Para entender como o marketing está mudando devido a covid-19, a Siegel + Gale, empresa global de experiência em marcas, conversou com 26 líderes de marketing de algumas das principais marcas do mundo, incluindo a CVS Health, Goldman Sachs, Fandango, NHL, Petco e Pfizer, entre outros para saber sobre a condução de negócios em meio à pandemia de COVID-19.
A pesquisa sobre como o marketing está mudando devido a covid-19 resultou em 8 temas, que abrangem profissionais de marketing de diferentes setores.
Abaixo você confere as principais mudanças que têm feito os profissionais de marketing se tornarem mais eficazes no trabalho.
Caso queira ver a pesquisa completa, recomendamos acessar o link: Pesquisa Siegel+Gate – Como o marketing está mudando devido a covid-19. (Lembrando que o conteúdo está em Inglês)
1- O aspecto humano se tornou mais evidente
As preocupações comerciais típicas ficaram em segundo plano, com empresas focadas no que precisavam fazer para ajudar no momento. Neste momento, valores pessoais como generosidade, carinho e empatia lideram o caminho.
Kim Davis, vice-presidente executivo sênior da NHL, afirmou que: “Agora estamos realmente vendo o lado humano em evidência. Acho que as pessoas estão compartilhando mais sobre como estão se sentindo, como estão suas famílias. “
2- O marketing têm sido visto como função-chave no tratamento da crise
Outra forma de perceber como o marketing está mudando devido a covid-19 é observar a sua função-chave no tratamento da crise.
Durante a pandemia, a comunicação das equipes de gerenciamento aumentou significativamente. A comunicação externa e interna tornou-se mais interdependente.
A área de Marketing e seus respectivos líderes tem sido visto como chave fundamental para a compreensão das necessidades do cliente, além de proteger os negócios e a marca a longo prazo.
3- Os esforços de marketing mudaram significativamente no início da pandemia
As equipes de marketing tiveram que fornecer conteúdo completamente novo o mais rápido possível, além de ter que refletir o humor e a experiência do consumidor neste momento.
Todo o conteúdo existente foi revisado, com muitos conteúdos parados ou excluídos. Dessa forma, as estratégias de canal foram revistas imediatamentes, tanto externamente como internamente, passando para canais digitais como a ação mais comum.
4- O propósito aumentou em importância
Uma das maneiras como o marketing está mudando devido a covid-19 é em relação a importância do propósito das empresas.
O foco no propósito inspirou as marcas a serem útil e autênticas em suas comunicações e atividades, seja realizando um papel essencial ou não.
Isso resultou em uma renovação nas organizações a respeito da compreensão do poder do propósito e seu impacto no negócio.
Deborah Scarano, vice-presidente de Marketing Global da Pfizer indicou: “Sentimos orgulho por termos essa responsabilidade de tentar ajudar. Todo o nosso objetivo da empresa é trazer avanços que mudam a vida dos pacientes, e isso é ainda mais relevante hoje. Há um senso de propósito mais profundo, e todos os motivos pelos quais viemos trabalhar em uma empresa biofarmacêutica só são aumentados agora. ”
5- Algumas marcas tiveram que desempenhar novos papéis
Muitas marcas enfrentaram a necessidade de fornecer notícias e informações aos seus consumidores, algo que não era comum para as empresas.
No entanto, as marcas que se posicionaram para assumir essa responsabilidade foram as beneficiadas.
6- A simplicidade é mais importante do que nunca
Outra forma de como o marketing está mudando devido a covid-19 é referente a simplicidade.
Com as estratégias de canal sendo reduzidas principalmente ao digital, é necessário que o conteúdo seja claro, autêntico e, acima de tudo, útil.
A simplicidade também importa internamente: A simplicidade e clareza nas comunicação durante as reuniões, com uma necessidade de maior eficiência, apesar do afastamento, foi destacado por muitos.
Kathleen Tandy, diretora sênior de marketing de parceiros e comunidades da VMWare, afirmou que: “Uma das coisas que aprendemos rapidamente é compactar o conteúdo e entregar em pequenos ‘pedaços’. Recentemente, mudamos (compromissos principais) para o digital. Em vez de sessões gerais de uma hora, passamos para sessões de 30 minutos com tópicos curtos e sob demanda “.
7- Apesar dos desafios, coisas boas surgiram nesta tempestade
Apesar do distanciamento, todos desenvolveram uma relação de compreensão melhor com seus colegas de trabalho. Isso inclui uma compreensão e tolerância maior para aqueles que estão em situações desafiadoras, especialmente para quem cuida de outras pessoas ou de crianças menores.
O trabalho duro e a capacidade de lidar com a crise levaram a um orgulho mais forte das marcas, bem como o seu envolvimento, mostrando de fato como o marketing está mudando devido a covid-19
8- A maioria dos profissionais de marketing está planejando o futuro
Enquanto a incerteza ainda reina e ninguém sabe o que vêm após, muitos já estão começando a planejar diferentes cenários para uma reabertura gradual dos negócios, com as mudanças de marketing e comunicação necessárias para o que virá depois a cada estágio da reabertura.
Margaret Molloy, CMO global da Siegel+Gale, afirmou que: “O Covid-19 acelerou as tendências que já estavam acontecendo, como a ênfase no propósito, transformação digital e engajamento dos funcionários.”
Fontes: Forbes – Pesquisa Siegel+Gale
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