e a hierarquia corporativa foi sendo deixada de lado, essa síndrome foi equalizada. Agora, não importa onde você esteja no mundo, sua “caixa” nas reuniões online está lá com todos os outros.
Alguns empresários viram novos colaboradores “brilharem” em lugares que nunca esperariam, simplesmente porque eles foram elevados ao mesmo status de trabalhadores da sede por meio de trabalho remoto.
O sentimento de pertencimento criado quando os trabalhadores satélite são incluídos cria laços mais fortes dentro da equipe, aumentando as capacidades de trabalho em equipe e criando uma cultura empresarial mais ampla e positiva que é inclusiva para todos.
O que acontece com a equalização da hierarquia corporativa durante a pandemia quando todos nós voltarmos ao local de trabalho?
Com a vacina da Covid se espalhando lentamente pela população, não demorará muito até que tenhamos a opção de trabalhar internamente novamente.
Dessa maneira, o que podemos fazer para manter as partes boas de trabalhar remotamente quando estamos todos de volta ao escritório?
1. Considere que certas funções permaneçam remotas
Sem o estresse extra e o tempo longe de casa, muitos de seus funcionários provavelmente tiveram um desempenho mais alto durante a pandemia do que nunca. A vista disso, considere permitir que os trabalhadores permaneçam remotos ou projete uma força de trabalho híbrida.
2. Faça reuniões internas on-line
Não existe uma regra de que as reuniões devem acontecer em torno de uma mesa. Se você descobriu que suas reuniões funcionaram bem virtualmente e que todos tiveram voz igual durante elas, continue assim!
3. Continue solicitando novas vozes
Se você começou a fazer mais check-ins e pesquisas durante a pandemia, você já fez o trabalho de base para manter esta linha crítica de comunicação aberta assim que os trabalhadores retornarem ao escritório.
4. Abrace a vida real
Aprendemos mais sobre quem são nossos funcionários durante a pandemia do que no passado. Isso cria um maior senso de trabalho em equipe e camaradagem na equipe, o que promove uma cultura de trabalho mais saudável e maior inovação.
Faça um esforço para continuar conversando com sua equipe sobre a vida real: paternidade, hobbies, família e muito mais.
5. Alimente o sentimento de pertencimento
As pessoas trabalham melhor juntas quando sentem que pertencem ao grupo. A vista disso, crie oportunidades para os membros da sua equipe interagirem entre si e com a liderança em um nível pessoal.
De passeios divertidos para a empresa a projetos internos; quanto mais as pessoas de sua organização se conhecerem, mais se sentirão como “parte da equipe”.
Abrace as vitórias conquistas na pandemia
Mais importante do que nunca, as pessoas são a força por trás do seu sucesso. Por essa razão, tente implementar a equalização da hierarquia corporativa durante e após a pandemia de covid-19.
Além disso, não tenha medo de se agarrar às inovações positivas que sua empresa desenvolveu internamente durante a pandemia. Concentrando-se nas vitórias e conquistas da sua organização neste período, você pode preparar sua empresa para um sucesso ainda maior no longo prazo.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Benefícios e desafios do home-office na pandemia
- Bem-estar no trabalho durante a pandemia: Como incluir na sua empresa
- Ações de liderança na pandemia: Como melhorar as decisões na covid-19
- 3 dicas para ter maior resiliência no trabalho durante a pandemia
- Importância da inteligência emocional na pandemia de covid-19