A crise de covid-19 certamente colocou todas as habilidades de liderança à prova, não importando o tamanho da empresa, seja ela grande ou pequena. E por mais que tais experiências sejam difíceis de se lidar, elas trazem valiosas lições de liderança na pandemia.
Afinal, são momentos como este que ajudam a preparar e ensinar os empresários a superar as crises e recessões, que são situações geralmente intrínsecas ao dia a dia dos proprietários de negócios.
Portanto, para colaborar com os ensinamentos decorrentes desta crise, confira as 3 principais lições de liderança na pandemia de covid-19, que ajudam a manter uma empresa firme e também a planejar o futuro.
1. Aprecie sua equipe
Ficar de olho no bem-estar de sua equipe sempre foi importante, mas a crise de Covid-19 destacou ainda mais essa necessidade. É uma das maiores lições de liderança na pandemia – durante uma crise ou não, um líder deve guiar seus companheiros de equipe por meio da compaixão.
O núcleo de cada empresa são as pessoas. Nós nos esforçamos tanto para realizar as coisas que às vezes tendemos a esquecer que as pessoas as realizam. Um bom líder reservará tempo não apenas para ver se os prazos são cumpridos, mas também se os desafios relacionados ao trabalho estão afetando o bem-estar da equipe.
A situação atual de ficar em casa aumentou as taxas de burnout, portanto, check-ins regulares e conversas on-line são essenciais. Essa é uma boa maneira de conhecer melhor sua equipe e melhorar a forma como colaboramos. Quando estamos bem descansados e nos sentimos valorizados, nos tornamos mais motivados e resilientes.
Realizar diferentes desafios relacionados ao condicionamento físico para manter a equipe engajada e com energia também é uma boa ideia. Incluir tarefas divertidas na empresa sobre o autocuidado, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de todos se sentirem bem e se divertirem.
Tarefas como “fazer o exercício de prancha por um minuto todos os dias durante uma semana”, “elogiar alguém” ou “escrever 5 coisas pelas quais você é grato” são tarefas simples e que podem rapidamente se tornar viciantes. “
2. Trabalhe em suas habilidades de comunicação
Uma das lições de liderança na pandemia que também é importante é em relação às habilidades de comunicação.
A menor falha de comunicação pode levar a grandes contratempos. Por exemplo, quando você está explicando algo para a equipe; tudo na sua cabeça faz sentido, mas elas saem como o caos de palavras.
Portanto, para evitar um desastroso “jogo de telefone”, tente manter as discussões até que todos tenham certeza de que estão na mesma página. Fazer perguntas e reformular as declarações é importante não apenas durante as reuniões, mas também em e-mails e bate-papos.
Mais importante, tente dar o exemplo. Como líder da equipe, seja o primeiro a perguntar se tudo está claro; se não, supere a estranheza de fazer uma pergunta ‘idiota’. Perguntas ‘idiotas’ nunca são realmente idiotas, mas se transformam em pedras de tropeço quando não são feitas.
Outra maneira de trabalhar as habilidades de comunicação, é receber feedback de sua equipe sobre tarefas, práticas de colaboração e possíveis falhas de comunicação. Assim, é possível marcar uma reunião e discuti-las sobre os pontos a melhorar, para garantir que não repita os mesmos erros.
Uma das maiores lições de liderança na pandemia até agora foi que, se o projeto de sua ideia não estiver claro, permanecerá apenas isso – uma ideia. É por isso que ter um plano claro é mais importante do que ter um grande plano.
3. Esteja pronto para se ajustar
Por fim, estar preparado para se adaptar e/ou se ajustar também é uma das principais lições de liderança na pandemia de covid-19.
Apagar incêndios relacionados à Covid-19 leva tempo, mas não deixe as metas de longo prazo de lado. Lembrar do que se trata o seu negócio e por que ele foi iniciado é o que o ajudará a superar os momentos difíceis.
Sabemos que você está fazendo o que pode para corresponder às expectativas dos clientes e oferecer a qualidade da qual eles podem se orgulhar. Porém, para fornecer um bom serviço a longo prazo, você precisa ser capaz de se adaptar a tudo o que for lançado contra você.
Por exemplo, quando a pandemia começou, muitas empresas priorizaram imediatamente a segurança dos funcionários. Muitos seguiram todas as diretrizes de saúde, fornecendo máscaras faciais às equipes e organizando os testes de Covid-19 conforme necessário.
Quem realizou esse rápido ajuste recebeu muitos comentários positivos dos funcionários sobre como lidaram com a situação. Em troca, os empresários notaram que a resiliência e a flexibilidade poderiam fazer superar ainda mais desafios, estando numa crise ou não. Trabalhar com esse senso de propósito compartilhado é, na falta de uma palavra melhor, contagiante. Não há melhor sensação do que ter toda a equipe pensando em sincronia.
Guiar uma equipe e ajudar seu negócio a progredir nem sempre é fácil, mas é algo que muitos de nós optamos por fazer. Portanto, enquanto estamos aqui, vamos ser transparentes, ter a mente aberta e ser gentis. Adote as lições de liderança na pandemia de covid-19 e veja a diferença na sua empresa em um futuro próximo.
Fonte: Forbes.com
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