Com notícias diárias sendo divulgadas constantemente aqui na Pardini e nos veículos de comunicação, compreendemos os diversos impactos da Covid nas empresas.
Enquanto alguns desses impactos são considerados de forma negativa nos negócios, como a dificuldades em obter clientes corporativos, outras empresas vêem como oportunidades para readequar os seus negócios, permanecendo relevantes ao longo do tempo, tendo em vista que, segundo a agência The Drum, 86% dos consumidores mudaram o seu comportamento devido a Covid-19
Levando em conta uma das teorias que diz que é necessário 21 dias para formar um hábito, certamente o comportamento de compra do consumidor mudou em relação ao que era no período antes da pandemia.
Dessa maneira, os impactos da Covid nas empresas podem ser facilmente observável e sentidos se levarmos em consideração essa mudança de postura.
Priorizando o universo digital
Um dos primeiros impactos da Covid nas empresas que foi possível analisar foi a necessidade das empresas marcarem presença significativa no universo digital.
A ideia de priorizar a marca no universo digital não é um conceito novo, mas devido a pandemia, ela se tornou fundamental para diversas empresas.
Segundo uma pesquisa do Sebrae-RJ, 27,4% das micros e pequenas empresas do RJ aderiram ao E-commerce devido a Covid.
Considerando que as pessoas ficaram em suas casas devido ao isolamento, não comparecendo nas lojas físicas para realizar determinada compra, elas tiveram que migrar para o universo digital, ficando consequentemente mais tempo conectado online.
Dessa maneira, ao sentir estes impactos da Covid nas empresas, os negócios passaram a realizar diversas ofertas online para tentar capturar esses consumidores, com diversas marcas se posicionando para criar experiências imersivas e totalmente online.
A abordagem de priorizar o universo digital é essencial para alcançar novos públicos e continuar a crescer com o seu negócio.
Maior demanda por vendas diretas ao consumidor
A venda direta para o consumidor também foi um dos impactos da Covid nas empresas.
Retirar o intermediário (por exemplo, lojas de departamento ou mercados on-line) permitiu que as empresas construíssem fortes relacionamentos com os clientes, enraizados em preços competitivos e na capacidade de adaptação.
O poder de adaptação das empresas de DTC (Direct-to-consumer) fez elas prosperarem na situação atual, tendo o menor dos impactos da Covid nas empresas.
Enquanto diversas empresas estão lutando para gerenciar cadeias de suprimentos complexas, as marcas DTC modificaram rapidamente as deles para continuar funcionando sem problemas.
As marcas DTC ganharam destaque durante a crise atual e continuarão a ter à medida que mais pessoas descobrirem os benefícios de ir direto a marca. A lealdade à marca que esses varejistas tendem a incutir nos clientes significa que essa demanda provavelmente continuará assim que a normalidade voltar.
Isso, por sua vez, pode forçar varejistas com extensas cadeias de suprimentos a revisar e refinar seus modelos para competir.
Novas formas de trabalho
A forma como diversas pessoas estão trabalhando atualmente também é um dos impactos da Covid nas empresas.
Boa parte das pessoas estão trabalhando de casa, seja Home-Office ou Teletrabalho, com salário reduzido ou licença devido a pandemia. No entanto, isso permitiu refletir o formato de como trabalhamos.
Segundo a agência The Drum, os longos dias no escritório e viagens “suadas” não eram tão essenciais quanto pensávamos, visto que uma quantidade considerável dos colaboradores acreditam estar bem equipados para trabalhar em casa.
E não são apenas os funcionários que estão refletindo sobre o formato de trabalho.
As empresas que estão atentas também estão descobrindo os benefícios de uma força de trabalho que pode desempenhar suas funções de qualquer lugar e a qualquer momento, comprovando que os impactos da covid nas empresas pode trazer algo bom para os negócios.
Do ponto de vista do recrutamento, o trabalho flexível se tornará um fator crucial na contratação e manutenção dos melhores talentos. Do ponto de vista da receita, uma cultura de trabalho flexível significa menos espaço no escritório e mais dinheiro economizado.
Foco no crescimento sustentável
Com os orçamentos reduzidos, muitos profissionais tiveram que repensar suas estratégias de aquisição e retenção de clientes.
Para muitas empresas, um anúncio de TV caro sem impacto rastreável não é mais uma opção. Em vez disso, os profissionais de marketing estão adotando canais menos tradicionais, mas mais mensuráveis.
Algumas marcas, de roupas por exemplo, oferecem descontos em suas mercadorias para mudar o estoque, no entanto, isso pode causar mais danos do que benefícios a longo prazo.
Antes da pandemia, 44% das empresas concentravam-se principalmente na aquisição de novos clientes, apesar de serem cinco vezes mais caras.
O clima atual levará mais profissionais de marketing a perceber o valor inexplorado de seus clientes existentes.
Em vez de reduzir as margens de lucro para adquirir clientes únicos, os profissionais de marketing devem se concentrar em estratégias de construção e retenção de clientes que se envolvam com clientes satisfeitos para obter resultados a longo prazo.
Marcas terão que ter personalidade
Por muito tempo, as marcas se “safaram” em simplesmente dizer as coisas certas apenas, no entanto, com os impactos da covid nas empresas, essa atitude deverá ser alterada.
As empresas que estão ajudando durante essa crise estão sendo notadas, recebendo muito mais atenção na imprensa e nas mídias sociais do que qualquer truque inteligente de marketing poderia conseguir.
A importância dos valores da marca é reiterada pela demonstração animada de apoio às empresas locais.
Isso reitera a importância da construção da marca no clima atual. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o dinheiro e consideram as marcas com as quais compram. As empresas que vivem com os valores com os quais os clientes se identificam prosperarão.
Preparando-se para o período pós covid
Por fim, um dos impactos da covid nas empresas que deve ser analisado é sobre como as empresas se adaptaram à situação atual, e quais dessas adaptações elas desejam desenvolver no futuro.
Apesar da pandemia não ter mudado as coisas para sempre, ela forçou as empresas a repensar suas ofertas e estratégias. Tendo em vista o cenário competitivo que emergirá após a pandemia, estratégias eficazes de longo prazo serão fundamentais para o sucesso da marca.
Dessa forma, para garantir que os consumidores se sintam prontos para retornar a comprar, as empresas precisam rever suas estratégias de aquisição e retenção de clientes.
Fonte: The drum
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