O aumento das condições de saúde mental durante a pandemia de covid-19 foi classificado como uma segunda crise de saúde nos Estados Unidos e em diversas outras partes do mundo.
Nos EUA, em junho do ano passado, uma pesquisa do Center for Disease Control and Prevention (CDC) descobriu que 40,9% dos 5.470 entrevistados relataram uma condição adversa de saúde mental ou comportamental, como ansiedade, depressão ou aumento do uso de substâncias.
Uma pesquisa de julho de 2020 da Kaiser Family Foundation (organização americana sem fins lucrativos) ressaltou essas descobertas, com 53% dos entrevistados relatando que se preocupar com a Covid-19 está prejudicando sua saúde mental.
Embora se saiba que a pandemia afetou negativamente o bem-estar mental, é igualmente importante ressaltar que a América estava passando por uma crise de saúde mental muito antes da pandemia. Na última década, os problemas de saúde mental e emocional “aumentaram significativamente”, de acordo com uma pesquisa da American Psychological Association.
Como líderes empresariais, todos nós testemunhamos os efeitos dos desafios de saúde mental no local de trabalho e também podemos ter experimentado nossa própria parcela desses desafios.
Muitas pessoas estão estressadas e esgotadas. E não importa o quanto eles tentem superar os efeitos do esgotamento – e apesar da cultura “não pergunte, não diga” que muitas empresas adotaram no passado – eles simplesmente não conseguem deixar suas preocupações por conta própria.
Problemas relacionados a saúde mental já eram notados antes da pandemia
Mesmo antes da pandemia, os problemas de saúde mental já prejudicava o bem-estar dos funcionários, ao mesmo tempo que afetavam enormemente a lucratividade dos negócios.
- Uma pesquisa Mind Share Partners 2019, com cerca de 1.500 pessoas, revelou que quase 60% dos entrevistados haviam experimentado sintomas de uma condição de saúde mental no ano passado, com 61% dizendo que sua saúde mental estava diretamente ligada à produtividade no local de trabalho.
- O CDC estimou que as empresas americanas perdem mais de 200 milhões de dias de trabalho a cada ano para a depressão, um custo para os empregadores de até US $ 44 bilhões.
Claramente, isso não é sustentável para os empregadores ou seus funcionários. Mesmo assim, há motivos para ter esperança.
- Um é financeiro: um artigo de abril de 2018 no Journal of Occupational and Environmental Medicine compartilhou que, após o tratamento para depressão, cerca de 86% dos funcionários notaram melhora no desempenho no trabalho e 80% experimentaram maior satisfação no trabalho. As taxas de absenteísmo também diminuíram.
- A outra é cultural: como proprietários de empresas, cuidar da saúde mental dos funcionários simplesmente é a coisa certa a fazer.
Maneiras de proporcionar suporte para a saúde mental durante a pandemia
A crise de covid-19 não criou o problema, mas certamente o exacerbou, e os desafios de saúde mental durante a pandemia continuarão a impactar funcionários e empresas, até mesmo quando o vírus tiver sido controlado.
No entanto, os líderes devem fazer o máximo que podem para ajudar os seus funcionários. Embora não haja uma solução mágica, há diversas maneiras de fornecer aos colaboradores o suporte de que precisam tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
1. Defina o tom
Fale abertamente sobre a saúde mental durante a pandemia. Compartilhe seus próprios desafios, incluindo suas falhas. Normalize a terapia e desestigmatize a doença mental. Crie uma cultura onde as pessoas se sintam seguras e incentivadas a procurar serviços de saúde mental.
2. Melhore o acesso
Certifique-se de estar oferecendo o atendimento de que seu pessoal precisa. Dê uma boa olhada em seu pacote de benefícios para garantir que esses serviços não sejam impossíveis de acessar devido a redes estreitas de provedores ou altos custos diretos.
Saiba que os programas de assistência ao funcionário são um bom ponto de partida, mas estão extremamente longe de ser uma solução completa para a saúde mental durante a pandemia para os funcionários.
Ao trabalhar para melhorar o acesso, você também pode considerar dar aos funcionários acesso à teleterapia e telepsiquiatria para remover quaisquer obstáculos relacionados à clínica física, e garantir que eles possam se conectar com um provedor de forma rápida e conveniente.
3. Cuide de suas famílias
Mesmo seus melhores funcionários terão dificuldades no trabalho, se houver dificuldades em casa. Isso é especialmente verdadeiro para funcionários cujos filhos podem estar enfrentando problemas de saúde mental que foram agravados pela pandemia. Certifique-se de que seu plano de benefícios inclui os serviços certos para dependentes.
4. Treine seus líderes
A mudança cultural duradoura começa de cima para baixo. Capacite seus líderes para que entendam a importância do bem-estar mental, os sinais de desafios mentais e emocionais e as soluções que sua empresa oferece.
5. Crie um grupo de recursos de funcionários
Conte com a ajuda da linha de frente de sua empresa para obter maiores percepções sobre os desafios e preocupações que seus funcionários estão enfrentando. Trabalhe em parceria com o grupo para personalizar soluções que melhorem a saúde mental durante a pandemia de covid-19 para os seus funcionários. Promova também uma cultura de abertura e apoio – e esteja preparado para fazer o melhor com essas soluções.
6. Ofereça dias de “saúde mental”
Permita que sua equipe tire uma folga por motivo de saúde mental durante a pandemia, incorporando-a à política de licença médica de sua empresa. Mostre aos seus funcionários que é apropriado que eles façam uma pausa quando necessário.
Embora a Covid-19 não tenha iniciado a pandemia de saúde mental, ela certamente destacou os problemas de saúde mental não só nos EUA, mas como em outros países também.
Portanto, os líderes devem assumir a responsabilidade de transformar a maneira como pensamos, falamos e abordamos todas as formas de desafios à saúde mental. Isso não é apenas a coisa certa a fazer para os funcionários, mas também é o melhor para os resultados financeiros.
Fonte: Forbes.com
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