Nos últimos meses, ocorreram mudanças sem precedentes em todo o cenário de marketing. Embora ninguém tenha experiência em comercializar produtos/serviços nas mídias sociais durante uma pandemia, existem princípios orientadores que permanecem constantes. E vale destacar que, a mídia social no pós pandemia certamente será afetada por estas mudanças.
Atualmente, boa parte dos negócios dependem da tecnologia mais do que esperava, apenas para sobreviver e manter as portas abertas. As empresas, em especial, dependem mais do marketing digital e de mídia social do que nunca. Por causa disso, muitas marcas estão sendo mais criativas e usando as mídias sociais de forma diferente, assim como os consumidores.
A fim de explicar as mudanças que podem ocorrer na mídia social no pós pandemia, confira abaixo alguns pontos fundamentais que você precisa ficar atento.
Alterações de estilo de vida digital
Uma das mudanças que já vêm ocorrendo, e que certamente impactará a mídia social no pós pandemia, é em relação ao estilo de vida digital.
Pessoas de todas as esferas da vida estão se adaptando ao novo cenário digital. Os consumidores contam com diferentes plataformas de conteúdo, e a demanda por mais conteúdo está aumentando continuamente.
Para as marcas, isso significa que o conteúdo precisa ser criado para atender a um público mais amplo em vários lugares, incluindo as gerações mais velhas que estão adotando o estilo de vida digital.
À medida que as marcas e os consumidores evoluem, as próprias plataformas de mídia social também evoluem, melhorando e atualizando continuamente para atender às crescentes demandas dos consumidores.
Mudanças nas expectativas do consumidor
A mídia social no pós pandemia também exigirá maior atenção às expectativas do consumidor, visto que, além de mais conteúdo, as expectativas dos consumidores mudaram em como as marcas devem se envolver com os clientes.
Em vez de uma conversa unilateral, onde uma marca simplesmente posta e some, as marcas agora precisam interagir com os clientes e responder às necessidades dos clientes.
Marcas que reconheceram isso no início da pandemia e aumentaram seus esforços de marketing de mídia social, serão as que mais se beneficiarão quando a crise passar.
No entanto, apesar da enorme quantidade de mudanças que ocorreram, algumas marcas descobriram um público totalmente novo e continuarão a prosperar após a Covid-19.
Orçamentos de publicidade
Por causa da incerteza financeira, alguns profissionais de marketing estão reduzindo os gastos com publicidade em todas as áreas, incluindo a mídia social. Um estudo realizado pela advertise perceptions, nos Estados Unidos, mostrou que 89% dos anunciantes realizaram algum tipo de ação com seus gastos com publicidade, desde março; seja parando as suas campanhas online, reajustando o valor, adiando as campanhas, entre outros.
Apesar de muitos anunciantes reduzirem seus orçamentos, agora é mais barato para as empresas construir sua marca e interagir com seus clientes por meio da mídia social, tendo maiores chances de obter ótimos resultados no pós pandemia.
Dessa maneira, se já houve um momento para começar a anunciar nas redes sociais ou aumentar os gastos, agora é o momento de fazê-lo.
Caminhos alternativos de compra
As pessoas ficam mais confortáveis comprando e interagindo online. E com base neste comportamento, é preciso se atentar em relação a mídia social no pós pandemia. Para as marcas que estão prontas, disponíveis e ativas, há oportunidades de se conectar e até impulsionar as compras nesse período.
As empresas precisam ter um momento para reexaminar seu público. Eles precisam esquecer tudo o que o público fez antes e tudo o que pensavam saber sobre o cliente. Saber as informações básicas é fundamental, mas as marcas também precisam entender o que os clientes pensam, sentem e precisam agora.
Dessa forma, as estratégias de mídia social no pós pandemia, exige que as marcas busquem novas maneiras de compartilhar produtos ou serviços, sob uma luz diferente, que atenderá às necessidades dos consumidores.
Obter feedback dos consumidores é um recurso inestimável. Inicie uma conversa perguntando como eles estão e o que sua marca pode oferecer que os ajudará ou tornará a vida um pouco mais fácil.
A percepção obtida dos clientes definirá o tom de como uma marca avança durante uma crise como a Covid-19 e além. Os relacionamentos que as marcas constroem agora, ao dedicar um tempo para aprender mais sobre as necessidades de seus clientes, continuarão mesmo depois que a crise passar.
É muito importante ter em mente que uma marca nunca coloca todos os seus ovos na mesma cesta, contando com uma única plataforma para atender a todas as suas necessidades de marketing.
Além disso, todos nós precisamos estar preparados para as mudanças em andamento em relação às atualizações de dados e privacidade que limitarão a quantidade de informações usadas nos recursos de segmentação.
Estratégias para ganhos rápidos usando mídias sociais
As marcas precisam permanecer flexíveis. E isso vale para as mídias sociais no pós pandemia. Vivemos em um mundo onde a paisagem muda a cada dia. O que funcionou ontem pode não funcionar na próxima semana. As empresas precisam ser capazes de se ajustar rapidamente.
A vista disso, comece primeiro focando na construção de relacionamentos por meio do engajamento. Forneça conteúdo valioso, como vídeos de instruções ou rolos de bastidores. Embora o tráfego e a conversão sejam os objetivos finais, uma marca não pode pedir continuamente que comprem seus serviços, e esperar pelos resultados.
Ajuste as programações de postagem. O que funcionou em março não funciona mais, pois mais e mais pessoas continuam trabalhando em casa. Experimente novos formatos e novos tempos de postagem ou encontre as postagens que foram vencedoras e crie conteúdo semelhante a ele.
Envolva seu público em suas campanhas de marketing. Hospede Instagram Lives, faça perguntas, publique enquetes e use as ferramentas que as plataformas fornecem para criar conteúdo autêntico.
Mais importante, à medida que avançamos, mantenha a escuta social e o envolvimento da comunidade como o foco principal de sua estratégia de marketing.
Concentre-se na sua comunidade e encontre maneiras de unir as pessoas. Nunca perca a chance de se envolver com seu público.
Para marcas que não podem comercializar ou vender seus produtos ou serviços agora, concentre-se em compartilhar conteúdo que se alinhe aos valores de sua marca.
Conclusão
As marcas não precisam permitir que a incerteza as impeça de agir e estar presentes para seus clientes. À medida que continuamos a navegar por território desconhecido, a única constante remanescente é focar nas necessidades do consumidor, pois a mídia social no pós pandemia sempre exigirá este foco.
E se há algo positivo que surgiu no ano passado, é que a mídia social pode ter se tornado o que deveria ser. As pessoas anseiam por maneiras de fazer uma conexão. Há um público cativo online neste exato momento, esperando que sua marca faça exatamente isso.
Fonte: Forbes.com
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