
Uma pesquisa rápida no Google resultará em uma infinidade de artigos sobre o impacto da Covid-19 na saúde mental, principalmente relacionado ao trabalho. Mas você sabia que o treinamento de funcionários na pandemia pode ajudar na saúde mental?
Quando se trata de desempenho no local de trabalho, o efeito da doença mental é bem pesquisado. Por exemplo, níveis elevados de estresse levam a perdas de produtividade. Da mesma forma, pesquisas sobre doenças mentais crônicas descobriram que a depressão maior estava significativamente associada com o foco reduzido na tarefa.
Além disso, descobriu-se que a relação entre depressão e redução do foco na tarefa era mais forte do que as condições físicas, como dores de cabeça e artrite. E pior, um dos sintomas comuns às doenças mentais crônicas é a avolição; a falta de motivação ou a incapacidade de completar tarefas.
Vale ainda destacar que os desafios da saúde mental nem sempre são facilmente observados. O conhecimento e as habilidades necessárias para fazer um diagnóstico levam anos de educação e treinamento. Portanto, muitas vezes é difícil para colegas de trabalho e amigos perceberem os comportamentos diferenciados que podem sugerir que um colega está lutando contra sua saúde mental.
No local de trabalho, as interações sociais não filtradas podem ser raras. E conforme fizemos a transição para um trabalho mais remoto, mesmo essas interações raras provavelmente diminuíram em frequência.
Estudos recentes sobre o impacto da Covid-19 e o aumento do trabalho remoto previram uma exacerbação das doenças mentais e outros desafios relacionados ao desempenho no local de trabalho. E é por essas razões que o treinamento de funcionários na pandemia pode ajudar a reduzir os impactos negativos e proporcionar um bem-estar maior na organização.
Abordagens de treinamento corporativo para melhorar a saúde organizacional
A abordagem típica para iniciativas comportamentais tem sido trazer um especialista em um determinado campo para dar uma aula sobre um tópico, como preconceito racial ou assédio sexual como um evento único.
Frequentemente, quando as empresas decidem trazer um tópico para ser discutido, há uma apresentação do conteúdo em uma modalidade de treinamento ministrada por instrutor.
Embora isso possa servir como uma declaração ampla de valores organizacionais, simplesmente fornecer informações sobre um assunto dificilmente resultará em mudanças comportamentais que permitiriam aos colegas de trabalho buscar ajuda e ajudar efetivamente aqueles ao seu redor.
Junto com o fornecimento de recursos, a organização deve capacitar seus funcionários, fornecendo treinamento em torno da busca de tratamento individual e ferramentas para fornecer “primeiros socorros” mentais aos colegas de trabalho.
Por exemplo, a administração pode ser educada sobre como identificar sinais de alerta no comportamento de seus funcionários. Treinar os gerentes para serem mais cuidadosos com suas interações também pode aliviar as pressões no local de trabalho, em vez de exacerbar os desafios de saúde mental subjacentes.
Assim, com o treinamento de funcionários na pandemia, focados na saúde mental, os colaboradores estarão prontos para identificar os sinais de alerta de estresse, seja para outros colegas como para si mesmo.
Portanto, considere treinar seus funcionários para identificar e discutir doenças mentais com seus colegas, bem como encaminhá-los aos serviços de saúde mental quando necessário.
Líderes organizacionais, mentores e treinadores podem desempenhar um papel fundamental na implantação desses tipos de iniciativas. Eles podem ser alinhados com os programas existentes dentro da estratégia de aprendizagem da organização, como escuta ativa, atenção plena, empatia e fornecimento de feedback.
Conclusão
Implementar treinamentos de funcionários na pandemia de covid-19, relacionados a saúde mental, só trará benefícios para a sua empresa, dado que os funcionários estarão mais aptos e propensos a contribuir com a empresa, já que eles sabem que caso precisem discutir ou falar sobre isso, a organização estará disposta a ouvir.
Ao criar uma cultura corporativa que fala abertamente sobre saúde mental, as organizações podem ajudar a reduzir o estigma que leva os indivíduos a evitarem procurar tratamento.
A crise de Covid-19 nos ensinou muito sobre nós mesmos e as empresas para as quais trabalhamos. Agora é a hora de elevar a educação em saúde mental no local de trabalho para espelhar a atenção dada à segurança no local de trabalho, bem-estar físico geral e diversidade e inclusão.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Estresse pós-traumático na pandemia: Como ajudar os seus colegas
- Importância da inteligência emocional na pandemia de covid-19
- Bem-estar no trabalho durante a pandemia: Como incluir na sua empresa
- 3 dicas para ter maior resiliência no trabalho durante a pandemia
- Como lidar com a crise de covid-19 – O que 2020 nos ensinou