A crise de covid-19 testou empresas de todos os tamanhos e forçou muitos negócios a fazerem ajustes sérios em suas práticas operacionais padrão. Além disso, conseguir manter e expandir negócios durante a pandemia se tornou um desafio enorme para muitos.
Mas enquanto uma série de empresas – especialmente aquelas dependentes de modelos de receita antigos – perderam valor e até mesmo afundaram como resultado da paralisação econômica e mudanças nas demandas dos clientes, as empresas que permanecem mais ágeis e adaptam sua abordagem para se adequar aos tempos têm sido capazes de para suportar a pressão econômica e até crescer.
Levando em consideração as ações destas empresas que tiveram sucesso neste período, confira abaixo 5 dicas essenciais sobre como manter e expandir seus negócios durante a pandemia de covid-19, que concentraram o tempo e os recursos da empresa para manter um resultado financeiro e até mesmo crescer.
1. Construa seu relacionamento com o cliente
Uma empresa sempre depende de seus clientes para crescer, mas a pandemia tornou ainda mais essencial manter esses clientes principais. Seus clientes estão gastando mais tempo do que nunca online durante a crise de covid-19, trabalhando remotamente, tendo aulas virtuais e até organizando eventos familiares no Google Meets, Teams e Zoom.
Dessa maneira, para conseguir manter e expandir negócios durante a pandemia, as empresas precisam se tornar experientes em relação a mídia social e marketing por email, visto que estes canais são cada vez mais importantes agora, dado que os clientes estão registrando tantas horas por dia em laptops e smartphones.
É essencial pensar neste momento se a sua empresa é fácil de encontrar online, se seu site é fácil de navegar ou se sua mídia social está gerando curtidas e retuítes. Deixe seus clientes saberem que você está lá e os valorize, e incentive-os a divulgar o quanto eles amam seus produtos e serviços.
2. Apoie seus funcionários e seu trabalho
Outra maneira de conseguir manter e expandir negócios durante a pandemia, é apoiar e investir em seus funcionários e os trabalhos desenvolvidos por eles.
O sucesso de cada empresa é devido em grande parte à equipe de pessoas que contribuem com suas habilidades, ideias e energia. Uma equipe inteligente e diversificada é o maior ativo de uma empresa e que merece proteção durante as recessões.
Isso pode significar, nos níveis mais altos, reduzir ou renunciar a bônus ou salários do CEO ou do conselho para reduzir a necessidade de demissões. Isso pode significar adaptar as funções de trabalho dos funcionários para melhor apoiar a mudança de foco da empresa pós-pandemia.
E isso pode significar fornecer os recursos de que os funcionários precisam para fazer seu trabalho remotamente com sucesso, desde a adoção de ferramentas de gerenciamento de projetos como Slack e Asana, até o fornecimento de horários de trabalho flexíveis, para que os pais que trabalham e outras pessoas com maior estresse em casa possam gerenciar melhor sua nova vida profissional e pessoal.
3. Seja estratégico sobre seus esforços de marketing
Em uma crise econômica, cada centavo é importante. Agora, mais do que nunca, as decisões de marketing precisam ser direcionadas e orientadas por dados para retornar os melhores resultados, para assim conseguir manter e expandir negócios durante a pandemia de covid-19.
Use tecnologia e plataformas de marketing que se integram a todos os seus canais, para que você possa rastrear quais postagens estão desempenhando e como seus clientes estão respondendo, para assim usar essas informações para conduzir sua tomada de decisão.
Considere também contratar agências ou consultores que tenham experiência em marketing em seu setor, para impulsionar imediatamente seu perfil e aumentar a interação com o cliente em suas plataformas de mídia social.
4. Hospede eventos virtuais que interessem e educem
Outra maneira de conseguir manter e expandir negócios durante a pandemia, é investir em eventos virtuais.
A pandemia pode ter trazido um fim abrupto aos eventos presenciais, incluindo funções de networking e conferências, mas também abriu as portas para eventos virtuais. Eles podem atrair públicos maiores e mais diversificados e também produzir um conteúdo excelente que pode ser reaproveitado para mídias sociais e sites para atrair clientes adicionais.
Webinars sobre tópicos relevantes para o seu setor podem atrair o interesse, especialmente se envolverem palestrantes de alto nível que estão envolvidos em uma discussão interativa. Nele, os participantes podem enviar perguntas que gostariam de ver respondidas ao se registrar.
Não só é mais fácil para os clientes participarem virtualmente, mas também é mais fácil conseguir palestrantes sob demanda. Portanto, aproveite esta oportunidade para entrar em contato com especialistas que você não considerou no passado. Adicione brindes e outros incentivos para atrair o interesse e promover nos canais de mídia social.
5. Priorize a comunicação autêntica e transparente
A pandemia tornou a comunicação transparente mais essencial do que nunca. Os clientes desejam se envolver com marcas online nas plataformas que estão usando. Os clientes querem saber como as coisas mudaram como resultado da pandemia e o que podem esperar daqui para frente.
Este é o momento de as empresas enviarem mensagens claras e diretas que orientem os clientes para um maior engajamento, assegurar-lhes que o negócio está aberto e que a empresa oferece maneiras fáceis de interagir e comprar.
A vista disso, para conseguir manter e expandir negócios durante a pandemia, mostre aos clientes maneiras simplificadas de engajar e comprar online. Faça apelos amigáveis por meio das mídias sociais que abordem a pandemia diretamente e as maneiras pelas quais sua empresa está se ajustando e avançando.
É importante ressaltar que use esse tempo para lembrar a seus clientes o quanto você os valoriza, forneça incentivos para seu comprometimento e deixe claro que vocês passarão por esses tempos difíceis juntos.
Com uma vacina sendo lançada em alguns países, o caminho para um mundo pós-pandêmico está, esperançosamente, sendo descoberto e agora é a hora de fazer as mudanças para enfrentar o resto da tempestade.
Fonte: Forbes.com
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