Um dos temas que tem se destacado no ambiente corporativo, principalmente durante os tempos de covid-19 é a respeito da liderança empática na pandemia. A empatia tem sido um dos papéis essenciais para enfrentar esta grande crise, seja do ponto de vista corporativo quanto do pessoal. Porém, você sabe o que significa esta habilidade?
Com origem no termo grego “empatheia”, que também pode ser entendido como paixão, a empatia deriva da compreensão e da identificação com outras pessoas.
Desse modo, a empatia é uma habilidade cujo cada dia se torna mais necessária para construir relações significativas. Para se tornar uma pessoa empática, é fundamental ampliar e abrir a percepção, estar atento no presente, prestar atenção no olhar e nas palavras do outro para assim firmar uma conexão fortalecida. Bem mais que isso, a empatia também requer colocar-se no lugar do colega, do parceiro e do colaborador.
No entanto, conseguir construir laços fortes e duradouros não é uma tarefa fácil e exige tempo para isso, pois a empatia é um exercício diário e de estudo constante.
Vale destacar que, na liderança empática, é necessário entender que um ambiente de trabalho feliz está diretamente relacionado com o bom desenvolvimento dos colaboradores.
De acordo com a psicologia organizacional, influenciada pelo trabalho do psicólogo americano, Abraham Maslow, é possível perceber que a felicidade profissional está inteiramente ligada à felicidade pessoal. Portanto, os líderes devem proporcionar ambientes que sejam adequados, leves, com o intuito de fazer com que os colaboradores evoluam a ponto de atingirem a estima e a autorrealização profissional.
A vista disto, a liderança empática deve estar atenta ao outro, ao sentimento, sem julgamento, mais objetiva, mais humana, que consegue de fato extrair o melhor do time.
Como ser tornar líder empático (a)?
Para que você consiga se desenvolver e se tornar líder empático, é essencial praticar o exercício de ouvir e abrir diálogos com os colaboradores. Porém lembre-se, para executar a função de ouvir de forma adequada, é preciso abandonar os nossos aconselhamentos, julgamentos e história de vida, dado que ninguém é igual.
Sendo assim, você deve ouvir os colaboradores, perguntar e valorizar a perspectiva e os sentimentos de cada pessoa, pois ao analisar cada situação, a sua comunicação poderá ser personalizada e positiva.
Outro aspecto importante para o desenvolvimento de uma liderança empática é abrir diálogos com pessoas com histórias de vida diferentes de você. Essa atitude pode expandir o seu olhar.
A liderança sem empatia tende a ser ineficaz
De acordo com a vice-presidente do Grupo Artesanal – Naiana Tokarski – sem empatia não existe liderança eficaz. Há diversos estudos que comprovam que líderes empáticos contribuem com a felicidade e desempenho dos colaboradores.
No Consortium for Research on Emotional Intelligence in Organizations existe uma variedade de levantamentos que podem contribuir com a sua capacidade de avaliar o contexto e tomar decisões assertivas.
Dessa maneira, no seu caminho para o desenvolvimento de uma liderança empática, nunca pare de estudar e evoluir o seu repertório. Caminhe junto com seu time e fuja das relações superficiais e forçadas. Crie mecanismo para que os colaboradores se sintam à vontade para expor e indicar melhorias para o negócio, sem julgamentos ou represálias.
Além disso, abra lives, marque um café virtual e coloque-se à disposição para ouvir.
Como a empatia colabora em momentos de crise (como a pandemia de covid-19?)
A pandemia mundial ocasionada pelo covid-19 afetou o psicológico de muitas pessoas. A incerteza no ambiente de trabalho, na vida pessoal e em relação ao futuro provocou mudanças expressivas de comportamento em todos nós, nos quais muitos acabaram se sentindo perdidos, estressados, com problemas de ansiedade entre outros.
Dessa maneira, a liderança empática na pandemia tem um papel extremamente importante como elemento para envolver e unir as pessoas, bem como mostrar que você, líder, se importa e que está sempre disposto a ajudar o seu time.
Fonte: Exame.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Saúde mental durante a pandemia e seus impactos no local de trabalho
- 5 Dicas para Cuidar da Saúde Mental durante Pandemia de Covid
- Maioria aprova o home office, porém excesso de trabalho preocupa funcionários
- Lições de liderança na pandemia de covid-19: 3 pontos que aprendemos nesta crise
- Estresse pós-traumático na pandemia: Como ajudar os seus colegas