A fim de detectar quem está com o novo coronavírus (Covid-19), o governo de São Paulo irá iniciar um inquérito epidemiológico na rede estadual de ensino, aplicando teste de covid em alunos e servidores. Segundo a previsão da Secretaria da Educação, cerca de 10.000 alunos e 9.300 servidores irão realizar o teste de covid, que começara a ser realizado na próxima semana, no dia 13 de Outubro.
A razão para a aplicação de teste de covid em alunos e servidores, é em decorrência a volta as aulas, que foram retomadas na última quarta feira (07/10), com cerca de 904 escolas reabertas, das mais de 5.000 unidades da rede estadual.
Vale destacar que, neste primeiro momento de volta as aulas, apenas alunos do Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos estão autorizados a retomar as atividades. O retorno é opcional, tanto para as escolas que estão reabrindo, quanto para os estudantes. A medida vale para as redes estaduais, municipais e privadas.
Locais de aplicação do teste de covid em alunos e servidores, e o tipo de metodologia escolhida
De acordo com o secretário estadual da saúde – Jean Gorinchteyn, os testes de covid em alunos e servidores acontecerá em 20 cidades; de todas as regiões de saúde do estado de São Paulo. Dessa maneira, em cada cidade selecionada, 5 escolas serão sorteadas. E em cada escola, cerca de 100 alunos e todos os servidores da unidade escolar fará o teste de covid.
Referente ao tipo de teste covid selecionado para aplicar nos alunos e nos servidores, será o RT-PCR. Este teste identifica se a pessoa ainda está com o vírus Sars-CoV-2 (Causador da doença Covid-19) no corpo. Ou seja, esse teste permite identificar o vírus no momento do exame, identificando casos ativos da doença, mesmo aqueles assintomáticos, além de detectar a capacidade de transmissão.
A determinação em escolher o teste de covid RT PCR para aplicar nos alunos e nos servidores, em decorrência do Teste Sorológico, é que; o sorológico avalia a presença de anticorpos específicos (IgM/igG). Portanto, identifica casos passados da doença. Ele foi usado pela Prefeitura de São Paulo para monitorar a porcentagem da população que já teve contato com o vírus.
Segundo Gorinchteyn: “O teste sorológico é o que aconteceu no passado e não muda as medidas que estão regradas. Entendemos que fazendo os testes dos pacientes leves e assintomáticos permite identificar uma maior circulação de vírus em uma região, e decidir fechar uma escola de forma pontual. […] o objetivo dessa testagem é estimar a incidência, e incidência quer dizer presença de novos casos de infecção de SARS-COV-2, em escolas do estado de São Paulo durante o retorno às aulas””
Vale ainda destacar que, segundo o governo de SP, caso o teste de covid de um aluno ou do professor apresente resultado positivo, ele(a) passará por uma quarentena. Todas as pessoas que tiveram contato também serão monitoradas.
Capital de SP também realizará teste de covid em alunos e servidores
A prefeitura de São Paulo também pretende aplicar o teste de covid em todos os alunos e professores da rede municipal de ensino. A testagem será realizada antes da volta efetiva das aulas presenciais, prevista para 03 de novembro.
De acordo com a prefeitura, a primeira fase dos exames sorológicos começou em 1º de Outubro, com alunos do 9º ano do fundamental e da 3ª série do ensino médio, além dos docentes. Todos os alunos realizará o teste de covid nas próprias escolas.
A secretaria municipal de Educação afirmou que deseja dar prioridade a volta às aulas em novembro, para professores e estudantes que já possuirem anticorpos para o novo coronavírus (Covid-19). No entanto, mesmo quem tiver o resultado negativo, não será impedido de retornar às atividades presenciais.
A capital realiza, paralelamente, um outro inquérito sorológico para saber o tamanho da covid-19 da cidade. De acordo com os últimos dados, quase 1,9 milhão de pessoas já tiveram a doença na capital paulista. Deste total, 1,64 milhão é de adultos, acima de 18 anos, e 244.000 é de crianças, de 4 a 14 anos.
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: