O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará uma nova pesquisa sobre o impacto da covid-19, segundo a instituição.
Dessa maneira, a pesquisa irá acompanhar os efeitos da pandemia nos setores da indústria, construção, comércio e serviços, com os resultados sendo divulgados quinzenalmente.
Para realizar a pesquisa sobre o impacto da covid-19, o IBGE irá monitorar cerca de 2 mil instituições dos mais diversos setores da economia. A pesquisa experimental foi anunciada na manhã da quinta feira (09/07), e os primeiros resultados dos estudos serão divulgados já no dia 16 de julho.
O estudo foi intitulado como “Pesquisa Pulso-Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas”, sendo realizada por telefone com empresas da indústria, construção, comércio e serviços. Cerca de 100 agentes já deram início no dia 15 de junho à coleta por telefone de informações de cerca de duas mil empresas.
Vale destacar que essa pesquisa se soma à Pnad Covid-19, versão especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) criada com foco em avaliar os efeitos da pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho brasileiro.
Objetivo da Pesquisa Pulso-Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas
A pesquisa tem como objetivo estimar o percentual de empresas que interromperam as atividades por conta da pandemia, mesmo que temporariamente.
Segundo o coordenador da pesquisa sobre o impacto da covid-19, Flávio Magheli, o levantamento permitirá estimar, entre outras informações:
- O percentual de empresas que interromperam as atividades na pandemia
- A proporção de empresas que tiveram dificuldade ou facilidade em atender seus clientes
- O acesso das empresas aos seus fornecedores
- A capacidade das empresas em realizar os pagamentos de rotina
- O lançamento de novos produtos ou serviços
- A alteração na forma de entrega
- A proporção de empresas que adiaram pagamentos de impostos
- O acesso à linha de crédito emergencial para pagamento da folha salarial
- A adoção de trabalho remoto
- A antecipação de férias dos funcionários
- A adoção de medidas extras de higiene para combater o coronavírus
Segundo Magheli, são estatísticas novas que ainda estão em fase de testes e sob avaliação. O novo modelo de pesquisa rápida trará oportunidade de aperfeiçoamento e poderá ser futuramente aberto para novas temáticas. A aplicação do questionário dura cerca de 10 minutos. “É uma pesquisa rápida, uma pesquisa que a gente procura investigar e entrar em contato com empresas de diferentes tamanho e espalhadas pelo território, por telefone”, disse Magheli.
Além disso, a pesquisa sobre o impacto da covid-19 apresentará dados sobre o nível de intensidade do impacto da pandemia sobre o comportamento das vendas e as condições de fabricação ou atendimento das empresas aos clientes. Os indicadores sobre o acesso das empresas aos fornecedores e a capacidade de realizar pagamentos de rotina também serão divulgados.
De acordo com o IBGE: “O levantamento vai mostrar a percepção das empresas sobre alterações no quadro de funcionários e as principais medidas de reação adotadas por elas. Vai ainda revelar o posicionamento das empresas diante das medidas emergenciais do governo, como o adiamento de pagamento de impostos e a utilização de linha de crédito emergencial para o pagamento da folha salarial”
Recorte amostral da pesquisa sobre o impacto da covid-19
Para realizar o recorte amostral do estudo, o IBGE selecionou organizações do Cadastro Central de Empresas (Cempre) para elaborar a amostra da pesquisa, com representantes de todos os Estados do País, conforme o porte por pessoal ocupado: companhias com até 49 pessoas ocupadas; com 50 a 499 pessoas ocupadas; e com 500 ou mais pessoas ocupadas.
Dessa maneira, o resultado obtido foi uma amostra com percentual elevado de pequenas empresas, principais empregadoras e também mais afetadas pela pandemia, segundo Alessandro Pinheiro, coordenador de Pesquisas Estruturais e Especiais em Empresa. A amostra completa da pesquisa foi formada por cerca de 11 mil empresas.
O estudo tem como previsão entregar até cinco ciclos quinzenais da pesquisa, se estendendo até o fim de agosto, com a última divulgação prevista para setembro. Contudo, segundo Magheli, a pesquisa sobre o impacto da covid-19 poderá se estender enquanto as dúvidas e perguntas forem pertinentes aos empresários.
Resultados da pesquisa serão divulgados no hotsite do IBGE contra a Covid-19
Vale mencionar que, a primeira divulgação da pesquisa sobre o impacto da covid-19 trará comparações entre a primeira quinzena de junho e o período anterior ao início da pandemia, em 11 de março. Os demais períodos estudados trarão comparações com a quinzena imediatamente anterior.
Os resultados da pesquisa será divulgado no Hotsite do IBGE contra a Covid-19
O IBGE também destacou que, as empresas que receberem o telefonema dos pesquisadores do IBGE podem confirmar a identidade do entrevistador através do 0800 721 8181 ou na página na internet Respondendo ao IBGE. A empresa que solicitar também pode receber, por e-mail, um comunicado formal do Instituto a respeito da pesquisa.
Fontes: IBGE – G1.Globo – IstoÉdinheiro
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).