A pandemia de Covid-19 lançou o mundo em tumulto, reivindicando vidas, destruindo meios de subsistência e causando estragos econômicos. No entanto, apesar dos danos profundos e generalizados, houve também positivas mudanças causadas pelo coronavírus no trabalho, que beneficiarão os negócios a longo prazo.
De fato, de várias maneiras, os negócios pós-pandemia serão melhores, mais fortes e mais humanos do que antes.
Abaixo você confere as mudanças positivas causadas pelo coronavírus para as empresas
1. As empresas serão mais flexíveis
A crise do coronavírus foi descrita como a “maior experiência de trabalho em casa do mundo” e, aparentemente, esse experimento deu certo, sendo uma das mudanças causadas pelo coronavírus no trabalho.
Ao forçar as pessoas a trabalhar em casa, provou aos empregadores – mesmo os mais céticos do trabalho remoto – que as pessoas podem trabalhar fora do escritório e ainda serem produtivas.
No espaço de três meses, as empresas implementaram os sistemas e a infraestrutura para oferecer aos funcionários maior flexibilidade em termos de onde eles trabalharão no futuro.
As mudanças causadas pelo coronavírus no trabalho será diferente para cada empresa. Algumas empresas, como o Twitter, ofereceu aos seus funcionários a opção de trabalhar em casa permanentemente, mas o cenário mais provável é um modelo híbrido que combina os benefícios dos dois mundos – a cultura e a colaboração frente a frente da vida no escritório com a flexibilidade e tranqüila concentração oferecida pelo trabalho em casa será uma das mudanças causadas pelo coronavírus no trabalho.
Essa é uma ótima notícia para os funcionários que dizem há algum tempo que trabalho flexível é o que eles desejam.
Os empregadores também devem se beneficiar. Se mais pessoas trabalharem remotamente, precisarão de menos espaço no escritório e economizarão em despesas gerais. Eles também ganharão uma poderosa ferramenta de atração e retenção de funcionários.
E como agora eles têm a configuração adequada, as empresas estarão melhor preparadas para uma segunda onda de coronavírus ou uma situação futura de crise.
2. Maior agilidade e inovação
De acordo com um relatório do “Be The Business”, uma instituição de caridade criada para impulsionar a produtividade no Reino Unido, as pequenas empresas alcançaram três anos de inovação em apenas três meses. Isso está sendo motivado principalmente pelas empresas que recorrem à tecnologia, sendo também uma das mudanças causadas pelo coronavírus no trabalho.
Para sobreviver, as empresas tiveram que pensar fora da caixa, analisando fontes de receita alternativas ou adaptando sua proposta existente.
Os restaurantes tornaram-se importantes, as lojas físicas tornaram-se varejistas eletrônicos, enquanto os hotéis tornaram-se acomodações temporárias para os trabalhadores da linha de frente. Recrutadores, instrutores de fitness, organizadores de eventos, tutores e muito mais passaram a fornecer seus serviços on-line com sucesso.
As empresas provaram sua capacidade de tomar decisões e diversificar em alta velocidade, abrindo caminho para inovações mais ágeis no futuro.
3. Melhor funcionamento e mais resiliência
As empresas que aprenderem com as mudanças causadas pelo coronavírus no trabalho serão mais bem administradas, mais capazes de suportar futuros eventos incertos.
Após a crise financeira de 2007-08, as reformas de Basileia III exigiram que os bancos detivessem maiores reservas de caixa como parte de medidas para melhorar sua capacidade de lidar com choques causados pelo estresse financeiro.
A esperança é que, as mudanças causadas pelo coronavírus no trabalho incentive um comportamento anti-risco semelhante das próprias empresas, tornando-os cautelosos em tirar muito dinheiro de seus negócios e incentivá-los a ter dinheiro suficiente para lidar com futuras interrupções.
O resultado será negócios melhor gerenciados, mais bem equipados para lidar com os períodos de inatividade e proporcionar maior estabilidade aos funcionários. Portanto, se uma crise dessa magnitude ocorrer novamente, as perdas de empregos não serão tão agudas.
4. Compaixão Melhorada
Eles dizem que a adversidade traz o melhor das pessoas, e isso ficou evidente durante a pandemia. Uma das mudanças causadas pelo coronavírus no trabalho foi em relação a compaixão com os outros. As empresas doam alimentos e outros itens essenciais para os trabalhadores e famílias carentes da linha de frente, enquanto outras estão doando o seu tempo para ajudar seus vizinhos e comunidades locais.
Os locais de trabalho também responderam à crise com a humanidade. As pessoas são mais atenciosas umas com as outras, conscientes de que estão lidando com responsabilidades diferentes ao lado do trabalho, seja cuidando de crianças pequenas, estudando em casa ou cuidando de parentes idosos.
Há uma percepção maior de que os funcionários são indivíduos conectados de maneiras diferentes. Os líderes que compreender essas mudanças causadas pelo coronavírus no trabalho, e mostrarem compaixão serão recompensados com funcionários mais leais e engajados
O espírito de equipe também recebeu um impulso – há um sentimento de que estamos todos juntos nisso – o que resultou em uma maior colaboração. Essa cultura colaborativa ajudará as organizações a se tornarem melhores solucionadoras de problemas, preparando-as para o caminho da recuperação.
5. Mais ligado ao bem-estar mental
As mudanças causadas pelo coronavírus no trabalho ajudou a colocar a questão da saúde mental e bem-estar no centro do palco.
As empresas viram que mesmo os funcionários com maior resistência externa sofreram durante a crise, destacando como as preocupações com a saúde mental podem afetar qualquer pessoa.
Como diz o diretor de filiação da CIPD, David D´Souza, “nunca houve um tempo mais legítimo na maior parte de nossas vidas úteis para perguntar às pessoas como elas estão e como realmente significam isso, e para que isso não pareça uma pergunta intrusiva”.
Dessa forma, com as mudanças causadas pelo coronavírus no trabalho, faz com que essa nova abertura seja saudável, ajudando a garantir que o bem-estar mental suba na agenda – não é mais um bem de ter, mas uma parte fundamental do dever de cuidado das empresas.
Os líderes agora devem dedicar tempo para refletir com suas equipes de gerenciamento as lições que aprenderam durante a crise e se comprometer com os resultados gerados pelas mudanças causadas pelo coronavírus no trabalho. Esta é uma oportunidade sem precedentes para agitar as coisas – certifique-se de aproveitar!
Fonte: Forbes.com
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