Já faz um ano que nossas vidas mudaram da noite para o dia. A maioria de nós passou de trabalhar em escritórios para trabalhar em casa, de forma improvisada, seja na cozinha, no sofá ou em outro lugar confortável. Com a compreensão nítida de que a mudança era necessária e urgente em todas as áreas de nossas vidas, tivemos que nos adaptar e mudar. E como comunicadores, a Covid-19 também impactou nossas funções. Porém, as lições da pandemia para os comunicadores foram diversas.
Normalmente, somos treinados para nos preparar para uma crise: ter planos de contingência e porta-vozes prontos para entrar em ação. Mas a maioria de nós nunca enfrentou um desafio dessa magnitude como a crise de covid-19.
Enquanto em alguns dias, contávamos histórias para levantar o ânimo, nos outros, tivemos que anunciar comunicados amargos. Porém, todos os dias, aprendíamos algo novo sobre como nos comunicar com eficácia durante os momentos mais difíceis – e por que trabalhar em equipe unificada é tão importante.
A vista disso, confira algumas das lições da pandemia para os comunicadores, que nos ensinaram a como enfrentar uma grande crise:
Prepare um plano de backup para o seu plano de backup
Uma das lições que a pandemia ensinou para os comunicadores é preparar um plano de backup para o plano de backup. Pode parecer redundante no primeiro momento, mas é isso mesmo.
Algumas crises podem ser resolvidas no momento. Comunicações eficazes podem ajudar a apagar incêndios sem a necessidade de intervenções em grande escala. No entanto, a Covid-19 nos mostrou que temos que estar preparados para mudanças imensas a qualquer momento.
Durante a pandemia, os consumidores não precisaram se preocupar onde o papel higiênico era feito, e a empresa de papel higiênico não se preocupou com a origem de seu fornecedor de paletes. De repente, tudo mudou, e passou a ser apenas material agora. As empresas tiveram que investigar os fornecedores dos fornecedores e criar mensagens de curto prazo voltadas para o consumidor sobre disponibilidade e preço.
Como profissionais de comunicação, podemos ajudar nossos negócios a girar, garantindo que temos linhas de comunicação abertas com cada um de nossos fornecedores e parceiros.
Os fornecedores podem ficar offline por um período de tempo por causa de um surto, ou a extrema pressão sobre as transportadoras pode significar que nossas remessas demorem mais para chegar às lojas, o que nos forçaria a solicitar materiais rapidamente de outro parceiro.
Ao construir relacionamentos com nossas contrapartes em todos os principais parceiros dentro do ecossistema de nossa empresa, podemos garantir que a necessidade de um plano de backup não nos pegará de surpresa. Em vez disso, estaremos mais bem preparados para fazer declarações conjuntas ou responder a perguntas de partes interessadas internas e externas em relação a quaisquer mudanças nas operações ou cumprimento.
Lidere com empatia
A empatia nas lideranças também se mostrou uma das lições essenciais da pandemia para os comunicadores.
Seja comunicando com funcionários ou clientes, as empresas tiveram que adotar um tom consideravelmente diferente no início da pandemia e continuar a fazê-lo hoje. As semanas e meses após os primeiros bloqueios exigiram postagens em plataformas como LinkedIn, Facebook e Twitter que tivessem uma abordagem mais empática, além de abrir um diálogo com os seguidores, ouvir seus desafios e fornecer feedback o mais rápido possível.
E acredite: clientes e investidores estavam prestando atenção em como as empresas responderam e se comunicaram durante a crise.
Os departamentos de comunicação também tiveram que permitir que a empatia conduzisse suas iniciativas internas e abordar suas conversas com os funcionários como diálogos de mão dupla.
Como nenhuma empresa sabia quanto tempo levaria até que pudesse retornar ao escritório, as equipes de comunicação precisavam permanecer em contato constante com todos os funcionários e avaliar seus níveis de conforto com retornos em fases, mantendo-os engajados e atualizados sobre a estratégia da empresa para navegar a pandemia.
Fazer isso com empatia e sinceridade ajuda muito a estabelecer sua marca como empregador preferido.
Abrace a mudança: os outros estão olhando para você
Uma das lições da pandemia para os comunicadores que também se mostrou essencial, é se adaptar e abraçar a mudança.
A nossa nova realidade colocou em foco o que estamos perdendo atualmente: a interação face a face. Muitos empregados iam até a sala de determinada pessoa para conversar e resolver uma situação. Porém, agora as agendas de todos estão tão inundadas com reuniões que muitas vezes não é mais possível nem mesmo “pegar o telefone e ligar”. A comunicação parece muito menos orgânica.
Como comunicadores, no entanto, não podemos nos dar ao luxo de nos acomodar em um ambiente remoto. A empresa espera que ajudemos os funcionários a se ajustarem e encontrarem maneiras de serem igualmente produtivos, mesmo sem uma presença física.
Em algumas empresas, muitas equipes trabalharam em estreita colaboração com a liderança sênior para desenvolver mensagens de vídeo, oferecer treinamento nos melhores pontos de apresentações remotas e atualizar a infraestrutura de vídeo.
Boa parte dessas empresas não sabiam tudo sobre a pandemia, mas deixaram claro que a equipe de comunicação precisava aprender e se adaptar rapidamente, sendo mais criativa do que nunca.
Conclusão: a colaboração nos ajuda a enfrentar uma crise
Por fim, uma das lições da pandemia para os comunicadores que não pode ser esquecida, é referente a colaboração e a unificação da equipe para enfrentar uma crise.
Colocar essas três lições em ação requer uma equipe ágil, unificada e de mente aberta. A preparação de um plano de backup exige que cada um de nós aproveite nossa experiência. Liderar com empatia exige que cada um de nós ouça as vozes dos outros mais do que projetamos a nossa. Abraçar a mudança exige que estejamos abertos a novas idéias e entusiasmo para mergulhar de cabeça no desconhecido.
A pandemia de covid-19 mudará a maneira como olhamos – e montamos – nossas equipes. Portanto, equipe o seu time de comunicação com pessoas cujas qualidades se complementem, de modo que todos os pontos cegos sejam cobertos. Assim, o seu time estará preparado para enfrentar as crises com maior facilidade quando trabalhar juntos, ao invés de adotar uma abordagem “cada um por si”.
Quando os profissionais de comunicação olharem para a Covid-19 meses ou anos depois, veremos que foi por meio dessa fragmentação virtual durante a pandemia que realmente aprendemos o valor real do trabalho em equipe.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Estratégias para varejistas na pandemia: O que fazer para ter sucesso?
- Cibersegurança para pequenas e médias empresas: Veja a sua importância
- Estratégias de marketing digital na pandemia: 5 maneiras de otimizar
- Liderar em tempos de pandemia: Como as mudanças podem te ajudar
- Comunicação interna na pandemia de covid-19 e a cultura organizacional