Grandes empresas do mercado Brasileiro destacaram que, a inovação durante a pandemia covid foi de suma importância para sobreviverem e encararem esta crise. De acordo com a transmissão realizada ao vivo, no dia 30/06 – referente ao movimento #VamosViraroJogo
A discussão do tema sobre a inovação durante a pandemia covid reuniu empresas como, Sergio Leite, CEO da Usiminas; Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin; Pedro Batista, CEO da Prevent Senior; Vittorio Danesi, CEO da Simpress; e Fábio Matias, VP Sênior da Zenvia.
Além de discutirem a respeito do tema, os representantes de cada empresas também trouxeram cases para mostrar como a digitalização, a aproximação com startup e ações de saúde emocional ajudaram os negócios a enfrentarem a crise causada pela Covid-19.
Confira abaixo um dos trechos dos cases apresentados por cada um dos empresários relacionado à inovação durante a pandemia covid:
Usiminas
Segundo o CEO da Companhia – Sérgio Leite, para acelerar processos e diminuir gastos envolvendo a contratação de frete internacional, a aproximação com as startups nos últimos anos foi de fundamental importância.
Sérgio destaca que, no final de 2019, a empresa adotou uma tecnologia que automatiza esse processo, reduzindo o tempo gasto na contratação de semanas para segundos. Dessa forma, na visão do CEO, a pandemia trouxe à tona a questão da digitalização de forma muito acelerada, e esta inovação durante a pandemia foi importante.
“Estar pronto, foi uma economia de tempo e dinheiro. Esperamos economizar R$ 300 mil somente neste processo.”
Zenvia
Para a Zenvia, empresa especializada em automatização de processos de atendimento ao cliente, a inovação durante a pandemia realizada foi abrir as portas dos seus negócios para outros empresários.
Segundo Fábio Matias, VP Sênior da companhia, a empresa liberou as soluções de atendimento ao cliente para pequenas e médias empresas afetadas pela crise do novo coronavírus.
“Foi uma forma de ajudar outros empresários a se adequarem à digitalização ‘forçada’ dos seus clientes.” Outra ação foi criar chatbots usando inteligência artificial para secretarias de saúde do país. “O objetivo foi diminuir o risco de contaminação de covid-19 da população.”
Simpress
Para o CEO da empresa – Vittorio Danesi, ao ver cerca de dois mil funcionários espalhados pelo país trabalhando remotamente, uma das primeiras atitudes foi aderir ao Movimento Não Demita, para que não precisasse realizar cortes para manter a operação.
A outra atitude relacionada a inovação durante a pandemia foi olhar para a saúde emocional dos seus colaboradores. Dessa forma, pensando nisso, a Simpress promoveu digitalmente ações de saúde mental para os funcionários e para os líderes.
“Criamos uma pesquisa interna para descobrir quais eram os desafios do nosso time. A ideia foi levantar o moral e ajudar a empresa a encontrar uma luz no fim do túnel.”
Prevent Senior
Para Pedro Batista, CEO da companhia, o período vivenciado na crise não foi fácil. Com mais de 500 mil clientes e com média de idade de 68 anos, o CEO define que a empresa como o “público-alvo” da pandemia.
Após o primeiro choque, a inovação durante a pandemia adotada pela Prevent Senior foi olhar para a telemedicina a fim de encontrar apoio para os pacientes, e também para os colaboradores.
Para tirar o sistema do papel, a empresa precisou fechar parceria com outras companhias. No entanto, a ideia de promover consultas em vídeo foi uma forma de diminuir os riscos de contaminação dentro dos hospitais da rede.
Além disso, Pedro Batista também comenta que esta solução serviu para treinar os mais de 10 mil funcionários da empresa durante a pandemia.
Outro exemplo citado pelo executivo foi a criação de grupos de conversa entre pacientes. São grupos formados digitalmente, que contam com a presença de atores e músicos.
Pedro Batista comenta que: “Foi uma forma que encontramos para promover a união.”
Para assistir a transmissão completa sobre o tema de inovação durante a pandemia, acesse o link: #VamosVirarOJogo – Destaques da 2ª Rodada
Fonte: Época Negócios
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