Os especialistas de alguns setores estão convencidos de que o mundo nunca voltará a ser como era antes da pandemia global. O “novo normal”, como a mídia o define, concentra-se em interações mais socialmente distantes e na dependência da tecnologia. Para organizações business-to-business, isso significa mudar a maneira como operam, desde a promoção e marketing b2b no pós covid, até a manutenção do envolvimento do consumidor, vendas e muito mais.
Mas como as empresas podem mudar suas estratégias de marketing b2b no pós covid, para um envolvimento ideal? Que desafios eles enfrentarão para conseguir compradores e criar conexões com os clientes?
Para responder essas questões, 15 profissionais da agência de conselhos da Forbes exploram algumas das mudanças que o marketing empresarial B2B precisa passar para ter sucesso em uma sociedade pós covid.
1. Foco na promoção da conexão
Começando pela primeira dica sobre marketing b2b no pós covid, David Farinella, da agência de comunicação americana – Farinella – explica que:
“Uma coisa que aconteceu (para melhor) é um retorno à empatia e concentração em promover uma conexão. Os profissionais de marketing podem ajudar os vendedores nessa área, colocando um toque emocional em seus ativos criativos, em vez de transmitir uma mensagem de resultado final difícil.
2. Mude a mentalidade, seja um doador
Mudar a mentalidade do seu negócio também pode ser ótimo para o marketing b2b no pós covid, visto que mudar, algumas vezes, é algo bom.
Segundo Qamar Zaman, da agência de marketing digital americana – kisspr.com – afirma que:
“Só crescemos quando passamos do conforto para o desconforto – negócios que mudam e se adaptam vencem. Os visionários se reinventam nesses tempos. Transformei minha plataforma de comunicados de imprensa pagos em “gratuita” para ajudar as empresas a tirar proveito dela, e ela cresceu 400% mais rápido. As empresas que se tornam doadoras sempre vencerão!”
3. Crie Zero Graus de Separação
Para Mirella Vitale, da empresa Rockwool Group, multinacional dinamarquesa fabricante de produtos de lã mineral, afirma que:
“Mais do que nunca, referente ao marketing b2b no pós covid, você precisa criar um grau zero de separação de você e de seu público, por meio do compartilhamento da vida online. Em muitas partes do mundo, a visita tradicional do representante de vendas não é possível, mas o relacionamento com o cliente ainda é essencial. Você até pode configurar chamadas de vídeo, mas seu verdadeiro ativo é o conteúdo envolvente. Deixe que sua narrativa atraia os clientes a ligar para você.
4. Realize mudanças para corresponder com as de seus clientes
“Os negócios certamente se transformarão, e você precisa entender como seus clientes foram forçados a mudar. Fale com os principais clientes para ouvir sobre seu “novo normal”, como seus clientes mudaram, novas demandas / dinâmicas financeiras, como suas estratégias de negócios evoluíram. Mantenha esse diálogo empático regularmente, pois o impacto da pandemia está longe de terminar. – Jim Heininger, Dixon | James – Especialistas em rebranding
5. Implementar estratégias omnichannel
Estratégias de omnichannel também será importante para o marketing b2b no pós covid.
Para Alex Quin, da agência americana de marketing digital – UADV:
“Os dias de negligenciar o espaço do marketing digital já se foram. O marketing business-to-business está à beira de uma nova era de comunicações digitais. Haverá um aumento significativo no alcance e na produtividade devido à implementação de estratégias omnichannel. Empresas business-to-business como a Asphalt Kingdom estão aproveitando ao máximo o espectro digital, permanecendo onipresentes nas plataformas de marketing digital.”
6. Torne suas experiências virtuais únicas
Outra estratégia fundamental para o marketing b2b no pós covid, é melhorar as experiências virtuais.
Para Elyse Flynn, CEO da agência americana de marketing – Prism Global Marketing Solutions:
“Torne suas experiências virtuais únicas para seu público. Muitas empresas optaram por eventos virtuais para substituir feiras, eventos e interações pessoais presenciais, mas agora esses eventos virtuais estão se tornando rotina. As organizações precisam buscar novas maneiras de construir engajamento e interação virtual para tornar seus eventos memoráveis para seu público-alvo.
7. Aproveite a narrativa baseada em dados
Para Robert Finlayson, consultor da agência de conselhos da Forbes:
“Três palavras: narrativa baseada em dados. A pandemia acelerou drasticamente as tendências que já estavam refazendo a mídia B2B e o cenário dos influenciadores. Os profissionais de marketing B2B no pós covid precisam entender melhor seus públicos – por meio de escuta social e outros dados – e usar essa compreensão para criar conteúdo significativo para o público. Isso aumentará o engajamento e as vendas.
