
O Governo de São Paulo anunciou neste último domingo (13/06), em coletiva de imprensa no Planalto dos Bandeirantes, a antecipação de 30 dias no calendário de vacinação contra a covid-19 em todo o estado.
No início do mês, o governador de SP – João Doria – havia mencionado que a população adulta do estado seria vacinada até o dia 31 de Outubro deste ano. No entanto, com essa mudança, toda a população com mais de 18 anos deverá estar imunizada com a primeira dose até o dia 15 de Setembro.
Até o momento, de acordo com os dados coletados do site do governo de são paulo, 12,90% da população já tomaram as duas doses da vacina contra covid-19.
Regiane de Paulo, Coordenadora Geral do Programa de Imunização Nacional, também comentou um pouco sobre a importância das vacinas, afirmando que “[…] Como o Governador disse, todas as vacinas são boas, excelentes e precisas, não há porque escolher. A população deve tomar a vacina que estiver disponível”.
A imprensa também chegou a questionar sobre qual seria o impacto deste adiantamento da vacinação ao estado de São Paulo, no qual João Doria informou que:”São Paulo conta com 34% da economia de todo o país, a vacinação nos ajudará a avançar, e o país a crescer. A vacina contribui para a esperança e a ativação econômica de todos os setores do estado e do Brasil. A vacinação não nos liberará do uso de máscaras, e precaução como higienização das mãos”
Confira como ficará o calendário de vacinação contra covid-19 no estado de SP com a antecipação:

Na cidade de SP, as datas de vacinação dos grupos serão fracionadas para evitar aglomerações nos postos
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o fracionamento das datas de vacinação contra covid-19 para os próximos grupos elegíveis é necessário, e já teve o seu início nesta segunda-feira (14/06) para as pessoas com idade de 58 a 59 anos.
Determinada medida tem como principal objetivo evitar aglomerações nos postos e garantir a oferta de imunizantes para todos, visto que o estado também repassa da forma gradativa as doses que recebe do Ministério da Saúde.
Segundo Ricardo Nunes (MDB), em coletiva de imprensa, afirmou que: “A gente está escalonando para dar tranquilidade para as pessoas que vão vacinar, e também para que a nossa equipe da Secretaria de Saúde possa desenvolver o seu trabalho de uma forma coerente e que atenda a necessidade da população que vai se vacinar”.
Além disso, Nunes também deixou claro que a Prefeitura de SP não está adiando nenhuma vacinação, pois está dentro do cronograma.
Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde, também afirmou que a estratégia (de fracionar os grupos por idade) será mantida e aplicada conforme o avanço dos públicos-alvo.
“Vamos fazer ao longo de todo o processo de vacinação anunciado pelo governo do estado até o dia 15 de setembro, quando a gente completa então a vacinação das pessoas acima de 18 anos”, afirmou.
Veja como fica a data de vacinação para a Cidade de São Paulo:

A gestão municipal pede que as pessoas dos grupos elegíveis respeitem as datas. No entanto, quem não conseguir ir no dia previsto, poderá procurar qualquer unidade de saúde posteriormente.
Gestão municipal também lança plataforma para verificar se há filas nos locais de vacinação
A gestão municipal de SP também lançou uma plataforma chamada de “Filômetro”, para que as pessoas verifiquem se há filas nos locais de vacinação, para assim evitar aglomerações. A consulta poderá ser feita pelo site: https://deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br/.
Segundo Edson Aparecido: “Isso será atualizado a cada 2 horas, então, é um serviço muito importante nesse momento onde a quantidade de pessoas a ser vacinada é muito grande”.
Vale lembrar que, toda a rede de postos está em operação para a vacinação: 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras.
A vacina também está disponível nas AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. (Confira a lista completa dos endereços)
Fonte: G1.Globo | Exame.com | VacinaJa – Site do Governo de SP
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Quarentena em SP é prorrogada até 30 de Junho: Veja as regras atuais
- Fiocruz passará a produzir vacinas de Oxford integralmente no Brasil
- Capital de SP exigirá comprovante de residência para a vacinação contra covid-19
- Lei que prevê afastamento de grávidas durante a pandemia é sancionada
- Fiocruz alerta para uma tendência de agravamento da covid-19 no Brasil