Tendo em vista que o trabalho de escritório e o distanciamento social não são uma boa prática durante a pandemia do Covid-19, essa mudança poderá ocasionar em uma nova tendência de escritório pós covid
A razão pela qual os escritórios existem é reunir os colegas de trabalhos e seus superiores para que eles possam colaborar em um determinado objetivo.
No entanto, quando os funcionários começarem a retornar à medida que as restrições relacionadas à pandemia forem flexibilizadas, enfrentarão uma série de desafios.
Começando pelo básico, a chegada ao local de trabalho
Na maioria dos escritórios, muitas pessoas tendem a sair e chegar ao mesmo tempo. Manter a distância de dois metros podem ocasionar em uma fila na rua.
Muitos trabalhadores vão querer evitar o transporte público até que a pandemia desapareça da memória, de modo que possam andar de bicicleta para o trabalho.
Caso os locais de trabalhos tenham vestiários para os trabalhadores se trocarem, é difícil manter os colaboradores separados, tendo em vista que costumam ser bastante apertados.
Os elevadores são um ponto de estrangulamento ainda maior, visto que em circunstâncias normais, as pessoas que trabalham em arranha-céus estão acostumadas a uma longa espera para chegar aos andares superiores. Se os elevadores poderem transportar apenas duas ou três pessoas por vez, essa espera será prolongada. E imagine o aborrecimento se um grupo de visitantes chegar ao mesmo tempo.
Quando os trabalhadores chegarem às suas mesas, existirá outro problema. Nos últimos anos, os escritórios têm aumentado a densidade. O espaço por estação de trabalho na Grã-Bretanha diminuiu cerca de um quarto na década para 2018, de acordo com Jon Neale, da JLL, uma consultoria imobiliária.
Mas as regras de distanciamento social podem reduzir drasticamente o número de pessoas que os escritórios podem acomodar.
Nick Jackson, do Arup, um grupo de engenharia e arquitetura, diz que um espaço de dois metros entre as mesas de um prédio de escritórios no centro de Londres pode reduzir o número de funcionários que pode hospedar para 30 a 35% do total pré-pandemia.
No curto prazo, esses problemas têm uma resposta óbvia: deixar as pessoas trabalharem em casa ou trazê-las para o escritório em turnos (talvez dois dias por semana).
Isso limitará o acaso, mas é melhor que nada. A questão mais complicada é se o design do escritório mudará a longo prazo.
Projetos de alta tecnologias já existiam, outras surgiram devido a Covid-19
Algumas soluções relevantes de alta tecnologia surgiram antes da pandemia aparecer, que é o caso da Zaha Hadid Architects, uma grande empresa britânica, que projetou um edifício ecológico em Sharjah, uma cidade nos Emirados Árabes Unidos, com “caminhos sem contato”, onde os funcionários raramente precisam tocar no prédio com as mãos. Seria esta uma nova tendencia de escritório pós covid?
As portas se abrem automaticamente usando sensores de movimento e reconhecimento facial; elevadores (e até uma xícara de chá) podem ser pedidos em um smartphone.
Outras idéias surgiram em resposta à covid-19, trazendo uma verdadeira tendencia de escritório pós covid. Além do desinfetante para as mãos nas portas de entrada e sem toque, um escritório em Amsterdã projetado por Cushman & Wakefield, possui mesas cercadas por uma zona de carpete com código de cores para que as pessoas saibam quando estão chegando muito perto.
No início do dia, os trabalhadores pegam um bloco de papel para descansar o laptop e são descartados quando saem. As setas no chão os orientam a se moverem no sentido horário.
Tudo bem pensando e inteligente. Você pode até imaginar funcionando – por algumas semanas, visto que, depois de um tempo as regras certamente seriam quebradas.
Bert quer conversar com Ernie, que está à vista e a apenas uma dúzia de metros de distância, no sentido anti-horário. Ele realmente seguirá a longa rota? Lembrando que a distância física dos colegas é um dos itens fundamentais.
O potencial de propagação de germes através de itens e superfícies comuns é outro. Pense na alça da chaleira ou nos controles da fotocopiadora.
A limpeza será ainda mais fundamental no mundo Pós-Covid
A nova ênfase estará na limpeza. Uma melhor filtragem do ar por exemplo pode limitar a propagação da doença e trazer outros benefícios.
Um estudo constatou que os custos extras da melhoria da qualidade do ar poderiam ser pagos em menos de dois anos, em termos de maior produtividade e redução de problemas de saúde.
Mas nem todas as melhorias serão tão econômicas. A razão pela qual os funcionários estão amontoados é reduzir as despesas de aluguel.
É de se perguntar se, caso uma vacina for encontrada e o distanciamento social não for mais necessário, as empresas ainda irão considerar se o redesenho do escritório valerá a pena?
Alguns elementos, como uma frequência maior de limpeza no ambiente de trabalho podem permanecer.
A pandemia acelerará a tendência para reuniões virtuais e trabalho doméstico, como Home-Office.
As empresas poderão atrair trabalhadores altamente qualificados de qualquer lugar do país com mais espaço pessoal por exemplo.
Vale pensar o que de fato acontecerá com o período Pós-Pandemia. Essa mudança seria realmente efetivada? A tendencia de escritório pós covid virá a tona? Ou seria só imaginação?
Fonte: The Economist – Business
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).