8. Ajuste suas equipes ao trabalho remoto
Algo fundamental na estratégia de marketing b2b no pós covid, é pensar no trabalho remoto.
Para Randy Shattuck, da empresa de consultoria americana – The Shattuck Group – afirma:
“Adapte suas equipes de vendas e marketing às opções de trabalho em casa. As sessões de estratégia em locais elegantes acabaram. E agora? Acredito que as empresas de serviços profissionais que direcionam as opções de trabalho remoto mais rápidas para as de alto desempenho serão as vencedoras. Todos os outros estarão se atualizando, lentamente. Se você ainda não abraçou o trabalho remoto, faça isso agora. Você não pode esperar.”
9. Foco em atender às necessidades do cliente
Se antes, atender às necessidades do cliente já era importante, o marketing b2b no pós covid será fundamental.
Para Katheleen Lucente, da empresa de comunicação americana – Red Fan, comenta que:
“Faça suas ações sobre as necessidades de seus clientes. Explore realmente sua experiência e seus negócios. Sua história agora é sobre eles e não seus produtos. Que problemas você está resolvendo? Com quais mudanças você está ajudando? Comunicar ao mercado que seus clientes são os verdadeiros heróis da sua história é o tom certo para entender o ambiente de hoje.
10. Incline-se para a simplicidade
Simplicidade também é algo a se pensar no marketing b2b no pós covid.
Salomão Thimothy, da empresa americana de marketing – OneIMS – explica que:
“Uma tendência importante que você pode notar atualmente é a tendência à simplicidade. A pandemia afetou as empresas, mas também afetou seriamente o equilíbrio mental de muitas pessoas. Então, sempre que possível, simplifique para seus parceiros e clientes e espalhe positividade. Eles não precisam de outro desafio; dessa maneira, seja a sua solução.”
11. Envolva-se em canais totalmente digitais
Estar presente nos canais digitais também será essencial para o marketing b2b no pós covid.
Segundo Rich Cannava, CEO da empresa americana de marketing – The CSI Group – explica que:
“A COVID-19 acelerou a necessidade de profissionais de marketing B2B se engajarem em canais totalmente digitais. Por enquanto, você não pode usar mala direta para escritórios ou feiras de negócios para geração de leads e fechamento de negócios, então tudo está acontecendo online. Por causa disso, os conjuntos de dados estão crescendo e os profissionais de marketing B2B precisam melhorar seu jogo nesse departamento. A boa notícia é que esses dados podem ser aproveitados para aumentar o ROI usando o marketing baseado em contas.”
12. Não siga as massas
Um dos erros que muitas empresas faz é seguir as massas, segundo Sophie Bowman, Profissional de RP de branding e integrante da agência de conselhos da Forbes.
““Não siga as massas. O maior erro que as empresas cometem é copiar o que outras marcas já estão fazendo. O resultado? Consumidores entediados que são instantaneamente desestimulados por seus esforços de marketing. Foco em soluções. O que seus clientes precisam agora? Vá em frente e ofereça seu produto ou serviço como uma solução para os problemas deles de uma forma bem-humorada, e você ganhará na vida de marketing.”
13. Organizar eventos virtuais
Organizar eventos virtuais também será importante para o marketing b2b no pós covid
Para Breynan Hammos, fundador da agência americana de marketing digital – Innvio – esclarece que:
“A pandemia global mudou o espaço de marketing B2B do mundo com uma nova norma. O uso da videoconferência permitiu que o marketing e os vendedores se envolvessem em mais atividades durante a semana, reduzindo o tempo de viagem. Muitas conferências B2B também adotaram a hospedagem de eventos virtuais com tremendo sucesso. A redução no custo das viagens tem permitido um maior alcance e participação.
14. Organizar Webinars Educacionais
“Os comerciantes B2B agora têm oportunidades limitadas para os compradores em potencial de rede. Acho que os webinars e treinamentos educacionais ao vivo oferecem uma maneira significativa de criar novos clientes em potencial. Comenta Sanil Subhash Chandra – da agência americana de marketing digital – Ayruz.
15. Capacite e empodere o seu time de vendas para atuar como defensores
Outra tática importante no marketing b2b no pós covid é capacitar e empoderar o seu time de vendas.
Dan Golden, da agência americana de marketing digital – befoundonline – explica que:
“Em uma plataforma B2B como o LinkedIn, a sua “página inicial da marca” não é a página da sua empresa. Ele existe nos perfis de seus executivos, líderes de pensamento e equipe de vendas. As marcas B2B inteligentes precisam capacitar sua equipe de vendas para atuar como defensores do marketing e amplificadores de conteúdo. Seu pessoal é sua marca, então traga-os para a linha de frente, porque negócios B2B de alto valor não fecham sem uma conversa!
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: