De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Miami, as pessoas que foram vacinadas contra a gripe podem estar parcialmente protegidas contra alguns sintomas mais graves provocados pela Covid-19.
A pesquisa foi realizada com cerca de 75 mil pacientes que contraíram o novo coronavírus (Covid-19).
Dentre os 75 mil pacientes pesquisados, 37.377 pessoas receberam a vacina contra a gripe, com outros 33.377 infectados com o vírus Sars-Cov-2 (causador da covid-19) e que não foram vacinados contra a gripe.
A análise do estudo identificou que, entre aqueles que receberam a vacina contra a gripe, houve uma redução significativa nos sintomas, como; acidente vascular cerebral, trombose venosa profunda e infecções generalizadas, assim como uma menor probabilidade de sofrer internação em UTI.
Dessa maneira, pacientes que não foram vacinados contra a gripe apresentaram uma chance de até 58% maior de terem um derrame, em comparação com quem tomou a vacina, e até 48% maior de sofrerem infecções graves, além de serem mais propensos a serem internados na UTI.
No entanto, apesar da vacina contra gripe indicar que há uma redução dos sintomas graves da doença, ela não conseguiu reduzir significativamente o número de óbitos por covid-19.
De acordo com Devinder Singh, autor do estudo e professor de cirurgia clínica da Universidade de Miami, comentou que: “É muito importante enfatizar que recomendamos absolutamente a vacina contra covid-19 e de forma alguma sugerimos que a vacina contra a gripe seja um substituto”
Como os pesquisadores chegaram ao resultado do estudo?
Os especialistas acreditam que ao ser aplicada a vacina da gripe, o organismo ativa um processo chamado de “imunidade treinada”, que contribui para uma melhora na defesa contra o vírus da covid-19 (Sars-Cov-2).
Desta forma, ao receber a vacina contra gripe anualmente, o sistema de defesa do corpo passa a ser reforçado, desencadeando uma resposta pró-inflamatória aumentada, sendo assim capaz de proteger contra outros tipos de patógenos.
Essa análise já foi observada em crianças que, ao tomarem as vacinas como BCG e do Sarampo, passaram a ter uma imunidade maior contra outros patógenos.
Em entrevista ao jornal The Guardian, o professor Peter Openshaw – membro do grupo de aconselhamento sobre ameaças de vírus respiratórios do Reino Unido – informou que:
“Pode ser que a vacina contra a gripe estimule o sistema imunológico de forma não específica e tenha esse benefício, mas você sempre se pergunta se essas associações são causais ou se há um fator comum”.
Vacinação contra gripe no Brasil
No início do mês de Julho, o Ministério da Saúde ampliou a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população acima dos seis meses de idade.
As secretarias estaduais e municipais de saúde estão definindo como funcionará a imunização nas cidades. Portanto, aconselhamos a verificação do calendário e outras informações no site das prefeituras e estados.
Fonte: Exame
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Governo de SP pretende vacinar todos os adultos até o dia 20 de agosto
- Empresas se preparam para demitir quem não se vacinar contra covid-19
- Governo de SP decide ampliar a capacidade e horário de funcionamento
- Efeitos da pandemia em pequenos negócios ainda persiste, diz pesquisa
- Formas de trabalhar na pandemia de covid-19: Principais tendências