João Doria, governador de São Paulo, junto com um dos representantes da farmacêutica chinesa – Sinovac, divulgaram nesta quarta-feira (23/03), que 94,7% dos mais de 50 mil voluntários que participaram do teste na China não apresentaram reações adversas a CoronaVac – vacina chinesa contra covid-19.
Segundo Doria: “Esses resultados comprovam que a Coronavac tem um excelente perfil de segurança e comprova também a manifestação feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), indicando a Coronavac como uma das 8 mais promissoras vacinas em desenvolvimento no seu estágio final em todo o mundo”.
Para comprovar a segurança da vacina chinesa contra covid-19, a Sinovac testou o imunizante em 50.027 voluntários na China.
Dessa maneira, com os dados divulgados pela gestão estadual, foram observados apenas efeitos adversos de grau baixo, em cerca de 5,36% dos participantes. Dentre as reações mais frequentes do imunizante, estão; Dores leves no local de aplicação (3,08%), fadiga (1,53%) e febre moderada (0,21%).
“Os resultados dos estudos clínicos realizados na China mostraram baixo índice de efeitos adversos e de baixa gravidade. Efeitos adversos de baixa gravidade são comuns em vacinas amplamente utilizadas. A vacina da gripe, por exemplo, produzida pelo Instituto Butantan, apresenta efeitos pouco nocivos como dor no local da aplicação, e não mais do que 10% dos que são vacinados apresentam reação dessa natureza”, afirma o governador de SP.
No Brasil, dos 9 mil profissionais da saúde voluntários, 5.584 já receberam a vacina chinesa contra covid-19, até o último dia 21. Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que os testes devem ser ampliados para 13 mil voluntários no país. A ampliação dos testes já foi aprovada pela Anvisa. Dessa maneira, deverão ser incluídos também os grupos considerados de risco, como idosos e crianças.
Vacina chinesa contra covid-19 pode estar disponível a todos até Fevereiro
João Doria também afirmou o seu compromisso em realizar a vacinação da população, que deve ir até fevereiro de 2021. O governador também comentou que, com o acordo realizado com o laboratório Chinês – Sinovac, as doses da vacina chinesa contra covid-19 será o suficiente para imunizar toda a população de São Paulo.
“Até 31 de dezembro teremos 46 milhões de doses da vacina Coronavac, e até 28 de fevereiro 60 milhões de doses desta vacina, o que é suficiente para a imunização de todos os brasileiros de São Paulo. Já fizemos negociações com o Ministério da Saúde para que pudessem comprar mais 40 milhões de doses desta mesma vacina para permitir a vacinação de brasileiros de outros estados. […] “Aos brasileiros de São Paulo, sim, garanto que teremos a vacina, a CoronaVac, para atender a totalidade da população de São Paulo, já ao final deste ano e ao longo dos dois primeiros meses de 2021, e vamos imunizá-los”, afirma o governador.
Vale destacar que, os primeiros que serão imunizados com a vacina chinesa contra covid-19, serão os profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate contra o vírus Sars-Cov-2. Além disso, a vacina será distribuída através do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a declaração do governador, em Julho.
“Nessas circunstâncias nós já poderemos iniciar a produção da vacina em dezembro e imediatamente na sequência iniciar a vacinação, com o SUS, de milhões de brasileiros, não apenas em São Paulo como também em outros estados”, declarou Doria na época.
O representante do laboratório Sinovac na América do Sul, Xing Han, que participou da entrevista coletiva, acompanhado de um tradutor, afirmou que em “um ou dois meses” os resultados finais da fase 3 devem ser divulgados.
Por fim, Xing Han, representante do laboratório Sinovac, na América do Sul, afirmou que, os resultados finais da vacina chinesa contra covid-19, poderão ser divulgada daqui a um ou dois meses, ou seja, em outubro a novembro.
Fonte: G1.globo – Folha de São Paulo – Terra
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: