Com o trabalho totalmente virtual, a integração de novos colaboradores durante a pandemia covid se tornou um desafio maior para empregadores e funcionários.
Uma startup de transcrição de IA chamada Trint (empresa americana) descobriu maneiras de superar as distâncias e as falhas de comunicação decorrentes da integração. Desde a quarentena, a empresa já contratou 12 novos funcionários.
Segundo o CEO da Trint, Jeff Kofman, ao questionar como eles estavam lidando com a integração de novos colaboradores durante a pandemia covid, Kofman destacou uma regra simples: Tratar os novos funcionários como se estivesse se apaixonando.
Com base nessa regra, Kofman comenta que, para que o relacionamento e a integração de novos colaboradores durante a pandemia covid seja perfeita, é necessário seguir algumas etapas importantes, como:
1- Se comunicar sempre que for possível
Após o estágio inicial de “flerte”, que é a fase de recrutamento, surge a etapa de “se apaixonar” ou a integração.
Segundo Kofman, caso o empresário realize uma oferta de emprego e logo após se esqueça desse novo funcionário, a possibilidade de que eles se sintam inseguros e instáveis no novo emprego são altas.
Para contornar essa situação, Kofman recomenda permanecer em contato constante com os funcionários, desde o momento em que é feito a oferta de emprego, até a integração do RH e atividades de boas-vindas para o colaborador participar antes da data real de início.
2- Dê mais atenção aos novos colaboradores
Outra forma de realizar a integração de novos colaboradores durante a pandemia covid é dando atenção logo no início do trabalho.
Em sua empresa, Kofman diz que realiza agendamentos de ligações com cada novo contratado, se colocando à sua disposição durante as primeiras semanas.
Dessa forma, Kofman esclarece que essa atitude é importante, pois mostra aos funcionários que você valoriza e cuida deles, além de indicar que você deseja investir tempo para estabelecer o relacionamento para o sucesso futuro.
“Ofereça assistência no começo para deixar seus funcionários à vontade e mostre que você está aqui para obter apoio emocional e profissional. Inclua-os em atividades de formação de equipe, como happy hours ou reuniões criativas, mesmo nos primeiros dias.” diz Kofman.
3- Cumpra suas promessas
Por fim, para que a integração de novos colaboradores durante a pandemia covid seja ótima, é necessário lembrar de cumprir as promessas feitas na fase de recrutamento.
Aproveite estas primeiras semanas importantes para mostrar que sua empresa é tão boa quanto você anunciava durante a entrevista. Se caso tenha mencionado que havia oportunidades para desenvolver habilidades, dê a seus novos contratados acesso a esses recursos.
Seja consistente e cumpra o que prometeu. Como Kofman destaca: “Novos contratados estão arriscando seu futuro com você. Você quer começar o relacionamento de uma maneira que crie confiança, não arrependimento. ”
Fontes: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).