O ano de 2020 já está acabando, e para o mundo dos negócios, isso significa começar a elaborar o planejamento para o ano seguinte. No entanto, este planejamento será um pouco diferente neste ano, tendo em vista as diversas inovações, adaptações e mudanças de comportamento dos consumidores devido à crise do novo coronavírus (covid-19). Dessa maneira, diversos profissionais questionam quais serão as tendências de marketing digital durante a pandemia em 2021.
Este ano foi marcado por mudanças significativas nos negócios, e com isso, o universo digital e o marketing ganharam uma notoriedade que nunca havia sido vista anteriormente. Se as lojas vendiam apenas fisicamente, elas precisaram de maneira quase obrigatória levar o seus negócios online e planejar como divulgar os seus produtos online.
E vale lembrar que estas mudanças não estão restritas apenas aos negócios, tendo em vista também as diversas mudanças no comportamento dos consumidores, que também passaram a realizar mais compras on-line, utilizar outros métodos de pagamento, como contactless, entre outros, por exemplo.
São diversas mudanças ocorridas neste período de pandemia devido a transformação digital acelerada. E para ajudar a sua empresa a manter-se atualizada, confira abaixo as principais tendências de marketing digital durante a pandemia em 2021.
As mudanças nos negócios realizadas digitalmente podem se tornar permanentes
Uma das primeiras tendências de marketing digital durante a pandemia, para o ano de 2021, será a criação de eventos e experiências virtuais para o público se envolver fora das mensagens de vendas tradicionais.
Diversificar sua atividade de mídia social para se conectar com usuários mais engajados é fundamental para o ano que vêm. Enriqueça a experiência do usuário em seus perfis sociais, aproveitando a loja e outros recursos que quebram as barreiras para comprar de você.
A mídia social se tornará o principal canal de compra, em vez de apenas descoberta
Outra tendência de marketing digital que vem sendo bem observada nesta pandemia é em relação às mídias sociais, que poderá se tornar o principal canal de compra.
Plataformas de mídia social como o Facebook estão tornando mais fácil para os consumidores irem desde a descoberta até a compra, sem nunca ter que deixar a plataforma, criando um caminho simples e perfeito para comprar.
Com o comércio social crescendo até 2021, as marcas de varejo terão que se adaptar a essas plataformas com novas regras, semelhantes ao que muitas fizeram com a Amazon.
Compradores informados querem comprar de marcas informadas
A mudança no comportamento do consumidor está cada vez mais evidente, e isso deve ser levado em consideração pelas marcas, visto que também é uma das tendências de marketing digital durante a pandemia, para o ano de 2021
Neste caso de compradores informados, isso significa evoluir além da era da personalização e entrar na era do comércio pessoal, onde os consumidores criam as suas experiências em conjunto com as marcas para refletir suas preferências a qualquer momento.
Eles esperam que as marcas entendam o que compraram no passado e os ajudem a determinar o que devem comprar a seguir, com base em todos os dados que compartilharam conscientemente com eles ao se envolverem com seus sites e canais.
Não se trata apenas de as marcas atenderem os consumidores onde eles estão; trata-se de marcas dizendo a eles o que querem, quando querem.
Se as marcas e os varejistas continuarem a coletar dados de compradores primários, eles precisarão começar a agir de maneira significativa, prevendo o que os compradores desejam ver em seguida e entendendo onde os compradores estão em seus ciclos de compra para prever quando eles querem comprar.
Os eventos virtuais começaram por necessidade, mas vieram para ficar devido ao ROI e à acessibilidade
Os eventos virtuais também são uma das tendências de marketing digital durante a pandemia para o ano seguinte. Em face da pandemia de covid-19, os eventos tornaram-se virtuais por necessidade. À medida que avançamos para 2021 e além, muitos eventos permanecerão virtuais não apenas por causa de preocupações contínuas de segurança, mas também como resultado das lições aprendidas em 2020.
As empresas descobriram que, ao se tornarem virtuais, abriram seus eventos para um público totalmente novo, conforme eventos virtuais são mais acessíveis do que eventos presenciais.
Para eventos virtuais, questões de visto, restrições de viagens e custos não são tão preocupantes quanto em eventos presenciais, e muitas empresas descobriram que isso permite um maior comparecimento e mais participação.
Isso significa menor custo para mais pessoas e maior ROI. A chave é ser criativo e gerar engajamento por meio de grandes oradores, conteúdo rico e um pouco de diversão, é claro. Em 2021 e além, os eventos virtuais continuarão a ser uma rota popular para envolver um amplo conjunto de clientes, à medida que as empresas enxergam os muitos benefícios dos eventos online.
Selecionando canais de mídia social
Muitas empresas estão começando a reduzir o número de canais de mídia social que usam para compartilhar e influenciar, e com razão.
Com tantos canais disponíveis e muitas empresas tentando permanecer relevantes em todos eles, a necessidade de organizar é quase generalizada. Reduzir os canais de mídia social para apenas os mais relevantes não será apenas popular, mas necessário.
Interações ao vivo com eventos virtuais
A comunicação ao vivo com o seu público alvo, realizado em eventos virtuais, também será uma das tendências de marketing digital durante a pandemia e além, tendo em vista o quão importante essas interações são para o negócio.
Os eventos virtuais têm grande poder, mas não se houver apenas uma comunicação unilateral. Existe um erro entre muitas associações e empresas que eventos virtuais devem ser transmitidos em vez de ao vivo. Sim, existem complicações que podem acontecer com eventos ao vivo, mas a recompensa é muito maior do que o risco. É isso que os participantes procuram, algo que possa substituir, mesmo em parte, um evento ao vivo.
Usando VR no engajamento digital
A tecnologia de VR está cada vez mais próxima e acessível para nós, e com isso, os negócios poderão descobrir novos caminhos para explorar as estratégias para o engajamento digital. Esta também é uma das tendências de marketing digital durante e após a pandemia de Covid-19 que veremos o quanto antes.
Com o Facebook sendo dono da Oculus e dezenas de patentes de realidade aumentada, é apenas uma questão de tempo antes que os especialistas em crescimento digital tenham que aprender e incorporar RA ao engajamento digital. Isso ainda está em desenvolvimento, mas agora é a hora de pesquisar, aprender e considerar como a RA pode ser usada em ativos digitais atuais.
Fonte: Forbes.com
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