Seis meses após a crise do coronavírus, está claro que nossos métodos e espaços de trabalho estão mudando. Os impactos da pandemia no futuro do escritório é evidente. No entanto, embora a discussão a respeito da ideia de que o trabalho remoto é o futuro, e o escritório tradicional não existirá mais, há pessoas que não enxergam dessa maneira tão radical.
Segundo uma pesquisa realizada pela Mindspace (Empresa global de fornecimento de espaços flexíveis), mostra que, durante o período de isolamento social, parte dos entrevistados sentiram falta dos colegas ao redor.
Enquanto muitas grandes empresas de tecnologia atrasam a volta de seus escritórios até o ano que vem, o Facebook mudou todas as previsões sobre o futuro do trabalho remoto, no mês passado, quando anunciou a aquisição de um novo escritório de 730.000 pés quadrados.
A vista disso, os impactos da pandemia no futuro do escritório, vêm colocando em movimento uma série de tendências de design e arquitetura para locais de trabalho. É bem provável que a história se lembrará disso como um catalisador para mudanças, muitas das quais serão imensamente positivas. Dessa maneira, confira algumas dessas mudanças potenciais iminentes nos espaços que ocupamos no trabalho.
1. Sustentabilidade e bem-estar
Um dos primeiros impactos da pandemia no futuro do escritório, é relacionada a sustentabilidade e bem estar. Os seres humanos hoje passam muito tempo dentro de casa, e muito do nosso ambiente é hostil e antinatural.
Se há uma fresta de esperança para toda esta doença, é que toda a comunidade global se tornou mais voltada para a saúde e o bem-estar; e agora há um entendimento implícito de que precisamos proteger nossos pulmões e nosso sistema imunológico, bem como praticar a vigilância contra a próxima ameaça à saúde, para assim evitar uma repetição deste ano catastrófico.
A vista disso, os nossos locais de trabalho irão se adaptar a essa nova consciência. A ideia de bem-estar, que já estava ganhando força entre as empresas, na forma de aulas de ioga, salas de meditação e opções saudáveis de nutrição no local; tornou-se um chavão desde os anos 1980. As empresas perceberam que, se ajudassem seus funcionários a se manterem saudáveis, poderia reduzir seus próprios gastos financeiros, em termos de custos de saúde, aumentar a retenção de funcionários e aumentar a motivação e a produtividade da força de trabalho.
Contudo, tais impactos da pandemia no futuro do escritório, como o bem-estar, significará algo mais envolvente. Possivelmente, sistemas de filtragem de ar serão instalados ou substituídos para garantir que o ar que entra e sai dos pulmões dos funcionários esteja livre de vírus e contaminantes.
As duras luzes de LED dos escritórios tradicionais, serão substituídas por luzes biocêntricas ou de comprimento de onda azul, que melhor imitam os sinais naturais do dia a dia. E as diretrizes sobre os níveis de ar fresco ou purificado nos locais de trabalho serão mais restritas.
2. Corredores e deslocamentos diários sem toque
Outra tendência que está surgindo devido aos impactos da pandemia no futuro do escritório, é relacionado ao locais que não precisam de contatos. Podemos até higienizar o local de trabalho e torná-lo um casulo seguro, mas e os contatos dentro do local? E quanto aos corredores que os funcionários devem descer, os elevadores que devem usar e até mesmo a questão de seus deslocamentos?
O futuro local de trabalho poderá ser marcado por uma série de corredores sem toque e sem contato, todos projetados para mover os trabalhadores para dentro e para fora das bolhas, higienizadas com pouco risco de contágio e contaminação.
Mesmo depois que uma vacina para Covid-19 for desenvolvida, e a ameaça iminente for reduzida, o nível de consciência sobre espaços compartilhados, transmissão de germes e a urgência de higienização permanecerá. Nossa cultura, nesse sentido, mudou irrevogavelmente.
Outros impactos da pandemia que também pode surgir, é referente ao deslocamento até o escritório. As formas de carona solidária podem se tornar mais comuns no trajeto para o trabalho, com minivans compartilhadas pegando os funcionários em suas casas, deixando na porta do escritório, e retornando às suas residências à noite.
Passarelas, corredores e espaços comuns serão projetados com dimensões mais amplas para eliminar a superlotação, e o potencial para novas tecnologias sem toque – que podem ser capazes de escanear testas em busca de febre, selecionar um andar de elevador e até abrir portas – não deve ser subestimado.
3. Flexibilidade como chave fundamental
Outro ponto de destaque sobre os impactos da pandemia no futuro do escritório, é relacionado a flexibilidade. Se a pandemia nos ensinou alguma coisa, é que os planos devem ser adaptados com frequência. Como o futuro do trabalho permanece obscuro e incerto, horários e espaços de trabalho flexíveis terão uma demanda crescente.
Segundo um relatório recente da empresa Cushman e Wakefield (empresa global de serviços imobiliários comerciais), o local de trabalho pós-pandemia não será um prédio alto e estático, mas sim um ecossistema de locais e experiências, trabalhando em conjunto para fornecer a conveniência, apoio e bem-estar aos funcionários.
E vale destacar, tal modelo de escritório, fornecerá não apenas um espaço físico para trabalharmos juntos, mas um local para fortalecer as conexões culturais, estabelecer vínculos com clientes e colegas e impulsionar a criatividade e a inovação.
E sem nenhuma surpresa, a flexibilidade estará na raiz de tudo isso. Os trabalhadores não abrirão mão da capacidade de controlar seus próprios horários; e os gerentes e locadores compreenderão que, para manter a limpeza, a distância social, a higienização e os custos baixos, horários flexíveis são a chave.
Mudanças no design do escritório e frequência de higienização
Tais impactos da pandemia no futuro do escritório, também poderá se manifestar no design e na arquitetura, com edifícios de menor porte e menos andares, substituindo os arranha-céus que vemos em cidades grandes, especialmente aquelas com pequenos elevadores e sistemas de ventilação que rangem.
Essa mudança permitirá espaços de trabalho de uso misto, nos quais os funcionários entram e saem, mantendo o tamanho dos grupos pequenos para o trabalho pessoal, ao mesmo tempo que mantém as amplas conexões e laços sociais de um escritório físico.
Também podemos esperar flexibilidade na maneira como a limpeza, a higiene e a gestão do escritório são feitas, porque com um desejo maior de limpeza, os espaços compartilhados podem distribuir os custos de limpezas profundas e constantes. Essa mudança será apoiada por tecnologia, na forma de banheiros inteligentes, monitores de qualidade do ar e sistemas de filtragem automatizados.
À medida que a pandemia de coronavírus se arrasta, fica claro que nem os funcionários nem os gerentes estão prontos para abrir mão do espaço físico do escritório em breve. A cultura do escritório promove elementos críticos da vida empresarial, desde a colaboração dos funcionários e engajamento social até as promoções da equipe, e certamente sobreviverá a esta crise.
E para sobreviver, você deve simplesmente se adaptar. Esses três pontos-chave referente aos impactos da pandemia no futuro do escritório, apenas nos mostram como essa adaptação pode funcionar.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: