Durante a pandemia de Covid-19, é mais difícil construir e criar novos negócios quando você não consegue se comunicar com as pessoas pessoalmente. Com menos oportunidades de encontrar clientes e consumidores, você precisa se concentrar em como pode alcançar as pessoas de maneira criativa e consistente, de maneiras que podem ser novas para você. É a partir dessa situação que o marketing digital durante a covid-19 mostra a sua importância.
Os proprietários de empresas estão confiando cada vez mais no marketing digital para promover seus negócios, mas muitos deles nunca aprenderam como otimizar suas plataformas online. Se você não sabe por onde começar, pode ser especialmente difícil criar uma estratégia de marketing digital para atender às necessidades de sua empresa durante a pandemia.
No entanto, para ajudar você, empresário, na otimização das estratégias de marketing digital durante a covid-19, confira abaixo, algumas dicas importantes para implementá-las imediatamente!
Otimize sua pegada digital
A primeira dica sobre como otimizar as estratégias de marketing digital durante a covid-19, é prestar atenção na sua pegada digital.
O modo como a sua empresa aparece on-line pode ser chamada de “pegada digital”. Essa “pegada” consiste nos locais em que sua empresa está listada ou apresentada, incluindo seu site, canais de mídia social e listas de diretórios (como Google Meu Negócio (GMB), Apple Maps, Yelp etc).
Os algoritmos de pesquisa analisam todas essas coisas para ajudar as pessoas a encontrarem sua empresa. É por isso que você precisa ter certeza de que todas elas foram reivindicadas, otimizadas e refletem o status atual de sua empresa para comunicar a mensagem de sua marca durante esse período.
Dica profissional: faça uma lista de todos os lugares em que você e sua empresa aparecem atualmente na Internet, e defina um lembrete para verificar / atualizá-los uma vez a cada um ou dois meses. No Google, pesquise você e sua empresa em uma “janela anônima” para ver onde seus clientes estão encontrando você.
Mantenha uma comunicação direta
Durante a pandemia, vimos um grande aumento nas empresas que se comunicam diretamente com os clientes online. Mais empresas estão usando marketing por e-mail, como rajadas de e-mail ou simples alcance direto por e-mail; e também houve um retorno às ligações e mala direta.
Dessa forma, uma das maneiras de otimizar tais estratégias de marketing digital durante a covid-19, é reservar um tempo para limpar seus contatos / CRM e reservar um tempo para entrar em contato com seus 20% principais contatos, diretamente por telefone ou e-mail direto.
Dica profissional: Ligar para alguém do nada durante uma pandemia e tentar vender algo sem qualquer contexto em torno de sua situação atual é apenas um telefonema frio, e ninguém gosta disso. Reserve um tempo para se atualizar e ficar em contato, fornecendo conexões e recursos quando você puder. As vendas virão.
Conecte-se de forma consistente com seus clientes
A consistência pode ser um desafio agora, no entanto, você deve estar sempre em contato com seus clientes existentes e potenciais,
Alguns eventos de networking presenciais se tornaram virtuais por um tempo, depois tentaram se encontrar pessoalmente novamente, mas decidiram voltar ao virtual por segurança e agora estão considerando seus planos futuros.
É realmente difícil ser consistente com as pessoas durante a loucura desta pandemia, mas adotar uma comunicação digital consistente com sua base de clientes atual, seus parceiros estratégicos e qualquer pessoa com quem você já tenha se conectado, dá à sua marca uma reputação de aparecer.
Algumas empresas têm se concentrado em garantir que haja um bombardeio de e-mail que saia todos os meses, compartilhando informações sobre o que estão fazendo, como estão ajudando as pessoas e como estão mudando as ofertas.
A adoção de uma estratégia semelhante permitirá otimizar as estratégias de marketing digital durante a covid-19, fazendo com que seu público se mantenha atualizado com o que está acontecendo com você e mostrando como sua empresa pode ajudá-lo.
Dica profissional: Envie e-mail para engajar, e não para vender. Enviar e-mails constantemente com descontos e argumentos de venda pode alienar seu público. Enviar e-mail com conteúdo de valor agregado trará melhores resultados.
Mostre empatia em suas mensagens
Não pense que as dicas de otimização de marketing digital durante a covid-19 são apenas ferramentas, pois a empatia neste período é essencial. Além de fornecer uma comunicação consistente, seu lado empático precisa transparecer nas mensagens de sua empresa.
Você não pode deixar de vender completamente, porém é necessário ter atenção nas abordagens de vendas, pois pode ser muito desconfortável ligar para as pessoas e perguntar se elas queiram comprar agora. As pessoas estão tendo dificuldade em gerenciar as consequências da pandemia, então você tem que começar com empatia.
Pergunte como eles estão e realmente ouça a resposta. Onde eles estão lutando e como seus problemas mudaram? Suas mensagens precisam mostrar que vocês estão juntos por um longo tempo, e seu comportamento precisa confirmar isso.
Dica profissional: Verifique seus clientes atuais e pergunte o que eles estão enfrentando e como você pode ajudar, mesmo que não esteja em seu escopo de produtos e serviços. Reserve um tempo para avaliar se seus produtos e serviços precisam ser alterados para atender às necessidades atuais do mercado, com embalagens menores, prazos mais curtos ou consultas complementares, por exemplo.
Reconheça o que seus clientes esperam
A otimização do marketing digital da sua empresa durante a covid-19 é essencial, pois na era digital, seus clientes esperam poder obter informações sobre você online rapidamente. Você ainda está aberto para negócios? Você tem horário especial? Como você está tomando precauções de segurança? Você está fazendo algo novo ou especial para ajudar os clientes durante esse período?
Se você não posta em seus canais sociais há semanas, não atualiza seu site ou não está disponível por meio de um bate-papo online ou ligação telefônica, as pessoas provavelmente seguirão em frente.
A inconsistência leva à dúvida, e as pessoas esperam respostas claras rapidamente. Torne mais fácil para eles fazerem negócios com você sendo direto e franco sobre seu status e como você pode ajudar a resolver seus problemas.
Dica profissional: use uma postagem fixada em seus canais de mídia social para responder a perguntas frequentes e incluir estimativas de seus tempos de resposta, especialmente se for mais longo do que o normal. Responda às mensagens diretas o mais rápido possível, mesmo que seja apenas para confirmar que você as recebeu e entrará em contato com elas.
Conclusão
Perceber que seus clientes também estão tendo dificuldades e como é importante para você comparecer a eles é a chave para manter relacionamentos. Você pode fazer isso de várias maneiras, como estar presente online, ser consistente com sua comunicação, ser direto e demonstrar empatia.
Muitos de nós estamos lutando agora, e seus clientes têm outras prioridades. Otimizar seu marketing digital durante a covid-19, e tornar a comunicação empática e informativa, fará com que seja mais fácil todos encontrem sua empresa, e confiarem em você quando estiverem procurando a solução que seu produto ou serviço oferece.
Fonte: Forbes.com
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