A vida tem sido um caos para todo o mundo, à medida que continuamos a enfrentar essa pandemia de covid-19. E o local de trabalho não é diferente. Onde trabalhamos e como trabalhamos está passando por tantas transformações quanto o resto do país. Com isso, a liderança em tempos de covid-19 também deve se transformar para conseguir atingir e manter o sucesso da empresa.
A pandemia de covid-19 trouxe um grande alívio ao fato de que as soluções que já conhecemos sobre liderança ainda são as lições mais importantes que podemos adotar no local de trabalho.
A vista disso, confira abaixo uma lista de verificação das melhores lições de liderança em tempos de covid-19 que diversas empresas descobriram neste período:
Diversidade é mais do que o que você vê no papel
Sim, devemos representar todas as faixas de etnia, nacionalidade e gênero. Precisamos também de estudantes universitários de primeira geração, de imigrantes de primeira geração, da perspectiva masculina e da perspectiva feminina (ambas podem vir de qualquer gênero).
Precisamos de diversidade de renda, diversidade geográfica e diversidade de pontos de vista. Diversidade não é apenas o que sua empresa rastreia nas métricas.
Capacitar outras pessoas gera resultados
Outra lição importante referente a liderança em tempos de covid-19 é sobre a capacitação de outras pessoas.
Pode parecer contra-intuitivo; quanto mais você se concentra em ajudar os outros a terem sucesso, mais sua visão de liderança pode ser apresentada. Esse princípio nominalmente modesto é o cerne da liderança servil.
Isso não significa subjugar sua opinião ou falta de liderança ou responsabilidade. Significa encontrar sua equipe onde eles estão e orientá-los – não apenas para a melhor versão deles mesmos, mas para a melhor versão da empresa que você deseja liderar.
Demora mais do que apenas dizer a alguém o que fazer ou no que você acredita; no entanto, esse investimento é reembolsado com compromissos mais profundos, maior capacitação e mais crescimento para todos.
Espere mais, melhor e novo
A liderança em tempos de covid-19 também deve ter expectativas tanto para si mesmo quanto para seus colaboradores.
Encontrar sua equipe onde eles estão não impede a definição de altas expectativas para eles e para você. Em uma época em que parece que todo mundo está falando sobre “conexão”, “bem-estar emocional” ou uma centena de outros “chavões” comuns, você ainda deve desafiar sua equipe a fazer com que suas ideias se destaquem.
Não se trata de refazer algo que já funciona; trata-se de levar algo inteiramente novo para o mercado com escolhas ousadas, risco mitigado e ROI claro. E se não for novo? Mande-os de volta para a prancheta e vá com eles.
Você é responsável pelas mensagens que envia
Mais do que nunca, a liderança em tempos de covid-19 precisa ser responsável e claro nas mensagens que comunicam com seus colaboradores.
Dizemos muitas coisas a muitas pessoas todos os dias e, às vezes, nossas mensagens podem se perder na tradução. Você recebe de volta um memorando que não acertou o alvo; você recebe de volta um calendário social que parece errado.E a razão, na maioria das vezes, não é uma falta de habilidade ou esforço, é uma falta de compreensão.
Pode ser tentador adotar a mentalidade antiquada de “eles simplesmente não entendem”, mas a verdade para você é que se sua equipe está interpretando mal suas instruções, você não as está dando corretamente.
E esse é um padrão que você pode seguir, também, ao contrário. Se eles sentirem que você não os ouviu, eles precisam tentar novamente.
O impacto é mais importante do que a intenção
A liderança em tempos de covid-19 também deve prestar atenção no impacto de suas palavras.
Nós ouvimos isso o tempo todo: “Não foi isso que eu quis dizer”. E a resposta? Não importa. O impacto de suas palavras é tão, senão mais importante do que suas próprias palavras, e você é responsável por esse impacto.
Você cometerá erros; todos nós fazemos e isso é normal. Mas chegar a cada interação com um senso preventivo de responsabilidade ajudará as pessoas com quem você está trabalhando a lhe dar o benefício da dúvida, ter fé em sua intenção e fornecer feedback honesto que melhora seu impacto.
Lembre-se continuamente de que seu ponto de vista é estreito
A experiência não é um substituto para estar certo. Sim, a experiência é importante, mas você também estará errado às vezes.
Dessa forma, a liderança em tempos de covid-19 deve procurar novas informações e novas opiniões das pessoas ao seu redor, especialmente vozes pouco representadas. Você poderá acabar se surpreendendo em não ter feito isso antes.
Você não precisa seguir a direção deles, mas deve deixá-los informar sua perspectiva e explicar seu raciocínio, mesmo quando você acha que é óbvio. Constrói investimento e respeito, mesmo quando outros ainda discordam.
Conheça sua marca e viva para ela
Quando você sai de uma sala, o que deseja que as pessoas digam sobre você? Escolha cinco ou três características e lembre-se delas todas as manhãs.
Certifique-se de que está acertando pelo menos um por dia. E quando você estiver em crise, quando estiver estressado, quando não estiver pensando sobre eles, pense sobre essas características escolhidas.
Se uma ação não está promovendo a reputação que você deseja ter, repense se ela é realmente necessária em primeiro lugar.
Seja uma pessoa, não um robô
Outro ponto essencial para a liderança em tempos de covid-19 é ser mais “humano”, ter mais empatia e compreensão.
Os líderes podem ser fontes distantes de luz, especialmente para funcionários iniciantes. A verdade é que muitas pessoas ficam tão intimidadas quanto você como um funcionário júnior.
Compartilhe suas falhas em tempo real e como você aprende com elas. Seja vocal sobre isso. Abrace a bondade. Reserve um tempo para você, mesmo que seja apenas para olhar pela janela.
Compartilhe você mesmo, incluindo suas frustrações e sucessos. Seja humano. Não seja um líder, seja um modelo. Esteja cheio de empatia e espere por ela em troca.
Liderança e colaboração devem ser equilibradas
Por fim, mais do que nunca, a colaboração e a liderança em tempos de covid-19 devem ser equilibradas para garantir a harmonia na empresa.
No ambiente atual, às vezes a vida pode parecer o rabo de um cachorro balançando. Estar presente para ajudar os funcionários, abraçá-los, ser um líder servo, encontrá-los onde estão – pode construir bons líderes. No entanto, há uma diferença entre capacitação e direitos, e um bom líder sabe onde está essa linha e como fazer o pessoal voltar a partir dela.
Isso leva talvez a melhor diretriz de todas, pelo menos do ponto de vista de alguns empresários: os líderes veem sua equipe, ouvem sua equipe e capacitam sua equipe – mas também os conduzem por meio de investimento, lealdade, paixão e honestidade.
Os líderes não estão lá apenas para marchar para o futuro; eles estão lá para iluminar o caminho para os outros e garantir que todos estejam juntos na jornada. Um destino ambicioso não é nada se não chegarmos lá, juntos.
Fonte: Forbes.com
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