Com o início da pandemia Covid-19, as diretrizes de distanciamento social e da quarentena forçaram muitas empresas a se adaptarem rapidamente para acordos de trabalho remoto, pelo menos parcialmente. Uma vez que os obstáculos iniciais foram superados, muitos trabalhadores adotaram esta flexibilidade e os líderes descobriram os benefícios do impacto do trabalho remoto nas finanças das empresas, como; custos indiretos reduzidos, grupos de candidatos mais amplos e maior satisfação dos funcionários.
Agora, muitas empresas expressaram a intenção de continuar oferecendo aos seus funcionários a opção de trabalhar em casa, pelo menos parte do tempo, mesmo depois que a pandemia tiver passado. Não há dúvida de que este novo paradigma causará mudanças no quadro financeiro das empresas, e é importante que os líderes saibam o que esperar.
A vista disso, para que você possa compreender ainda mais os impactos do trabalho remoto nas finanças das empresas, nove especialistas financeiros do Conselho de Finanças da Forbes explicam os efeitos que a cultura de equipes remotas terá no lado financeiro da administração de um negócio.
1. Reduzir os custos indiretos
Um dos primeiros impactos do trabalho remoto nas finanças das empresas que é possível observar, é em relação aos custos indiretos. As equipes remotas vieram para ficar e as organizações que já estavam se movendo nessa direção estão muito à frente de seus pares.
Embora o trabalho remoto esteja fazendo com que os funcionários lutem para equilibrar a vida pessoal, as empresas podem esperar que os custos indiretos diminuam à medida que a força de trabalho muda para uma solução mais permanente de trabalho em casa. Além disso, as eficiências aumentarão, levando a margens mais altas.
2. Um aumento geral nas despesas
As despesas podem aumentar. A maioria das organizações não está fechando seus escritórios, embora possam ter menos funcionários nesses escritórios.
As despesas com acesso à Internet, sistemas de computador e software agora estão sendo transferidas para os escritórios domésticos, e não eliminadas. Dessa maneira, é possível que as despesas com opções de trabalho em casa aumentarão substancialmente, mesmo que as despesas de escritório diminuam apenas ligeiramente.
3. Aumento dos custos do talento
Outro impacto do trabalho remoto nas finanças das empresas está relacionado aos custos de novos talentos.
Embora as reduções de custos relacionadas à diminuição do espaço de escritório, viagens e vantagens no local beneficiem os resultados financeiros, essas economias de custo podem ser dissolvidas pelo aumento dos custos com talentos.
A suposição anterior de que os centros de talentos significava funcionários mais caros enquanto você poderia obter “pechinchas” em outras áreas, provavelmente será desfeita pela competição de remuneração nacional (se não global) no novo mundo remoto.
4. Realocação do orçamento de despesas de escritório
As empresas irão realocar sua linha de orçamento de despesas do escritório. Isso porque os funcionários não passarão mais noites no escritório, assim as empresas não precisará pagar jantar ou um taxi/uber para casa.
A festa de fim de ano será menos cara do que nos anos anteriores. Pense em quanto dinheiro está sendo economizado apenas com café. No entanto, não deixe essa linha de orçamento cair a zero – é mais importante do que nunca investir em seus funcionários.
5. Poupança em despesas gerais, mas aumento nas despesas de TI
Apesar das empresas conseguirem economizar nas despesas gerais, outro impacto do trabalho remoto nas finanças das empresas é referente ao aumento nas despesas de TI.
Financeiramente, as empresas poderão economizar dinheiro em coisas como imóveis (escritórios), suprimentos, internet, etc. Com isso, à medida que a empresa cresce, seus custos não aumentam tanto com essas necessidades, já que podem ser utilizadas pelos funcionários em suas próprias casas e espaços de trabalho.
No entanto, a importância do TI aumentou consideravelmente devido à mudança para o trabalho remoto. Agora, as equipes de TI podem precisar de mais recursos devido ao aumento do risco de segurança digital.
6. Lucro e perdas mais “saudáveis”
Muitas empresas pensaram em expandir as suas localizações físicas antes da Covid-19. E aparentemente, esse pensamento se tornou bem mais acessível agora.
O índice de lucros e perdas parecerá muito mais saudável, uma vez que não teremos que tomar empréstimos para expandir nossas instalações, assinar aluguéis adicionais ou pagar despesas em vários escritórios.
Além disso, como estamos avaliando a adição de novos talentos neste mundo remoto, contratantes de meio período se tornaram uma opção.
7. Maior tempo para devolução de projetos faturáveis
É verdade que as empresas precisam de mais flexibilidade para avançar; no entanto, também aprendemos com a experiência prática que as equipes têm um desempenho melhor a longo prazo quando colaboramos ao vivo em tempo real.
Enquanto alguns podem inicialmente tirar proveito da estrutura de custo mais baixo do trabalho remoto, níveis diminuídos de produtividade, criatividade e eficiência ao longo do tempo significam que os projetos faturáveis demoram mais para ver o retorno.
8. Custos associados ao espaço de escritório não utilizado
Os custos referente ao espaço de escritório também é um dos impactos do trabalho remoto nas finanças das empresas.
Se você for capaz de manter a eficiência do trabalho, a redução do custo das acomodações de escritório necessárias que as equipes remotas trazem pode significar uma economia sem precedentes.
Dito isso, a superabundância de espaço de escritório não utilizado tem seus próprios custos. O reaproveitamento do espaço não utilizado e o gerenciamento de valores decrescentes de propriedades terão um impacto, mas pode ser mais benéfico do que parece imediatamente.
9. Aumento de gastos na cultura da empresa
Por fim, o aumento nos custos referente à cultura organizacional também é um dos impactos do trabalho remoto nas finanças das empresas.
As melhores equipes são construídas sobre uma base sólida da cultura da empresa e essa sinergia é o que ajudou a tornar a transição para o trabalho remoto perfeita.
No entanto, essa cultura foi construída dentro de um escritório. Você pode economizar espaço no escritório, mas certifique-se de realocar esse orçamento na construção de uma cultura que impulsione o desempenho de trabalho ideal e a sinergia da equipe.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: