
2021 já está aqui, trazendo consigo novas maneiras de realizar o recrutamento e seleção na pandemia de covid-19. Porém, como é feita a aquisição de talentos em meio a esta crise?
A resposta para essa questão é curta e objetiva; foco no digital. Graças à Covid-19, o processo de contratação tradicional tem sido mais difícil do que nunca, pois os recrutadores e candidatos lutaram para se adaptar a uma experiência totalmente remota. Mas as mudanças sísmicas estão bem encaminhadas – tanto na forma como as empresas contratam quanto nas características que procuram em 2021.
Em quase todos os setores, a transformação digital foi acelerada pela pandemia, forçando empresas de todos os tamanhos a acelerar seus planos digitais.
De acordo com um relatório da Sage (empresa multinacional britânica de softwares), 24% das empresas começaram a usar IA para suas necessidades de aquisição de talentos, com 56% dos gerentes planejando adotar a tecnologia automatizada nos próximos doze meses.
As ferramentas de contratação digital já estavam em alta, mas a pandemia acelerou seu uso. À medida que as empresas repensam a forma de contratação, a IA e a automação vêm à tona como necessidades de crescimento em um local de trabalho pós pandemia.
Não há dúvidas que o recrutamento e a seleção na pandemia mudará drasticamente estes processos nos próximos anos. Dessa maneira, confira abaixo 4 maneiras de se adaptar a estas novas tendências de contratação para 2021 e além.
1. Adote a tecnologia de contratação digital para o longo prazo
Com o home-office como opção principal, os empregadores agora estão lançando uma rede global para trabalhadores remotos. A vista disso, para conseguir vasculhar esse pool maior de talentos, os recrutadores devem adotar tecnologias de recrutamento e seleção na pandemia e após, como automação e IA.
Os benefícios? Maior qualidade de contratação, economia de tempo e melhoria em todos os estágios de aquisição de talentos pré e pós-contratação. Vale destacar que, o melhor de tudo, é que as empresas estão aprendendo que podem conseguir tudo isso sem perder a conexão humana crítica que os funcionários ainda desejam.
2. Repense as habilidades necessárias para a realidade de trabalho de hoje
A crise de Covid-19 forçou as empresas a reavaliar as capacidades essenciais, a cultura e as qualidades que realmente tornam um funcionário bem-sucedido no mundo de trabalho de hoje.
Dessa maneira, com essas qualidades em mente, os recrutadores podem usar ferramentas de contratação digital, para conseguir fazer de modo eficiente o recrutamento e seleção na pandemia, utilizando; filtros para avaliações de pré-contratação e realizar entrevistas virtuais para ter uma ideia melhor da adequação do futuro funcionário ao trabalho.
Os candidatos com capacidade de sucesso em 2021 demonstrarão uma comunicação forte, facilidade com a tecnologia e uma abordagem flexível e adaptável para seu trabalho. Os recrutadores que fazem a triagem dessas características irão agilizar o processo de contratação e, em última análise, terão um impacto positivo no desempenho e na satisfação dos funcionários em longo prazo.
3. Torne-se digital, mas permaneça pessoal
Alguns empregadores podem temer que o uso de IA, como parte de seu processo de recrutamento e seleção na pandemia, faça com que sua empresa pareça impessoal. Mas o oposto também é verdadeiro.
A automação pode descarregar as tarefas repetitivas e orientadas por processo para um bot, permitindo que as pessoas estejam mais disponíveis e com maior contato.
Um processo de contratação eficaz deve incluir pessoas nas duas pontas. Longe de substituir a função do recrutador, a automação inteligente pode complementar esse trabalho filtrando os dados de forma rápida, transparente e sem erros.
Isso libera o tempo dos recrutadores para se concentrarem nos aspectos mais importantes da contratação, como fazer conexões pessoais com os candidatos. A atenção às pessoas é o que mantém a moral alta e contribui para uma força de trabalho mais resistente.
4. Elimine os preconceitos no processo de contratação
Se houver algum preconceito que não deveria estar presente, é no processo de recrutamento e seleção na pandemia que isso deverá ser ajustado.
As ferramentas baseadas em IA podem ajudar a eliminar tais preconceitos por meio de dados, objetividade e modelos preditivos. A tecnologia de entrevistas em vídeo é um exemplo em que a automação pode ajudar a criar o mais nivelado possível para todos os candidatos.
As entrevistas em vídeo com suporte de automação permitem que os tomadores de decisão conduzam a mesma entrevista em vídeo, com as mesmas perguntas, para todos os candidatos.
Em 2021, as empresas devem olhar além da diversidade como uma cota a ser alcançada e se concentrar mais na criação de uma cultura onde a diversidade possa prosperar.
Para o longo prazo
As soluções de recrutamento e seleção durante e após a pandemia de covid-19, através do digital, como avaliações digitais, entrevistas em vídeo e verificação de referência online, não devem ser vistas como um patch de curto prazo apenas neste período de crise, mas sim como estratégias de contratação de longo prazo.
A realidade é que os esforços de recrutamento e seleção estão mais enxutos do que nunca e as equipes estão sendo montadas com base no conjunto de habilidades e compatibilidade, ao invés da localização física. Junto com as altas taxas de desemprego atuais, isso aumenta dramaticamente a lista de candidatos. E isso não mudará tão cedo.
Porém, uma coisa é certa; as empresas que cumprirem o próximo ano com uma experiência abrangente de recrutamento e seleção na pandemia, de modo digital, terão uma vantagem.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- RH na pandemia – Confira 5 lições aprendidas com a crise
- Como apoiar e motivar os funcionários durante a pandemia de Covid-19?
- Liderança em tempos de covid-19 – Veja dicas para liderar com sucesso
- Cultura da empresa durante a covid-19 – Veja os principais impactos
- Empatia e inteligência emocional na pandemia: Veja a sua importância para os líderes