
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria KPMG, cerca de 45% dos CEOs globais vislumbram um retorno à normalidade nos negócios apenas no ano que vem, em 2022. Já para 31% dos entrevistados, acreditam que essa volta acontecerá ainda neste ano.
Para 24% dos empresários entrevistados, por sua vez, comenta que não esperam mais o retorno da normalidade, pois afirmam que as suas empresas e as respectivas operações mudaram para sempre com a pandemia de Covid-19.
O levantamento da pesquisa da KPMG foi feito com 500 executivos de empresas com receita anual superior a US$ 10 Bilhões, em 11 países, como; Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de janeiro a 4 de março.
Em nota, o presidente da KPMG no Brasil e na América do Sul – Charles Krieck – comenta que: “A pesquisa evidencia que os negócios nunca mais serão os mesmos em função da pandemia. Sairemos dela com aprendizados importantes para o futuro das empresas, das pessoas, da sociedade e do meio ambiente. […] “O futuro das empresas dependerá de iniciativas de negócios mais analíticas e tecnológicas, integradas com uma governança atenta aos aspectos econômicos, sociais e ambientais.”
Vacinação e o retorno ao escritório
Para muitos CEOs, o retorno à normalidade nos negócios depende muito da vacinação contra a covid-19, dado que isto é um dos pontos fundamentais para garantir a segurança de todos na empresa. No entanto, mais da metade dos CEOs (55%) temem que nem todos os seus funcionários conseguirão ter acesso à vacina contra a covid-19, o que poderá consequentemente pôr alguns mercados e operações em desvantagem.
A vista disso, a pesquisa apontou que, para a maioria dos executivos, 90% irá solicitar aos seus empregados que notifiquem a empresa quando for vacinado.
Outro ponto importante também destacado na pesquisa é referente ao retorno aos escritórios, no qual 61% das empresas irão esperar uma imunização do país antes de solicitar a volta.
Confiança na recuperação
Além das perguntas relacionadas ao retorno à normalidade nos negócios, a pesquisa também tentou saber como está a confiança dos CEOs no crescimento de suas empresas, setores e países, em um período de 3 anos.
Segundo os dados, a expectativa é bem elevada. Porém, em relação às perspectivas para a economia global, já não se mostrou tão favorável assim.
Para as perspectivas dos entrevistados para o crescimento de suas empresas neste período: 22% dos entrevistados estão muito confiantes, 66% confiantes, 11% neutros e 1% não muito confiantes.
Referente ao crescimento do setor, os dados apontaram que: 23% dos entrevistados estão muito confiantes, 67% confiantes, 8% neutros e 2% não muito confiantes.
Sobre as perspectivas de crescimento de seus países, as respostas foram: 19% muito confiantes, 65% confiantes, 11% neutros e 5% não muito confiantes.
Por fim, sobre as perspectivas do crescimento da economia global, os dados da pesquisa nos mostram que: 13% muito confiantes, 30% confiantes, 14% neutros, 39% não muito confiantes e 4% nada confiantes.
Fonte: Exame.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Lições de liderança na pandemia de covid-19: 3 pontos que aprendemos nesta crise
- Estratégias para varejistas na pandemia: O que fazer para ter sucesso?
- Cibersegurança para pequenas e médias empresas: Veja a sua importância
- Doria anuncia 100 milhões de créditos p/ microempresários em São Paulo
- Liderar em tempos de pandemia: Como as mudanças podem te ajudar