
Estamos entrando na era do trabalho 2.0. Como passamos o ano de 2020 trabalhando em casa, o local de trabalho ganhou um novo significado. O que antes era uma palavra que era sinônimo de “escritório”; local de trabalho agora significa simplesmente o lugar onde você trabalha – seja um escritório, uma casa ou um café. Mas o que esperar desse local de trabalho no pós pandemia?
À medida que o mundo começa a se reabrir, principalmente em países com taxa de vacinação acelerada, muitas empresas estão tentando definir suas novas regras de trabalho. As mudanças no local de trabalho que vimos durante a Covid-19 ainda não são permanentes.
Dessa maneira, confira abaixo o que algumas empresas estão pensando em adotar, com estas 4 mudanças esperadas no local de trabalho no pós pandemia.
Para muitos, o trabalho híbrido se tornará uma norma
Começando pela primeira mudança do local de trabalho no pós pandemia, muitas empresas vêm pensando em optar por um modelo híbrido, no qual os funcionários dividem seu tempo trabalhando no escritório em parte da semana e trabalhando remotamente na outra parte.
Uma das principais vantagens do trabalho híbrido é que permite o máximo de flexibilidade para funcionários e empresas. Ele permite que as pessoas se reúnam e trabalhem em um espaço físico de escritório quando necessário, ao mesmo tempo que oferece flexibilidade nos locais de trabalho quando a colaboração face a face não é necessária.
Haverá muitas variações nos modelos híbridos, com algumas empresas optando por favorecer o trabalho presencial na maior parte da semana do mês e outras sendo mais tolerantes com o trabalho remoto.
Não há abordagem certa ou errada para programações híbridas, e descobrir o equilíbrio certo provavelmente exigirá um pouco de tentativa e erro.
Trabalhar em casa se tornará “trabalhar de qualquer lugar”
Outra mudança evidente no local de trabalho no pós pandemia é em relação ao conceito de “work from anywhere”; ou seja, trabalhar de qualquer lugar.
O trabalho remoto pós-pandemia ainda será uma opção atraente para muitos funcionários. À medida que o mundo começa a se abrir novamente, os funcionários remotos poderão trabalhar de qualquer lugar que tenham energia e uma conexão à Internet, transformando o trabalho de casa em um trabalho realizado de qualquer lugar.
Para os funcionários que se mudaram durante a pandemia, a opção de continuar remotamente pode acabar sendo o fator decisivo para manter o emprego ou procurar um novo emprego.
Algumas empresas irão insistir em retornar pessoalmente em tempo integral
Uma das coisas que certamente acontecerá no local de trabalho no pós pandemia é o retorno dos funcionários pessoalmente no escritório, e em tempo integral.
No entanto, as empresas que exigem trabalho no escritório em tempo integral devem ser cautelosas com a rotatividade de funcionários e taxas mais altas de desligamento. À medida que o mercado de trabalho se estabiliza, as pessoas começarão a procurar uma mudança se o emprego atual não atender às suas expectativas.
De acordo com um estudo recente da Prudential, cerca de 42% dos trabalhadores pesquisados não gostariam de trabalhar para um empregador que exigisse que eles trabalhassem em tempo integral no local.
Essa mesma pesquisa mostrou também que 87% das pessoas queriam trabalhar remotamente pelo menos um dia por semana, destacando a importância de um local de trabalho híbrido em vez de 5 dias obrigatórios por semana na política de escritório.
Embora haja alguns casos em que o retorno ao trabalho pessoal seja necessário, se sua empresa decidir exigir o trabalho de escritório, certifique-se de fornecer uma explicação clara do motivo. Não há nada pior do que ouvir que você deve retornar ao escritório sem uma explicação, ou que a explicação é ‘o trabalho remoto sempre foi temporário’.
Acordos de trabalho flexíveis serão fundamentais para reter os funcionários
Por fim, uma das mudanças esperadas no local de trabalho no pós pandemia é em relação a flexibilidade.
Oferecer acordos de trabalho flexíveis será fundamental para reter os funcionários e garantir níveis mais elevados de satisfação e engajamento. Alguns funcionários aproveitarão a chance de voltar a trabalhar pessoalmente em um escritório, enquanto outros desejarão continuar trabalhando remotamente.
Embora não haja maneira de agradar 100% dos funcionários 100% do tempo, oferecer flexibilidade é a segunda melhor opção. Ela permite que empregadores e empregados façam escolhas sobre os acordos de trabalho.
A evolução do local de trabalho está longe de terminar. Conforme descobrimos coletivamente como será o mundo pós pandemia, é provável que ainda neste ano, veremos outras novas políticas de trabalho.
No entanto, caso você esteja pensando no futuro, a melhor coisa que as empresas podem fazer é continuar a ser flexível e tentar criar um local de trabalho no pós pandemia que equilibre as necessidades do funcionário e do empregador.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: