Com diversos estados elaborando planos para a retomada da atividade econômica Covid, o Serviço Brasileira de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – Sebrae, disponibilizou através do seu portal na internet, uma página específica para empresários terem acesso a um conjunto de protocolos para a retomada da atividade econômica Covid, contendo diversas informações para a volta segura.
Ao total, foram elaborados 35 documentos para 47 segmentos setoriais, que correspondem cerca de 75% dos pequenos negócios no Brasil, sendo responsáveis por 46% dos empregos gerados no País.
A primeira etapa da iniciativa para a retomada da atividade econômica Covid começou no último dia 04/06, com o Sebrae atendendo empresários dos segmentos que representam 57% dos negócios formados por setores de: Moda, Beleza, Estética, Bares, Lanchonetes, Restaurantes, Lojas de rua/Shoppings, Academias de ginásticas, Clínicas e Saúde.
Além da disponibilização de E-books de cada setor, o Sebrae também dispôs vídeos orientativos de curta duração, apresentando aos donos de pequenos negócios os procedimentos que deverão ser adotados na empresa.
Materiais de apoio para outros segmentos também serão lançados
Para colaborar com a segura retomada da atividade econômica Covid, o portal do Sebrae liberou hoje – 10/06 – a segunda etapa do programa, com novos conteúdos elaborados especialmente para o microempreendedor individual (MEI) no segmento de alimentação, que ainda não havia sido disponibilizado.
Dessa forma, dentro dos conteúdos liberados no segmento alimentícios, estão:
- Confeitarias
- Panificadores
- Feiras Livres
- Minimercados
- Mercearias
Nessa segunda etapa, segundo o Sebrae, os empresários de construção civil, tanto da indústria quanto das lojas do segmento também terão a sua disposição os protocolos segmentados nos formatos de e-book e vídeos.
Para última etapa, prevista para ser lançada no dia 15 de Junho, os empresários terão acesso aos outros materiais de apoio, preparados para facilitar a implementação das medidas indicadas nos protocolos, em forma parecida ao de um Check-list, para que seja possível adotar corretamente as normas para a retomada da atividade econômica Covid.
Vale destacar que, por meio dos protocolos, os donos de pequenos negócios poderão verificar junto com a sua equipe quais práticas já foram implementadas e quais delas ainda precisam de atenção.
Além disso, dentro deste recurso, foram incluídos materiais de visualização e sinalização para a impressão, podendo ser utilizado na empresa, seja no piso quanto na parede, com orientação para o distanciamento e medidas preventivas de higiene, assim como outras recomendações.
Protocolos foram elaborados com base em experiência de outros países
De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick Lourenço de Lima, informa que o protocolo criado para a retomada da atividade econômica Covid foi baseado em experiência de outros países.
Segundo Bruno: ‘São todos os cuidados que uma empresa deve ter no seu contato com clientes e fornecedores, e que seus colaboradores têm que tomar para mitigar, chegar próximo a eliminar as chances de contágio. É a economia trabalhando junto com a saúde no sentido de que os negócios possam funcionar sem serem elementos de propagação do vírus”
Este protocolo também será de fundamental importância para os Municípios, de acordo com o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre Jorge da Costa.
Segundo Carlos, o protocolo de retomada da atividade econômica Covid irá evitar que haja uma quantidade excessiva de documentos com o mesmo objetivo, tendo em vista que muitos municípios não têm a capacidade técnica para definir as orientações.
Por fim, o secretário revela que há uma certa preocupação com o retorno seguro, no entanto, é necessário que haja a retomada da atividade econômica Covid, visto que, a cada dia que as empresas permanecem paradas, aumenta o custo para elas, e são geralmente as pequenas empresas que mais sofrem.
Carlos complementa dizendo que, não deseja que as atividades voltem para serem interrompidas de novo, e que a principal preocupação com o retorno seria com a saúde das pessoas, levando em consideração também a condição de vida delas.
Fontes: Agência Sebrae de Notícias – Agência Brasil – Portal Sebrae
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).