O Governo do estado de São Paulo decidiu encerrar as restrições de horário de funcionamento e capacidade limite dos estabelecimentos nesta terça-feira (17/08). Com isso, a quarentena em SP entra na fase de maior abertura da economia desde o início da pandemia de Covid-19.
Determinada medida faz parte da “retomada segura” prevista para todo o Estado de SP.
Desta maneira, todos os estabelecimentos comerciais e serviços de todos os setores econômicos poderão abrir e fechar a qualquer horário e ter 100% da capacidade. No entanto, vale lembrar que, o uso de máscara continua sendo obrigatório, bem como o distanciamento de um metro entre as pessoas.
Também estão liberados os eventos sociais como casamentos, jantares, festas de debutantes e formaturas – culturais como exposições em museus, e as feiras corporativas com controle de público, como: convenções e congressos.
Casas de show poderão abrir desde que sejam na modalidade restaurante, assim como garantindo o distanciamento social. Casas noturnas permanecem fechadas. A previsão é que estes espaços voltem apenas para pessoas com esquema vacinal completo.
Já os shows de médio e grande porte, pistas de dança e estádios de futebol, continuam proibidos, com previsão de liberação apenas em novembro.
Embora as flexibilizações adotadas valem para todo o estado de SP, seis cidades do ABC Paulista decidiram manter regras mais rígidas por medo de aumento de contaminações, sendo elas: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André e São Bernardo do Campo. Nessas cidades, a capacidade de ocupação permanece limitada a 80% e horário de funcionamento das 6h à 0h.
O que volta a funcionar sem restrição de horário?
- Restaurantes, bares, lanchonetes e cafeterias,
- Shoppings, lojas, galerias e outros comércios não essenciais,
- Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética,
- Teatros, museus, cinemas e shows com público sentado,
- Academias de ginástica, clubes e centros esportivos,
- Serviços essenciais como supermercados, bancos, farmácias e postos de gasolina já estavam autorizados a operar em qualquer horário.
O que continua proibido?
- Shows com público em pé;
- Pistas de dança;
- Torcida em estádios.
Vacinação no estado de SP
De acordo com o governo, a flexibilização das regras da quarentena em SP só foi possível devido ao avanço da vacinação. Nesta última segunda-feira (16/08), o estado atingiu a marca de 91% de toda a população adulta, com mais de 18 anos, imunizadas com ao menos a primeira dose da vacina contra covid-19.
Com o esquema completo de vacinação (isto é, com a aplicação de duas doses – ou dose única), mais de 28% dos paulistas estão totalmente protegidos.
O reflexo da vacinação contra covid-19 no estado pode ser visto nos hospitais, dado que as taxas de ocupação de leitos na UTI, segundo a Secretária da Saúde, é de 43%, e de 28% em leitos de enfermaria. Na grande São Paulo, 41% dos leitos de UTI estão ocupados.
Contudo, apesar de vermos esta redução, a equipe do Centro de Contingência da Covid-19 do estado de SP alerta que ainda não é o melhor momento de relaxar. A variante Delta, uma das cepas mais transmissíveis, está circulando no Brasil e ainda não se sabe os efeitos dela a longo prazo.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a variante Delta cresceu cerca de 84% em uma semana no Brasil. Além disso, apenas no estado de SP, o número total de casos identificados da nova variante é de 231 pessoas.
Por essa razão o Centro de Contingência da Covid-19 do estado de SP afirma que ainda não é o melhor momento de flexibilizar totalmente a quarentena, dado que ainda é necessário um grande esforço para aplicação da segunda dose na população, bem como a imunização de crianças e adolescentes.
Fonte: Exame.com | G1.Globo | Estadão
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- PRONAMPE prorrogado | 5 bilhões de reais é adicionado ao programa
- Eficácia das vacinas contra a variante Delta – Covid-19
- Justiça confirma demissão de funcionária que recusou a vacina de covid-19
- Nova campanha de vacinação contra covid-19 terá início em Janeiro – Afirma governo de SP
- Efeitos da pandemia em pequenos negócios ainda persiste, diz pesquisa