Com o Novo Coronavírus presente em território nacional, a equipe de atendimento dos laboratórios que recepcionam os pacientes infectados pela Covid-19 estão constantemente em exposição ao vírus da Sars-CoV-2.
Assim como a equipe de atendimento, os funcionários que realizam a coleta das amostras destes pacientes também estão expostos a contrair a doença.
E para ajudar esses laboratórios a tomarem as medidas corretas de prevenção, para evitar a contaminação na equipe profissional, elaboramos esse conteúdo especial para você incluir no dia a dia, preservando a saúde dos funcionários bem como aos pacientes com casos suspeitos.
Confira já abaixo as recomendações e coloque em prática!
Equipe de atendimento deve utilizar sempre equipamentos de proteção, como máscaras e luvas, se for possível.
Como a transmissão do Novo Coronavírus – Covid-19 – ocorre pelo ar, devido às gotículas respiratórias que são expelidas ao espirrar, tossir ou até mesmo ao falar, é recomendado sempre o uso de máscaras e de luvas para a equipe de atendimento, visto que eles atuam na linha de frente, com constante contato com pessoas suspeita da doença.
Além disso, assim como é orientado o afastamento das pessoas em cerca de 1,5m, a equipe de atendimento também deverá manter uma distância mínima e segura dos pacientes.
O uso de luvas é justificado pelo possível contato físico que estes profissionais precisam ter caso seja necessário com o paciente.
Caso não seja possível o uso de luvas, é recomendado lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou utilizar álcool e gel com concentração 70%.
Funcionários que trabalham coletando amostras de pacientes infectados também devem utilizar os equipamentos de proteção individual
Para os funcionários que trabalham diretamente com os pacientes, coletando material para análise, é essencialmente necessário a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), como roupas especiais que visam proteger o corpo inteiro.
Como há o contato direto com o paciente para realizar a coleta de amostras, o uso desses equipamentos não devem ser deixados de lado, visto que a exposição é muito maior para esses profissionais.
Assim como a roupa, também é necessário o uso de luvas para manusear os materiais necessários a coleta.
Vale destacar que, caso seja possível, é recomendado utilizar luvas descartáveis a cada coleta, para também garantir a segurança de outros pacientes com suspeita do Novo Coronavírus (Covid-19).
O uso de óculos de proteção e de máscaras respiratórias também são essenciais e não devem ser ignoradas, pois oferece uma proteção eficaz contra a doença.
Lembrando que, caso o laboratório não tenha uma máscara de proteção valvulada, é recomendado o uso de máscaras descartáveis, tendo o seu uso máximo de até 3 horas.
Também é orientado a devida limpeza e desinfecção do local da coleta a cada paciente, para que seja assegurado a proteção de outros pacientes com suspeita do Novo Coronavírus.
Recomendações Gerais para o Laboratório
A limpeza dos espaços do laboratório também é recomendado, principalmente em superfícies que são muito tocadas, como maçanetas, barras de proteção, corrimãos, banheiros, entre outros.
Além disso, é necessário manter os ambientes limpos e bem ventilados, com janelas e portas abertas, para forçar a circulação do ar no ambiente, mantendo-o arejado.
Caso haja a entrada de muitas pessoas ao mesmo tempo no laboratório, é aconselhável deixá-las a uma distância mínima de 1,5m de uma para outra, assim como as cadeiras na sala de espera, sendo um banco sim, outro não.
É sugerido também deixar álcool e gel logo na entrada do laboratório, para que os pacientes possam desinfetar as mãos.
Obs: As recomendações explanadas no texto são baseadas nas principais informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
Outras informações destacada pela ANVISA: Orientações Gerais