A pandemia de Covid-19 afetou quase todas as áreas da vida, incluindo a forma como trabalhamos. Mesmo depois que o medo da pandemia finalmente diminuir, seu efeito sobre as práticas profissionais ficará claro nos próximos anos, principalmente em relação à liderança no home office pós pandemia.
Muitas empresas foram forçadas a migrar rapidamente para um ambiente de trabalho remoto. Com custos indiretos mais baixos e funcionários geralmente mais felizes, muitas empresas podem nunca voltar atrás dessa decisão. Muitos locais de trabalho estão considerando modelos híbridos ou até mesmo mudando para uma situação remota em tempo integral.
Quer você trabalhe em uma startup ou em uma empresa grande, os locais de trabalho remotos apresentam novos desafios para os gerentes. Para manter sua equipe produtiva e no caminho certo, pode ser necessário adaptar seus processos e abordagem.
Dessa maneira, abaixo você confere 7 dicas sobre liderança no home office pós pandemia, para manter sua equipe motivada e engajada no admirável mundo novo do trabalho remoto.
1. Use as vídeos chamadas com sabedoria
A primeira dica sobre a liderança no home office pós pandemia, é prestar atenção nas videochamadas. O novo ambiente de trabalho depende fortemente de plataformas remotas para oferecer reuniões cara a cara. No entanto, alguns funcionários estão sofrendo de fadiga dessas reuniões online, porque cada interação agora deve ser agendada e conduzida na tela.
Como gerente, depende de você dar um bom exemplo digital e usar as vídeo chamadas com sabedoria. Certifique-se de fornecer treinamento para que todos implementem planos de fundo, usem o mudo e mantenham seu profissionalismo, mesmo que possam se encontrar de pijama.
Não sobrecarregue sua equipe. Considere se cada problema realmente requer uma reunião online ou se você pode resolver os problemas por e-mail ou telefone.
Você também pode usar as vídeo chamadas para se divertir. É fácil, ao trabalhar remotamente, esquecer todas as interações do dia-a-dia no “bebedouro” de que não podemos mais desfrutar. As vídeo chamadas podem ser uma ótima maneira de ter happy hours virtuais e outras atividades.
2. Seja inovador na construção de equipes
Não podemos mais sair para beber depois do trabalho ou fazer outra atividade durante a hora do almoço no ambiente corporativo. Agora que trabalhamos remotamente, é muito fácil manter as interações estritamente profissionais.
Quando perdemos contato com os membros de nossa equipe como pessoas, nosso trabalho sofre. Somos todos humanos passando por um estranho momento de isolamento e distância.
Para contornar isso, outra dica fundamental para liderança no home office pós pandemia, é entender que precisam inovar em novas maneiras de construir suas equipes, incentivar a cooperação e manter a criatividade fluindo.
Os gerentes precisam pegar nossos novos parâmetros e explorar como usá-los de maneiras que ainda mantenham a equipe engajada e motivada.
Além de happy hours virtuais, algumas empresas estão instituindo gincanas virtuais, karaokê e concursos de curiosidades. Diferentes plataformas de software também podem fornecer maneiras criativas de trabalhar juntos, mesmo sem estarem juntos pessoalmente. Você pode explorar diferentes opções de compartilhamento de tela para inspirar excelentes sessões de brainstorming.
3. Manter os limites
A jornada de trabalho das 9h às 18h já estava se desgastando com o surgimento da internet e dos smartphones, mas a pandemia erradicou-a completamente. Como muitas pessoas trabalham em casa, alguns gerentes acham que não há problema em entrar em contato com seus funcionários a qualquer hora do dia e da noite, inclusive nos fins de semana!
É necessário que a liderança no home office pós pandemia mantenha os limites de horários estabelecidos. Líderes eficazes entendem que sua equipe precisa de tempo para recarregar. Quando se trabalha em casa, há uma fronteira mais porosa entre a casa e o trabalho. Torna-se mais tentador responder e-mails durante um jantar em família, por exemplo.
Embora a conectividade e a flexibilidade possam ser uma vantagem, você ainda deseja evitar o esgotamento. Exceto em emergências reais, tente respeitar o horário de folga de seus funcionários.
Não se esqueça: os líderes de equipe também devem estar cientes de seus próprios limites.
4. Seja empático
Em todos os ambientes de trabalho, sejam remotos ou pessoalmente, todos agora estão trabalhando sob a pressão da Covid-19. As pessoas podem ou não usar máscaras. As pessoas devem ficar separadas.
Todos estão passando por esse momento desafiador de maneiras diferentes. Algumas pessoas têm filhos em idade escolar e precisam se preocupar em educar. Outros podem ter um cônjuge que foi despedido. Muitos estão preocupados em pagar as contas.
A boa cultura da empresa precisa tratar seus colegas de trabalho como seres humanos. Dessa maneira, uma dica essencial para a liderança no home office pós pandemia, é ter empatia com os diferentes estresses pessoais pelos quais todos estão passando.
5. Procure outras maneiras de se comunicar
Tente não confiar nas videochamadas para cada interação de trabalho. Às vezes, apenas pegar o telefone para dizer olá pode ser o toque humano que aumenta a moral de alguém. Algumas empresas estão até organizando piqueniques socialmente distantes em áreas onde o clima permite reuniões ao ar livre.
Por que não enviar máscaras faciais com a marca dos membros da sua equipe no e-mail? Seja criativo com sua divulgação para manter a lealdade e o espírito de equipe.
6. Seja honesto
Outra característica essencial para liderança no home office pós pandemia é ser honesto.
Um verdadeiro líder admitirá quando as circunstâncias forem desafiadoras. Se você não conseguiu comunicar algo claramente por e-mail ou se esqueceu de convidar um membro-chave da equipe para uma reunião online, seja honesto.
Você pode deixar seus colegas saberem que eles não são os únicos que precisam de um pouco de tempo para se adaptar ao novo ambiente de trabalho.
Os líderes geram confiança e lealdade quando podem admitir seus erros e modelar boas maneiras de se desculpar. Apenas tente fazer melhor da próxima vez.
7. Lembre-se do seu senso de humor
O senso de humor também deve ser incorporado na liderança no home office pós pandemia, para deixar o ambiente mais tranquilo e leve.
Não temos mais a oportunidade de contar uma boa piada na sala de descanso, de ter um “dia de camisa engraçada” ou usar fantasias bobas no Halloween. O trabalho remoto pode parecer muito árido quando tudo o que temos são reuniões online. Se você é o líder, não tenha medo de usar um pouco de humor de vez em quando.
Claro, você deve se abster de qualquer coisa potencialmente ofensiva ou insensível. Ainda assim, um meme engraçado de um animal em uma fantasia boba com certeza causará uma risada entre a maioria do público. Sua equipe apreciará seus esforços com um pouco de leviandade.
Como todos nós tentamos navegar no novo ambiente de trabalho remoto, os gerentes podem precisar de novas táticas e estratégias. As velhas formas de motivar sua equipe podem não ser mais viáveis, então você deverá tentar novas maneiras de manter a moral alta e a produtividade crescendo.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Estratégias para inovação na pandemia – Confira 7 dicas sobre o que fazer
- Empatia e inteligência emocional na pandemia: Veja a sua importância para os líderes
- Veja 5 erros cometidos pelas empresas na pandemia de Covid-19
- Cultura corporativa na pandemia de Covid-19: Como fortalecê-la?
- Produtividade em equipe na pandemia: 7 dicas para fortalecê-la