Como a crise de Covid-19 não mostra sinais de desaceleração, muitas empresas recorreram a operações remotas de trabalho em casa. Contudo, o rápido crescimento do trabalho remoto deu origem a grandes vulnerabilidades na segurança digital na pandemia, aumentando os incidentes envolvendo a privacidade de dados e outros riscos.
Essa transição destaca um desafio que as empresas enfrentam há décadas: a falta de segurança da informação eficaz.
Na realidade, a infraestrutura e as políticas necessárias para o trabalho remoto já existem há algum tempo – o verdadeiro problema reside na vulnerabilidade relacionada à segurança digital.
A importância da agilidade da segurança digital na pandemia
Uma das metáforas que algumas pessoas gostam de usar ao discutir a segurança digital é; o escritório era como uma fortaleza quando se tratava de segurança, tudo facilmente protegido de dentro de suas paredes. No entanto, ao trabalhar remotamente, essa camada de segurança é rapidamente corroída – permitindo qualquer coisa e qualquer pessoa entrar.
A maioria das empresas não estavam preparadas para as mudanças abruptas decorrentes do trabalho remoto. Muitos funcionários, por exemplo, estão usando dispositivos eletrônicos domésticos que não são protegidos por software antivírus de TI ou firewalls.
Era simples quando tudo estava dentro das paredes da empresa; os funcionários tinham seus computadores e telefones pré-instalados com segurança pelos departamentos necessários. Agora, é muito mais sobre como proteger as pequenas “tendas” e “postos avançados”, que incluem smartphones e computadores de trabalhadores remotos. Este é o principal motivo pelo qual precisamos pensar de forma diferente sobre a segurança digital na pandemia.
Sem a proteção de segurança oferecida pela estrutura do escritório – as paredes metafóricas do castelo – as empresas ficam mais vulneráveis a ataques cibernéticos. A falha em acompanhar os patches de software ou em usar a VPN de uma empresa, pode causar a interceptação de dados em canais desprotegidos. Em 2020, as empresas estão expostas a violações e fraudes em uma escala sem precedentes.
No entanto, as empresas podem fortalecer os seus sistemas de segurança digital na pandemia, seguindo estas cinco etapas essenciais:
1. Avalie a eficácia das medidas de segurança atuais da sua empresa
A obtenção da certificação da International Organization for Standardization (ISO) para tecnologia da informação e técnicas de segurança, fornece aos clientes atuais e futuros de serviços em nuvem uma garantia independente que demonstra conformidade com importantes controles de confidencialidade, integridade e segurança.
2. Invista em uma infraestrutura de rede escalável e de alta largura de banda
Outra forma de fortalecer a segurança digital na pandemia, é investir no desenvolvimento de uma infraestrutura capaz de fornecer opções de segurança aprimoradas, para dados confidenciais e aplicativos corporativos, permitindo que os funcionários colaborem de forma conveniente e segura – a qualquer hora, em qualquer lugar.
3. Atualize o protocolo de segurança
Ao implementar fatores de autenticação, como autenticação de dois fatores (2FA) e autenticação multifator (MFA), seus funcionários e seus dados ficarão muito mais seguros contra ataques em potencial,
Ao fornecer um método de autenticação mais seguro, fica mais difícil para os invasores contornar essa camada de segurança adicional, melhorando dessa maneira a segurança digital da empresa na pandemia.
4. Organize um curso de treinamento de phishing
Isso fornece aos funcionários conhecimento sobre segurança online, bem como métricas sobre como seu comportamento na Internet mudou e melhorou. Essas formas de treinamento devem ser realizadas regularmente para manter todos atualizados com as práticas atuais de violação de dados, que protegerão seu IP e os dados da empresa.
5. Faça simulações de phishing em sua empresa
Uma outra maneira de testar a segurança digital na pandemia em sua empresa, é fazer simulações de phishing.
Envie regularmente uma mensagem que peça informações seguras e monitore quantas pessoas estão sinalizando essas informações. É importante avaliar o desempenho de sua equipe e como continua melhorando para mostrar o progresso.
Mantenha-se atualizado com as mudanças de segurança digital na pandemia
À medida que as ameaças à segurança digital continuam mudando, os sistemas de proteção à segurança de cada empresa precisam evoluir com ela.
É necessário realizar avaliações periódicas da prontidão do pessoal para identificar áreas de vulnerabilidade e avaliar se as políticas e o treinamento existentes precisam ser modificados. Dessa maneira, para incentivar a conformidade, documentar os resultados de todas as avaliações e garantir que os funcionários ajam de acordo com as recomendações de remediação de risco, esta pode ser a melhor prática.
A segurança digital é responsabilidade de todos, mas mesmo as empresas mais resilientes precisam de liderança eficaz. Se um líder empresarial leva a segurança digital a sério, ela se espalhará por toda a empresa e ajudará a construir uma cultura de maior conscientização.
Em um período de crescentes vulnerabilidades e ataques, nunca houve melhor momento para a liderança executiva intensificar e criar uma forte cultura de segurança digital na pandemia, que incentive todos a saberem quais ações devem ser tomadas.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: