Certamente, o ano de 2020 foi totalmente inesperado. Mesmo os planos mais bem elaborados que as organizações fizeram no início do ano foram completamente desviados quando a crise de covid-19 impactou o mundo. No entanto, apesar do impacto, boa parte dos líderes empresariais durante a pandemia tiraram proveito desse período, aprendendo lições valiosas para pôr em prática em 2021.
A volatilidade enfrentada em 2020 trouxe uma incerteza contínua a respeito da trajetória dos planos para o ano de 2021, deixando algumas organizações sem saber qual caminho seguir.
Dessa maneira, para ajudar os líderes empresariais durante a pandemia de covid-19, veja abaixo as 3 principais lições aprendidas, que todos devem saber.
Lição nº 1: Não há como voltar ao ‘normal’
Uma das primeiras lições que os líderes empresariais durante a pandemia devem ter em mente, é em relação às mudanças feitas neste período, que não terá como voltar ao que era antes. A adoção de uma mentalidade digital tem sido fundamental para as empresas que trabalham para enfrentar a crise de covid-19.
Quanto mais rápido as empresas e os indivíduos que as lideram começaram a operar sob a premissa de que “voltar ao normal” não aconteceria tão cedo, mais rápido eles foram capazes de se adaptar para fazer negócios em um rápido ambiente em evolução e em constante mudança.
Com tantas coisas desconhecidas no início da Covid-19, muitas empresas compreensivelmente optaram por “esperar” em vez de fazer grandes mudanças. No entanto, um momento de definição chegou quando ficou claro que as coisas estavam mudando significativamente no futuro próximo e além.
Os líderes empresariais que foram capazes de reconhecer e saber isso desde o início, passaram a agir de forma decisiva em resposta às mudanças, e começaram a desenvolver uma mentalidade digital, sendo capazes de posicionar melhor suas organizações para o sucesso.
Aqueles que fizeram isso com sucesso, conseguiram se concentrar em como seus negócios podem ter um desempenho ótimo neste novo ambiente, em vez de esperar que as coisas voltem a ser como eram.
Lição nº 2: o comércio digital chegou
Outra lição que os líderes empresariais durante a pandemia devem obrigatoriamente saber, é em relação a ampla adoção do e-commerce.
Segundo a McKinsey (líder mundial no mercado de consultoria empresarial), informou em uma pesquisa que o comércio eletrônico teve 10 anos de crescimento em apenas 90 dias.
Em outra pesquisa separada da McKinsey, foi apontado que 92% das empresas acreditavam que seus modelos de negócios precisavam se adaptar para acomodar a digitalização antes mesmo da Covid-19.
É claro que, embora os negócios já estivessem se movendo nessa direção, a pandemia acelerou significativamente a transformação digital. Ainda hoje, no início de 2021, a trajetória da Covid-19 é imprevisível. É mais necessário do que nunca que as empresas estejam totalmente operacionais online.
Nesse sentido, também é fundamental entender que seu cliente não desapareceu. Suas necessidades ainda existem. As pessoas ainda comem e compram utensílios domésticos.
As empresas ainda precisam de seus fornecedores para produzir esses bens. De bancos a hospitais, organizações em todos os setores ainda dependem de seus parceiros de software para manter sistemas de back-end essenciais. Quer você seja uma empresa B2B ou B2C, seus clientes ainda estão lá e precisam ser atendidos; eles estão apenas em uma época e lugar diferentes do que eram há um ano.
Para esse fim, embora nenhum negócio tenha sido deixado completamente ileso pela Covid-19, alguns estão se saindo melhor do que outros. Por exemplo, no momento, as empresas com plataformas e mercados online – ou aquelas que neles atuam – geralmente estão tendo sucesso porque estão mais bem posicionadas para atender aos consumidores no clima atual.
Lição nº 3: A incerteza é a única coisa com a qual você pode contar
Por fim, a última lição que os líderes empresariais durante a pandemia precisam compreender, é que nada é certo atualmente, mas é necessário seguir em frente.
A única certeza que temos atualmente é que tudo irá permanecer incerto nos próximos meses. Os planos de contingência devem ter seus próprios planos de contingência, e a capacidade de ser ágil será extremamente importante à medida que avançamos em 2021 e além.
Promover uma mentalidade de startup enxuta em uma organização é fundamental, pois vimos o quão importante é para as empresas serem capazes de mudarem rapidamente com as alterações nas condições do mercado.
Para começar a colocar isso em prática, analise a totalidade das cadeias de valor e suprimentos de sua empresa. Quanta modularidade e capacidade de mudança existe em seus processos? E como a tecnologia pode apoiar sua capacidade de fazer essas coisas?
Em todos os setores e em organizações B2B e B2C, as pilhas de tecnologia dos líderes de negócios precisam ser construídas com escalabilidade e elasticidade em mente, para que as operações possam aumentar ou diminuir com base em fatores e cenários externos.
É difícil planejar o ano de 2021 quando ainda estamos lutando com a Covid-19. No entanto, ao priorizar os sistemas e a tecnologia que permitirão que suas organizações funcionem rapidamente, bem como atender às necessidades e preferências em evolução de seus clientes, os líderes empresariais durante a pandemia poderão colocar suas organizações na melhor posição possível para ter sucesso.
Fonte: Forbes.com
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